X

Higienização dos alimentos: qual é a melhor maneira de lavar frutas e verduras?

Higienização dos alimentos

Uma questão que sempre levanta diversas dúvidas é em relação a como higienizar de maneira correta os alimentos: o que é mais indicado fazer? Até hoje, as maiores apostas estão em bicarbonato de sódio, alvejante, água sanitária, entre outros.

Mas afinal, porquê levar esses alimentos é tão importante? Primeiramente, se houver algum resquício de pesticidas ou agrotóxicos, é nessa lavagem que você irá eliminá-los. Além disso, em uma época de pandemia – como a do novo coronavírus – a lavagem desses alimentos se torna ainda mais necessária.

Lavar bem a superfície dos alimentos também fará com que bactérias que propagam a salmonelose, hepatite e cólera sejam removidas.

Como deve ser feita a higienização dos alimentos

Primeiramente, lave suas mãos. Opte por lavar os vegetais com água morna e sabão com o auxílio de uma escovinha. As frutas e vegetais que contenham casca deverão ser deixadas de molho em um recipiente que contenha 1 litro de água e 1 colher de sopa de bicarbonato por, em média, 15 minutos.

Lave as frutas e verduras em água potável para que não fique nenhum resquício de bicarbonato ou de algum outro produto que tenha sido utilizado.

O vinagre é eficaz na higienização dos alimentos?

Tanto o vinagre branco como o de maça, vinho ou balsâmico podem ser utilizados para realizar a higienização dos alimentos. Todavia, o vinagre não é o mais indicado para esse processo. Quando comparado a produtos que contenham hipoclorito, esses se mostram mais eficazes ao combater determinados micro-organismos.

Além disso, se você utilizar o vinagre, será necessário ter uma grande quantidade do produto para higienizar os alimentos, e você correrá também o risco de alterar o sabor de alguns vegetais.

0 Reviews

admin: