O açafrão é considerado o tempero mais caro do mundo e pode ser utilizado em diferentes tipos de receitas. Conhecido como o “verdadeiro açafrão”, apesar de ser muito valorizado na culinária mundial, seu consumo no Brasil ainda é limitado devido ao seu alto custo: um quilo da especiaria pode competir com o preço do ouro. O alto valor do açafrão é explicado pelo método de produção: as violetas são colhidas à mão e são necessárias milhares de plantas para obter um quilo da especiaria.
As suas origens ainda são incertas, mas acredita-se que tenha sido originalmente cultivada no Mediterrâneo e utilizada desde a antiguidade, devido às suas propriedades medicinais. Além de sabores diferenciados, ingredientes exóticos possuem importantes nutrientes, dentre eles, a presença de antioxidantes é o mais destacado. De acordo com a TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), em uma colher de café recheada com açafrão, encontramos apenas 14 calorias, mas contém cálcio, magnésio, potássio e vitamina C.
Benefícios em estudo
O açafrão possui uma série de propriedades ainda em estudo. Conheça alguns destes benefícios:
Poderoso antioxidante
Uma variedade de compostos e propriedades, esta é uma boa definição do que é o açafrão. Além de tudo, ele possui uma série de antioxidantes em sua composição, que protegem suas moléculas e células do processo oxidativo. Isso influencia no processo antiestresse daqueles que o consomem. Ele também está presente na crocina, elemento responsável pela pigmentação vermelha do açafrão.
E no que mais o antioxidante pode ajudar? Ela pode ajudar nas propriedades antidepressivas do ser humano. Elas protegem as células do cérebro, evitando diferentes processos danosos progressivos. No resto do corpo, ele cuida das inflamações. Muitas pessoas tomam chá de açafrão quando estão com o corpo doendo. Além de tudo o açafrão pode ser um aliado para quem está em processo de emagrecimento, pois reduz o apetite e ajuda na perda de peso.
Pode melhorar o humor e tratar sintomas depressivos
Pensando nas propriedades citadas anteriormente, não é novidade que o açafrão seja apelidado de “raiz do sol”.
Isso vai além da pigmentação do açafrão, porque ele tem muita influência na melhora do humor de quem o consome.
Ele pode ser usado como placebo em casos de pessoas que estão no estágio inicial ou com sintomas leves de depressão. Podendo até mesmo ser mais eficaz que o placebo em alguns casos. Tornando-se assim um remédio natural.
Há estudos sendo realizados para analisar o quão eficaz que a fluoxetina, imipramina e citalopram podem ser, esses medicamentos são usados no tratamento da depressão.
Uma coisa interessante é que, por ser um remédio natural, o açafrão tem um índice muito menor de efeitos colaterais em pacientes. Mas, lembrem-se: em sinal de qualquer sintoma: o ideal é procurar um médico para diagnóstico e receituário de tratamento mais indicado para o seu caso.
Pode auxiliar no combate ao câncer
O açafrão também é utilizado para tratar e neutralizar alguns sintomas associados a doenças como o câncer. Em estudos, o açafrão já foi capaz de eliminar células cancerígenas ou de evitar seu crescimento e proliferação no organismo.
O efeito do açafrão pode ser aplicado em diferentes partes do organismo para bloquear a proliferação dessas células cancerígenas. Mas, é importante dizer que a maioria destes estudos foram pouco aprofundados e realizados em diferentes humanos.
Como dito, ainda são estudos, que podem ser melhor aplicados e potencializados com o avanço da ciência. Portanto, é interessante ficar de olho em diferentes estudos para saber primeiro quando forem utilizados e passarem a fazer parte de tratamentos reais e efetivos no combate não só do câncer, mas também de outras doenças crônicas no organismo humano.
Pode reduzir os sintomas da TPM
A Tensão Pré-Menstrual é o período em que uma diversidade de sintomas físicos e emocionais atingem as mulheres antes da menstruação. Estudos apontam que o açafrão pode ajudar a tratar estes sintomas que, num geral, incomodam uma grande parcela das mulheres que estão prestes a menstruar. Você, mulher, tente utilizar o açafrão diariamente antes de seu período menstrual e veja a eficácia do método em combater irritabilidade e demais sintomas causados pela conhecida TPM.
Pode aumentar a libido
Segundo estudos, o açafrão tem composições que estimulam a atividade sexual. Principalmente em pessoas que tomam antidepressivos.
Riscos, precauções e dosagem
O açafrão, nas pessoas, em geral, oferece poucos efeitos colaterais, mas existem exceções. Para diferentes fins, o ideal é o consumo de até 1,5 gramas de açafrão por dia. Dessa forma, você já garante vários tipos de benefícios à sua saúde, evitando excessos.
É importante salientar que altas doses podem ser tóxicas. Nada que seja exagerado pode ser 100% bom. Por isso citamos mais uma vez a importância da consulta médica.
As mulheres grávidas, por exemplo, devem evitar ao máximo as altas doses de açafrão, ao menos que sejam receitadas por um médico que tenha feito uma série de exames e análises para indicar o tratamento. As altas doses podem oferecer alto risco a gravidez, por isso a importância de um diagnóstico profissional antes de qualquer ação.
Ingredientes online
Na Ingredientes Online, você encontra açafrão e mais um catalogo completo de itens para utilizar em suas receitas, além da comodidade de comprar e receber tudo no conforto de sua casa. Visite nosso site e confira.
Comentários no Facebook