O queijo é um ingrediente que está sempre na mesa do brasileiro e ajuda a compor e dar um sabor a mais para diferentes receitas. Porém, por opção ou por motivos de saúde, muitas pessoas, como os veganos,decidiram parar de consumir laticínios e produtos de origem animal. Como uma alternativa para a alimentação dessas pessoas, temos opções de queijo vegano e outras variações.
Neste artigo, vamos falar mais sobre o queijo vegano. Mostraremos seus ingredientes, modo de preparo, benefício e tipos de queijo vegano. Além disso, vamos apresentar receitas em que o queijo vegano pode ser adicionado. Confira.
Ingredientes do queijo vegano
Para preparar o queijo vegano a receita é simples e prática. Veja, a seguir, a lista de ingredientes e o modo de preparo.
- 1/3 xícara (chá) de castanha-do-pará;
- 1/3 xícara (chá) de amêndoas;
- 1 xícara (chá) de castanhas-de-caju;
- 1 colher (chá) de alho em pó;
- 1 colher (chá) de mostarda em pó ou 1 colher (chá) de cebola em pó;
- 1 colher (chá) de sal;
- 1 colher (sobremesa) de levedura nutricional.
É bem fácil preparar o queijo vegano, basta colocar todos os ingredientes dentro de um liquidificador ou processador e bater até que se tenha a textura desejada como uma espécie de farinha. Depois, é só armazenar em um pote fechado dentro da geladeira por até 1 mês.
Quais os benefícios do queijo vegano?
O queijo vegano tem características e ingredientes diferentes do queijo normal. Além disso, apresenta benefícios para a saúde. São eles:
- Quantidade bem menor de colesterol e gordura: reduz o risco de obesidade, diabete, problemas cardíacos e alguns tipos de câncer;
- Boa contribuição protéica: 1 a 2 gramas de proteína por porção;
- Alto teor de minerais, como fósforo e potássio: ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso e manutenção dos músculos.
Tipos de queijos veganos
Existem 3 tipos de queijos veganos que são compostos por ingredientes distintos. O primeiro é composto de tofu, que nada mais é do que a soja fermentada que dá uma aparência de queijo vegano fresco com um alto nível de proteína.
Como segunda opção, temos os queijos à base de gordura de coco e amido (geralmente de batata). Este tipo de queijo apresenta uma textura parecida com as de queijos de origem animal. A terceira possibilidade envolve os queijos feitos à base de frutos secos, como castanha de caju e amêndoas.
Nos mercados do Brasil, você pode encontrar esses queijos com algumas formas variadas, como:
- Queijo vegano;
- Mussarela vegana;
- Vegalloumi, o queijo para comer quente;
- Queijo Cheddar vegano;
- Queijo vegano defumado.
Além de existir a possibilidade de alguns desses queijos serem feitos em casa pelas pessoas a partir de receitas práticas, eles também podem ser encontrados nos mercados ou em lojas específicas de produtos naturais e orgânicos com um valor acessível.
Como o queijo vegano pode ser consumido?
O queijo vegano pode ser acrescentado em diversas receitas. Confira 2 pratos que esse ingrediente combina bem.
Almôndegas de lentilha veganas
Confira os ingredientes:
- 1 xícara de lentilha crua, de molho em água por pelo menos 8 horas;
- 1 cebola grande, picada;
- 1 xícara de cenoura ralada;
- 1 colher (chá) de cominho;
- 2 colheres (chá) de sal;
- 1 xícara de trigo sarraceno cozido;
- 1/4 de xícara de farinha de linhaça;
- 1 xícara de salsinha fresca, picada;
- 1 xícara e meia de farinha de aveia (ou a de grão de bico).
Para começar o preparo dessa receita, você deve deixar uma xícara de lentilha crua de molho na água por mais ou menos 8 horas. Depois desse tempo, seque a lentilha e coloque em um processador ou liquidificador adicionando cebola picada, cenoura ralada, sal e cominho.
O ideal é processar todos os ingredientes bem para que eles estejam incorporados, mas não deixe que eles fiquem batendo por muito tempo para que não se forme uma textura muito pastosa. Depois de misturados, coloque tudo em uma vasilha e adicione os grãos de trigo sarraceno cozidos, farinha de linhaça e salsinha picada. Misture bem e, em seguida, coloque a farinha de aveia.
A quantidade de farinha de aveia vai depender da umidade da massa. Por isso, adicione o suficiente para que você consiga moldar as almôndegas. Depois de formadas, posicione as almôndegas em uma assadeira levemente untada. Asse em forno pré-aquecido a 180°C até que fiquem douradas.
Após retirar do forno, você pode servir as almôndegas sozinhas ou com algum outro acompanhamento, como com um espaguete. Além disso, você pode colocar um molho vermelho e adicionar o queijo vegano para complementar o sabor.
Mac and Cheese Vegano
Mac and Cheese Vegano em português quer dizer Macarrão ao Molho de Queijo Vegano. Veja os ingredientes dessa receita fácil e simples de fazer.
- 1 cebola grande, picada;
- 1 dente de alho, picado (opcional);
- 1 colher (sopa) de óleo de coco (ou outro óleo vegetal);
- 1 colher (chá) de sal;
- 1 xícara de leite de amêndoas (ou outro leite vegetal neutro);
- 1/4 de xícara de levedura nutricional (nutritional yeast) em flocos;
- Pimenta do reino a gosto;
- 1 colher (sopa) de polvilho doce.
Para preparar o Mac and Cheese Vegano, comece refogando em uma panela a cebola e o alho picados com o óleo de coco e o sal até que fiquem um pouco dourados. Adicione no liquidificador a cebola e o alho refogados, o leite de amêndoas, a levedura nutricional e a pimenta do reino. Misture até que você tenha uma mistura homogênea.
Ainda no liquidificador, adicione o polvilho doce e bata novamente até que ele esteja misturado com o resto dos ingredientes. Depois leve a mistura para uma panela e cozinhe em fogo médio até o molho engrossar.
Você pode servir essa receita com o macarrão de sua preferência ou em outros pratos, como lasanhas e tortas salgadas. Além disso, não deixe de acrescentar o queijo vegano para o toque final da sua receita.
Fácil né?!
Os ingredientes utilizados nessas receitas, e também opções de queijos veganos, visite a Ingredientes Online. Em nosso site você encontrará tudo o que precisar para fazer sua receita de forma rápida e sem precisar sair de casa. De queijo vegano até opções de alimentos sem lactose e sem glúten, você encontra na Ingredientes Online. Clique aqui e saiba mais.