Você sabe o que é pectina cítrica? Se pegamos a palavra ‘pectina’ traduzimos do grego, estamos nos referindo a algo gelatinizado. A pectina é uma fibra solúvel que pode ser encontrada, de forma natural, em frutas e verduras, como a beterraba, maçã e frutas cítricas.
Essa fibra funciona, principalmente, como um laxante natural, uma vez que ela melhora o fluxo intestinal e aumenta o bolo fecal. A indústria vende bastante a pectina cítrica líquida, mas para o uso doméstico existe também a versão em pó. Essa é uma opção bem mais prática e barata de se obter a pectina e usufruir dos seus benefícios.
Abaixo você vai entender mais sobre essa fibra solúvel, como usá-la na sua alimentação e quais são seus benefícios.
O que é a pectina cítrica?
Como já foi dito, a pectina cítrica é uma fibra solúvel que está presente em legumes, frutas e tubérculos. Apesar de não ser um nome muito comum de ouvirmos no dia-a-dia, a pectina cítrica é usada na alimentação desde os primórdios da vida humana civilizada.
Essa fibra é um componente natural nos alimentos em que ela pode ser encontrada. Além disso, ela possui alta capacidade de formar um tipo de gel viscoso, uma característica das geleias de frutas.
A pectina cítrica também pode ser adicionada em produtos de panificação, como sucos, iogurtes e doces. O intuito é melhorar a cremosidade e a textura dos alimentos.
Benefícios da pectina cítrica
Já que a pectina cítrica é uma fibra solúvel, ela pode ser altamente indicada para quem quer perder peso. Quando ingerida, ela provoca sensação de saciedade, por mais tempo . Além disso, ela ajuda a manter os níveis de glicose no sangue, sendo uma excelente aliada para a saúde.
A pectina cítrica contém ainda outros benefícios para nossa saúde:
- Diminui a pressão arterial pela facilidade de excreção dos ácidos biliares;
- Previne o câncer, especialmente o de próstata e também os cálculos biliares;
- Efeito protetor contra a aterosclerose por diminuir os níveis do LDL, denominado o colesterol ruim;
- Diminui o colesterol total, uma vez que reduz a absorção do colesterol proveniente da dieta;
- Impede a absorção de substâncias tóxicas pelo organismo;
- Aumenta e hidrata o bolo fecal, facilitando o trânsito intestinal;
- Funciona como alimento para as bactérias benéficas do intestino;
- Ajuda a controlar a glicemia, isto é, o açúcar do sangue.
Leia também: Açúcar de maçã : conheça o açúcar saudável e seguro para diabéticos
Para que serve a pectina cítrica?
A pectina cítrica é usada como estabilizante e geleificante de produtos alimentícios. Ela é usada principalmente em:
- Geleias
- Doces
- Sucos de frutas concentrados
- Produtos lácteos geleificados
- Produtos de confeitaria
Ela também pode ser usada como um fármaco, para ajudar nos tratamentos de prisão de ventre e diarreia.
Como usar a pectina cítrica em pó?
A pectina é pó e extraída das frutas e uma dica muito importante é que ela deve ser misturada ao açúcar , adoçantes ou ao suco de limão para não formar grumos ao fazer a sua receita. Em geral, a quantidade recomendada á na proporção de cinco partes de açúcar /adoçante para uma parte de pectina em pó.
Como já dissemos, é um ingrediente indispensável para o preparo de geleias caseiras e para conferir uma textura mais gelatinosa e natural a suas receitas.
Alimentos ricos em pectina cítrica
Há muitas frutas ricas em pectina cítrica. As principais são a maçã, tangerina, laranja, groselha, limão, pêssego e amora. Ela também pode ser encontrada em vários vegetais, como tomate, cenoura, beterraba, batata e ervilha.
Espero que você tenha entendido os benefícios da pectina cítrica. Se quiser adquirir esse ingrediente, basta acessar o nosso site.
Comentários no Facebook