O que é a Dieta Cetogênica e seus benefícios

O que é a Dieta Cetogênica e quais seus benefícios para a saúde

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A dieta cetogênica consiste em uma dieta com baixo teor de carboidrato (20 a 50g/dia), alto teor de gordura e quantidades adequadas de proteína.

Sua diferença para a já mais conhecida dieta lowcarb, é a restrição de carboidratos (na lowcarb é possível ingerir até 130g de carboidratos) e o consumo ainda mais aumentado de gorduras na cetogênica.

Dieta cetogênica
Alimentos da dieta cetogênica

Para que serve a dieta cetogênica

Inicialmente ela foi proposta com a função de ser um complemento ao tratamento de doenças neurológicas, como a epilepsia. Hoje é muito utilizada no tratamento de outras doenças crônicas, em alguns tipos de câncer e também no tratamento da obesidade.

A perda de peso e de percentual de gordura corporal é alcançada com este tipo de alimentação pois, com a falta de carboidratos, o corpo utiliza sua própria gordura como fonte de energia. Neste processo,  a gordura é transformada em corpos cetônicos, que é o resultado da transformação dos lipídeos em glicose, se transformando na principal fonte de energia.

Como fazer a dieta cetogênica

Como já mencionado, na dieta cetogênica há um baixo consumo de carboidratos, como pães, arroz e batata, por exemplo e um alto consumo de gorduras, priorizando as gorduras de boa qualidade, como abacate, sementes, azeite de oliva, oleaginosas e coco.

No início deste tipo de dieta, o corpo necessita de um período de adaptação, então é possível que surjam alguns sintomas como cansaço e dor de cabeça nos primeiros dias.

Benefícios da Dieta Cetogênica

Além dos já citados benefícios no emagrecimento e no tratamento de doenças neurológicas e crônicas, um estudo recente da Universidade se Stanford nos Estados Unidos, concluiu que a dieta cetogênica e o jejum prolongado (o famoso jejum intermitente) podem tornar as células musculares mais resistentes ao estresse.

Os cientistas identificaram que este tipo de dieta deixam as células-tronco musculares em estado de repouso profundo, retardando o reparo muscular, mas deixando-as mais resistentes ao estresse.

Segundo o estudo, os tecidos do nosso corpo têm uma cicatrização mais lenta à medida que envelhecemos e, a dieta cetogênica ou jejum ajudam as células musculares a sobreviverem por mais tempo.

Embora o estudo tenha foco apenas em células musculares e ainda necessite de mais pesquisas, acredita-se que o resultado possa ser semelhante nas demais células do corpo.

Como iniciar sua dieta cetogênica

Se você se interessou em saber mais e experimentar a dieta cetogênica, lembre-se de buscar um profissional da saúde para fazer o acompanhamento e garanta seus ingredientes no site da Ingredientes Online.

Comentários no Facebook

FARINHAS LOW CARB

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×