X

Semente de Maconha: conheça os benefícios das ‘hemp seeds’

Semente de maconha / Crédito: Divulgação

Apesar de ainda não poder ser comercializada no Brasil, a semente de maconha ou “hemp seed” apresenta diversos benefícios para os seus consumidores.

Ela é um alimento com alto potencial nutricional, já que contém minerais, vitaminas e proteínas. Além disso, o óleo da semente de maconha é insaturado, contendo os ácidos graxos essenciais para o bom funcionamento do seu organismo, além de todos os aminoácidos que o corpo humano não produz.

Diferente do que algumas pessoas pensam, essa semente não apresenta os mesmo efeitos do cigarro de maconha. Isso acontece porque as hemp seeds não possuem THC, substância alucinógena que gera uma grande vontade de comer em seus usuários.

Além de não conter traços de TCH, a semente da maconha provoca uma sensação de saciedade e estimula um detox orgânico por conta do seu elevado teor de fibra, auxiliando na perda de peso.

Por ter virado febre nos Estados Unidos, já existem diversos produtos que estão sendo produzidos à base de hemp seed . Então, se o seu objetivo é implementar essa novidade na sua dieta, é fundamental que você conheça os seus principais benefícios.

Benefícios da semente de maconha

Previne doenças cardíacas

O ácido gama-linolênico e a arginina, ambos presentes na semente de maconha, são ótimos aliados à prevenção e recuperação de doenças cardíacas. Esse poderoso alimento também é capaz de diminuir a pressão arterial e a ocorrência de coágulos sanguíneos.

Rica em nutrientes

Como acontece com outras sementes, as de maconha têm 30% de gordura boa em sua composição, tornando-as ricas em ômega 3 e 6.

O ômega 3 é um dos principais aliados no combate a inflamações. Além disso, ele é fundamental no processo de regulação da pressão arterial e na redução do colesterol.

Já o ômega 6, é peça chave quando o assunto é crescimento celular, sendo essencial para o bom funcionamento do cérebro, sistema nervoso, pele, músculo e cabelo. Além disso, ele é um dos grandes responsáveis pela ativação do sistema imunológico.

As hemp seeds também possuem outros minerais e vitaminas, como:

  • Magnésio;
  • Fósforo;
  • Sódio;
  • Zinco;
  • Cálcio;
  • Potássio;
  • Ferro.

Fonte de proteínas

As hemp seeds possuem todos os nove aminoácidos essenciais que o seu corpo não é capaz de produzir. Ou seja, elas são uma incrível fonte proteica, sendo uma excelente escolha para veganos e vegetarianos.

Mais 25% das calorias dessas sementes são compostas por proteínas. Ou seja, esse valor é o dobro do encontrado em sementes bastante proteicas, como a linhaça e a chia, por exemplo.

Assim, ao adicionar 3 colheres de sopa da semente de maconha em sua refeição, você estará ingerindo 10 gramas de proteína vegetal.

Reduz os sintomas da TPM

A prolactina é o hormônio responsável pelos incômodos emocionais e físicos sentidos por mulheres em idade reprodutiva durante o seu período fértil.

O ácido gamalinolênico, por sua vez, ao entrar em contato com o organismo feminino, é capaz de induzir a produção de prostaglandina E1, minimizando os efeitos da prolactina. Com isso, há uma significativa diminuição da sensibilidade e dor nos seios, retenção de líquidos e irritabilidade.

Por possuir ácido gamalinolênico em sua composição, a semente de maconha é capaz de diminuir a percepção dos efeitos da TPM.

Saúde da pele

Por conter ácidos graxos, as hemp seeds são ótimas escolhas para pessoas que possuem algum tipo de problema de pele, como psoríase e eczema. Com o seu uso, é possível perceber um grande alívio nos sintomas dessas doenças, como coceira, rachaduras, vermelhidão e secura.

Além disso, as sementes de maconha também podem substituir o uso de esteroides em alguns tipos de tratamento de doença de pele.

Alto teor de fibras

É importante que você saiba que consumir fibras é fundamental se o seu objetivo é emagrecer. As fibras melhoram o funcionamento do sistema digestivo e proporcionam uma elevada sensação de saciedade.

Existem dois tipos de fibras: as insolúveis e as solúveis. As insolúveis são grandes aliadas no controle da diabetes e ajudam no trajeto de alimentos pelo intestino. Já as solúveis, proporcionam sensação de saciedade, ajudam na diminuição do colesterol e diminuem o açúcar no sangue.

Para os homens, recomenda-se a ingestão de 38 gramas de fibras por dia. Já para as mulheres, 25 gramas. Dessa forma, você pode se beneficiar com a semente de maconha, já que existe uma alta quantidade de fibras.

Você já conhecia os benefícios que a semente de maconha pode trazer para a sua vida? Conta pra gente aqui nos comentários! E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.

0 Reviews

admin:

View Comments (0)