Como escolher alimentos saudáveis livres de contaminação?

Como escolher alimentos saudáveis livres de contaminação?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Uma alimentação saudável é aquela baseada em equilíbrio. Isto é, todos os nutrientes importantes são ingeridos em proporções suficientes para que o seu corpo esteja devidamente nutrido e tenha força para exercer suas funções. Mas, para que isso aconteça sem intercorrências, também é importante que os ingredientes escolhidos para as suas refeições sejam livres de contaminação. Afinal, de nada adianta escolher os alimentos corretos se eles forem responsáveis por colocar a sua saúde em risco.

Pensando nisso, preparamos um guia completo com opções para que você possa escolher alimentos saudáveis e também livres de contaminações. Leia este texto até o final e entenda.

Escolha o fornecedor correto de ingredientes online

Quando pensamos em manter uma alimentação saudável, uma das primeiras preocupações deve ser a origem desses ingredientes. Isto é, eles devem vir de fontes confiáveis para que possam exercer suas funções propriamente dentro dos nossos organismos. Nesse sentido, o melhor caminho é encontrar um site que tenha toda a variedade de alimentos saudáveis possíveis e que seja igualmente responsável.

Uma boa forma de testar isso é entender o local que essa loja ocupa no mercado, isto é, se ela é uma referência no assunto que você procura. Algumas pistas sobre isso estão na forma com que a marca está comprometida a informar os seus consumidores. Também nas opções de produtos que você terá à disposição. E, principalmente, no atendimento que você terá, mesmo que a compra seja pela internet.

Leia também: Produtos a granel seguros para celíacos: onde encontrar?

Entenda o que define os alimentos saudáveis

Quando adotamos novos hábitos alimentares é comum que tenhamos que nos adaptar aos novos ingredientes que farão parte da nossa dieta. Nesse sentido, é importante entender o que define os alimentos saudáveis. Isto é, quais são os sinais que indicam que as frutas e legumes estão maduros e prontos para consumo ou como identificamos que os grãos estão passados, por exemplo.

De maneira geral, as frutas e legumes devem estar firmes, sem machucados ou pontos de contaminação de fungos, por exemplo. Já os grãos devem estar secos, ou seja, totalmente livres de umidade e sem que pareçam borrachudos. Em todos os casos, ao menor sinal de mofo, abandone o ingrediente imediatamente. Quando os pontinhos estão aparentes significa que toda a parte que não vemos a olho nu está totalmente contaminada.

alimentos saudáveis

Verifique a origem dos alimentos que você coloca no prato

Uma das formas mais fáceis de se intoxicar com um alimento contaminado é ingerindo pratos de origem duvidosa. Por isso, se você quer escolher alimentos saudáveis e livres de contaminação, está na hora de checar a procedência de cada um deles. Isso serve para os produtos dos supermercados, marcas que você adquire online e até para os restaurantes que você frequenta. Na prática, o segredo é conhecer as marcas e saber onde depositar a sua confiança.

E aqui vai uma dica de ouro: quando falamos que nós comemos com os olhos, parte dessa frase ser uma verdade absoluta vem do fato de que quando não nos sentimos atraídos pela aparência de um alimento, as chances são grandes de que não devemos comê-lo mesmo. Isso vem do fato de que ao longo de muitos anos de evolução, o cérebro desenvolveu formas de evitar o seu envenenamento por simplesmente não conhecer aquele alimento. É exatamente por isso que sentimos nojo daquilo que não pode ser ingerido. Já parou para pensar nisso?

Escolher alimentos saudáveis é fundamental para mantermos a saúde em dia. Eles são fontes de energia e nutrientes que abastecem o nosso corpo com todos os combustíveis que precisamos para viver. Logo, é muito importante ter cuidados especiais para escolher ingredientes livres de contaminação e não provocar intoxicações alimentares por descuidos.

Se você quer entender melhor sobre como manter um estilo de vida saudável, veja o post que preparamos sobre o assunto!

alimentos saudáveis

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×