X

Adoçante e conservante: conheça o xarope de alta maltose

A maltose é utilizada na fabricação de cerveja / Crédito: Divulgação

Você já ouviu falar no xarope de alta maltose? Trata-se de um xarope de milho com um alto teor de maltose – um aditivo alimentar – que pode ser utilizado tanto como conservante, como adoçante.

Composição

O rótulo “alto” em relação a maltose só pode ser designado quando há, pelo menos, 50% desse produto. Todavia, a maioria dos produtos alimentícios que contém maltose, não chega nem mesmo a ultrapassar 40%, mas é importante ressaltar que há outros que chegam a apresentar até 70% de maltose.

Finalidades

Da mesma maneira, o xarope de alta maltose é caracterizado por obter pouca – ou nenhuma – quantidade de frutose quando comparado ao xarope de milho. Mesmo assim, ele também é ideal para ser utilizado como adoçante na produção de alimentos.

Além disso, o xarope de alta maltose também é muito utilizado na fabricação de cerveja, já que dispõe de uma fermentabilidade equilibrada, aumenta a produtividade e também reduz a névoa que é causada devido a variação da qualidade do malte.

Na cerveja, a maltose é uma das principais moléculas, uma vez que é a responsável pelo sabor da cerveja, já que é o carboidrato mais presente no mosto, 41,1%.

Ademais, de acordo com o Centro de Ciência de Interesse Público, o xarope de alta maltose é capaz de preservar alimentos, uma vez que inibe a fermentação e a proliferação de bactérias.

A maltose em nosso organismo

A digestão da maltose se inicia na boca devido a amilase salivar. Lá, cerca de 30% é digerido, enquanto o restante é levado para o intestino.

A digestão final, todavia, só acontece no duodeno, uma parte do intestino delgado. Nesse local, ela é quebrada até chegar aos monossacarídeos, ou seja, em duas moléculas de glicose, sendo assim absorvidas pelo corpo.

Não exagere na dose!

Não há um número específico da quantidade em que deve ser consumida. Todavia, assim como qualquer produto alimentício, é preciso estar atento para não exagerar na dose.

Assim como outros açúcares, se você consumi-la com moderação, o organismo poderá transformá-la em energia: a glicose será convertida em energia pelos músculos, fígado e cérebro. Ou seja, se você chegar a um patamar onde não precise de mais energia, o restante será convertido em lipídios e será armazenado como gordura.

Onde comprar

Acesse o nosso site da Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais, para obter o seu xarope de alta maltose!

0 Reviews

Categories: Produtos
admin: