X

Farinha lowcarb: quais as melhores e como enriquecer a dieta!

Conheça a farinha lowcarb. | Foto: Freepik.

O cuidado com a saúde é essencial e a alimentação é uma das primeiras coisas a serem adaptadas com a ajuda de ingredientes mais saudáveis. A farinha lowcarb pode ser substituída pelo trigo presente nos alimentos. 

Ao longo da matéria você verá o que é farinha lowcarb e uma lista com vários tipos diferentes dessa farinha para uma rotina alimentar mais saudável e dieta balanceada efeito. Continue a leitura! 

 

O que é farinha lowcarb?

A farinha lowcarb é um tipo de farinha que possui baixo teor de carboidrato. Por isso, ela pode ser produzida por meio de alguns ingredientes que possuam essa característica, como as amêndoas, sementes diversificadas, amendoim, etc. 

Além do baixo teor de carboidrato, a farinha lowcarb possui alto teor nutritivo, auxiliando no emagrecimento e é rica em fibras. A farinha lowcarb também não possui glúten, e pode ser uma opção mais saudável que a  mais comum, que leva trigo. 

Atualmente, estão surgindo cada vez mais receitas com esse tipo de ingrediente. Com certeza você já deve ter ouvido falar no pão lowcarb, cupcakes, cheesecakes com baixo teor de gordura  e sem glúten. Quase todos os alimentos já possuem a sua versão com carboidrato reduzido. 

 

10 melhores farinhas lowcarb

Agora que você já sabe o que é a farinha lowcarb, sua função nos alimentos e os benefícios que ela traz, veja quais são as farinhas mais consumidas:

 

1. Farinha de amêndoas

Essa é a farinha lowcarb mais popular. Além de não possuir glúten, ela é rica em fibras, responsáveis por aumentar a saciedade e auxiliar no controle da glicemia. Ela possui vitamina E, gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que auxiliam na redução do colesterol.

 

2. Farinha de amendoim

A farinha de amendoim também não tem glúten e é fonte de gordura monoinsaturada, responsável por auxiliar no tratamento contra doenças do coração. As fibras dessa farinha também podem ajudar a controlar a glicemia.  

Sua vantagem é que esse tipo de farinha tem um valor mais acessível, quando comparado à farinha de amêndoas. 

 

3. Farinha de casca de maracujá

Parece estranho, mas, sim, é possível fazer farinha da casca do maracujá. A farinha de casca de maracujá auxilia no controle do colesterol e na glicemia. É rica em fibras, incluindo a pectina, responsável por melhorar a flora intestinal do nosso organismo. 

 

4. Farinha de banana verde

A farinha de banana verde é muito utilizada em receitas de pães, pois ela ajuda a manter a consistência e sabor. A maior parte da composição dessa farinha é de amido resistente, o que indica que ela apresenta um baixo índice glicêmico. Além disso, é fonte de vitamina C e de cálcio. 

 

5. Farinha de semente de abóbora

A farinha de abóbora é rica em minerais, como ferro, potássio e magnésio, e também é fonte de ácidos graxos poli insaturados e monoinsaturados em sua composição. A farinha de semente de abóbora é responsável por atuar no controle do apetite. 

 

6. Farinha de linhaça 

A farinha de linhaça possui fibras solúveis e insolúveis, elas auxiliam no funcionamento do intestino. Além disso, possui ômega 3, ideal para a saúde do coração, controle de glicemia e sensação de saciedade. 

 

7. Farinha de coco 

A farinha de coco também está entre as mais populares farinhas lowcarb, isso porque ela é muito saborosa, rica em fibras, proteínas e não possui glúten – opção ideal para doces e bolos sem glúten para os celíacos (intolerantes ao glúten).  

 

8. Farinha de castanha de caju

Também é isenta de glúten, esta opção é muito rica em gorduras mono e poli-insaturadas, magnésio e zinco. A farinha de castanha de caju também ajuda na prevenção contra a dislipidemia e pode auxiliar na redução do colesterol ruim. 

 

9. Farinha de nozes

A farinha de nozes também não possui glúten e apresenta antioxidantes, como a vitamina E e gorduras mono e poli-insaturadas.  

 

10. Farinha de pipoca

De baixo nível glicêmico, a farinha de pipoca possui baixa caloria e ainda é fonte de fibras, antioxidantes e polifenóis. 

Vale ressaltar que toda farinha possui carboidrato em sua composição, a diferença entre as farinhas tradicionais de trigo e a farinha lowcarb é que as lowcarbs possuem baixíssimo teor de carboidrato e compõe substâncias benéficas à saúde. 

 

Qual a farinha lowcarb possui menos carboidrato?

A farinha de coco é a favorita entre as farinhas lowcarb, justamente por possuir menos carboidratos que as outras opções e ter um preço bem mais acessível. Além disso, é super saborosa e versátil, serve para muitos tipos de receitas, principalmente as doces. 

A farinha de coco é mais sequinha que as outras, o que ajuda na absorção de ingredientes líquidos. Quando ela substitui a farinha de trigo tradicional, é preciso utilizar ⅓ de xícara de farinha de coco, correspondente a uma xícara do ingrediente convencional de trigo e  o ideal é misturar com outras farinhas. 

 

Como misturar farinhas lowcarb?

O mix de farinhas lowcarb serve para obter ingredientes mais neutros durante as receitas. Quando seus diferentes tipos e características são misturados, os resultados são melhores e a ajuda na aproximação do ingrediente tradicional de trigo. 

Existem diversas alternativas de mix de farinhas, que podem ser usadas tanto em receitas doces quanto em salgadas. 

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em adquirir a sua farinha lowcarb? Encontre diversas opções no site da Ingredientes Online, fornecedor de produtos naturais. Não perca tempo e garanta já a sua!

0 Reviews

Categories: Farinha Low Carb
admin: