X

Os 3 piores hábitos alimentares e como resolvê-los

Imagem meramente ilustrativa de maus hábitos alimentares / Crédito: Divulgação

Muito se fala sobre hábitos saudáveis: se alimentar de maneira equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, ter boas noites de sono e beber bastante água. É claro que eles são muito importantes para termos a saúde sempre em dia, independentemente do formato dos nossos corpos, mas você já parou para pensar que existem alguns hábitos alimentares que podem ser prejudiciais? Aqueles que serão responsáveis por sabotar todos os seus esforços?

Para que você não cometa nenhum deles e se mantenha saudável o ano todo, preparamos uma lista completa. Veja agora os 3 piores hábitos alimentares e como você pode resolvê-los de uma vez por todas.

Pular refeições é um hábito que prejudica a saúde

Deixar uma refeição de lado pode ser um hábito, como as pessoas que preferem não tomar café da manhã, ou ainda, um esforço para ajudar na perda de peso. Mas a realidade é que esse não é um hábito saudável. No primeiro caso, o café da manhã é aquela energia que o seu corpo precisa depois de muitas horas de jejum durante o sono.

No segundo caso, as chances são de que você compense na próxima refeição, isto é, se deixou o almoço de lado, é provável que o seu jantar seja muito mais calórico. Além disso, o seu corpo queimará mais gordura durante o jejum porque ele acha que você está passando fome, mas depois de um tempo ele se acostumará com o ritmo e pode até ser que você ganhe mais peso. Por isso, não pule refeições e procure fazer pequenos lanches saudáveis entre as grandes alimentações.

Beliscar besteirinhas é um dos piores hábitos alimentares

Aquelas pequenas desviadas de percurso podem até parecer inocentes na hora que acontecem. Afinal de contas, um só bombom, que mal vai fazer?

É exatamente nesse raciocínio que está o problema. Isso porque, de pouquinho em pouquinho, as besteirinhas acabam se transformando em um grande volume de calorias, açúcares e gorduras. Sem percebermos, todo o esforço empreendido na dieta vai por água abaixo por causa das pequenas beliscadas ao longo do dia. Por isso, na próxima vez que você pensar em comer uma besteirinha, lembre-se da sua disciplina e sacie a fome com petiscos saudáveis.

Leia também: Principais erros de quem inicia a dieta vegana e dicas de como acertar

Comer muito rápido te faz comer mais

Uma pesquisa científica descobriu que o cérebro demora cerca de 10 minutos para entender que o seu estômago está cheio, enviando, então, as mensagens para você parar de comer. Por esse motivo, comer muito rápido é um dos piores hábitos alimentares que você pode ter. Até que você perceba que está satisfeito, pode ser que já tenha comido muito mais do que deveria.

Existe um outro fator ligado à velocidade com que você se alimenta: a digestão. Isso porque a mastigação é a primeira etapa da digestão e, sem ela, o seu estômago terá que trabalhar muito mais para processar os alimentos. A longo prazo, isso pode provocar problemas crônicos como a gastrite. Portanto, procure mastigar corretamente e faça isso com tempo.

Manter bons hábitos alimentares é muito importante para a sua saúde em geral. Por isso, escolher pratos equilibrados é o segredo para que você possa ingerir todos os nutrientes necessários para a sua nutrição. Além disso, procure se alimentar com calma, não pule refeições e tenha em mente que cada besteirinha que você beliscar contará mais calorias no seu dia, portanto, prefira os lanches saudáveis ao longo do dia.

Tem alguma dúvida sobre como se alimentar corretamente? Faça suas perguntas nos comentários!

0 Reviews

Categories: Dieta
admin:

View Comments (0)