X

3 receitas de comida de Natal para sua ceia ficar completa!

Conheça as comidas de Natal! | Foto: Unsplash.

O fim de ano chegou e, com ele, o dilema de sempre: quais as comidas de Natal que não podem ficar de fora da ceia? Cada país tem seus pratos típicos para esse momento do ano, e o Brasil não escapa dessa tradição. Porém, todos sabem o desafio que é selecionar quais pratos serão servidos, não é?

Veja aqui tudo sobre quais são as comidas de Natal mais famosas e como prepará-las!

Quais são as comidas de Natal?

Apesar de cada região do Brasil ter suas próprias tradições, e cada família ter as suas receitas tradicionais, alguns pratos natalinos são peças-chave em toda ceia.

Mesmo com todas as diferenças, é possível dizer que as comidas de Natal que nunca saem das ceias festivas são arroz, farofa, salada, salpicão, peru, bacalhau, chester e as queridas rabanadas. 

Essas delícias podem sofrer variações no modo de preparo, dependendo de quem cozinha, região em que vive e as tradições da família. Por vezes, o arroz é incrementado com as uvas passas ou maçãs, ou o peru e o chester recebem molhos especiais, por exemplo.

Como utilizá-las? (H2)

Há jeitos muitos diversos de utilizar as comidas de Natal. É possível usá-las em uma ceia mais mais em conta e, para isso, existem maneiras de se fazer uma ceia saborosa sem gastar muito.

Por exemplo, você pode trocar as carnes clássicas dos preparos de Natal (como o peru e o chester) por frango assado recheado com farofa, ou até um frango assado com batatas. Também dá para substituir o bacalhau por um “falso bacalhau”, com filés de merluza ou qualquer outro peixe.

Uma outra dica é investir na salada de folhas verdes com maçãs, que, além de simples de fazer, é saboroso e que agrada todo e qualquer paladar. Uma salada de batatas também é uma boa ideia a ser considerada nestes casos. 

Indo para o lado da sobremesa, as rabanadas são um clássico do cardápio, por serem baratas, deliciosas e simples de preparar. Contudo, existem outras opções de doces de Natal como pudim, brigadeiro e também doce de frutas, uma opção mais saudável.

Para quem é fã de outros tipos de alimentação, também é possível  pensar em  receitas lowcarb e até veganas. Quando o assunto é se alimentar bem, algumas pessoas não abrem exceções dessa rotina nem nas épocas festivas. Para isso, é possível alterar a ceia de acordo com as suas necessidades, investindo em versões mais saudáveis para que todos possam ser incluídos.

Quais as melhores opções rápidas?

Existem diversas opções de comidas de Natal que podem ser escolhidas para a sua ceia. O importante é ter em mente o tipo de prato e quais ingredientes você quer usar. Se, por exemplo, você deseja algo mais leve, saudável e natural, uma boa pedida é a farofa de lentilha, feita com ingredientes saborosos, e combinando muito bem com arroz, carnes e saladas. Para o prato principal, você pode optar por quinoa à grega acompanhada de filé de frango. Para complementar essas comidas de Natal, aposte no arroz com amêndoas!  

Como prepará-las?

 Confira, adiante, como preparar as opções de comidas de Natal citadas acima!

Farofa de Lentilha

A farofa é um prato típico do Natal e que com certeza está presente em muitas mesas. Se você está buscando por pratos mais leves e saudáveis, a Farofa de Lentilha é a opção perfeita. 

Primeiramente, você precisará fazer a base da farofa com farinha de milho. Para isso, você irá utilizar 1kg de farinha de milho, 3 ovos cozidos, 2 gomos de linguiça, 2 colheres de sobremesa de tempero baiano, 2 colheres de sopa de margarina, 1 fio de azeite, 1 pimentão, 1 cenoura e 1 pitada de sal. 

Para preparar essa base de farofa, você irá cortar os legumes, a linguiça e os ovos cozidos. Coloque todos os ingredientes em uma panela, exceto a farinha de milho, mexa por cerca de 5 minutos e até ficar bem quente, complemente com o fio de azeite e o sal. Por fim, vá adicionando aos poucos a farinha de milho. Pronto, sua base da farofa está pronta!

Caso queira, você pode parar por aqui, mas se quiser complementar e fazer sua Farofa de Lentilha, você irá precisar de 250 gramas de lentilha, 1 cebola, 2 dentes de alho e cheiro verde a gosto.

Comece cozinhando a lentilha até que fique al dente (não muito amolecidas), coe e deixe reservado. Em uma panela, adicione a cebola e o alho picado, acrescente a lentilha, coloque o cheiro verde, acerte o sal e desligue o fogo. Por fim, adicione a base da farofa feita com a farinha de milho e misture tudo. 

Prontinho! Sua farofa está pronta, feita de forma saudável e muito saborosa. Esses e outros ingredientes você encontra na Ingredientes Online.

Quinoa à grega

A quinoa é um ingrediente muito saudável e cheio de benefícios para a saúde. Para essa receita, você vai precisar de 1 copo de quinoa em grão, 2 copos de água, 2 cenouras médias raladas, 1 pimentão, 1 abobrinha cortada em cubos, ½ xícara de uva passas, amêndoas laminadas e sal e pimenta do reino a gosto.

Para preparar essa receita bem simples, você deve cozinhar a quinoa em água cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. Antes que a água seque completamente, adicione todos os outros ingredientes e misture. Se achar necessário, adicione mais água para finalizar o cozimento.

Tempere a gosto com sal e pimenta do reino e enfeite o prato com as amêndoas e um fio de azeite.

Você tem uma bela receita, feita com comidas de Natal, saudável e saborosa. A quinoa à grega combina muito com frango.

Arroz com amêndoas

Para esse prato, você vai precisar de 1 xícara de arroz, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, ½ cebola picada, 2 alhos espremidos, 3 colheres de chá de sal, 2 xícaras de água quente, ¼ de xícara de vinho branco e 1 xícara de amêndoas laminadas torradas.

Esquente o azeite e coloque o arroz em fogo médio, até ele esbranquiçar, mexendo o tempo todo. Após isso, adicione o alho, cebola e vinho, até evaporar. Coloque água quente e sal e deixe cozinhar por 15 minutos. Depois desse tempo, desligue o fogo e tampe a panela por 5 minutos. Em seguida, é só adicionar as amêndoas e misturar. Seu arroz está pronto!

Agora que você conhece algumas opções de comidas de Natal, aproveite e já prepare sua ceia! Para garantir ingredientes de qualidade, visite a página da Ingredientes Online

0 Reviews

admin: