Porque a manteiga de ghee é mais saudável?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A manteiga ghee de qualidade é simplesmente venerada na Índia, é chamada de “ouro líquido” isto porque provêm do leite da vaca ou de búfala.

Se conhece um pouquinho da história da Índia, sabe que lá a vaca é um animal sagrado, portanto, tudo que envolve o animal é tratado como especial.

No caso da manteiga ghee de qualidade é usado tanto para pratos culinários, como para tratamentos terapêuticos.

Talvez esteja pensando, “Mas qual a diferença desse tipo de manteiga para as demais? O fato de ser feito a partir do leite da vaca não quer dizer muita coisa, certo?”.

Contudo o diferencial não está na origem do leite, mas no modo de preparo da manteiga até chegar à consistência e aspecto conhecido, além de suas qualidades energéticas e nutricionais.

Certamente iremos esmiuçar esse modo de produção para explicar os benefícios e diferenciais dessa manteiga em comparação a tradicional, por exemplo, mas antes cabe informar que não se trata de um produto novo.

A onda do consumo, a procura por manteiga ghee de qualidade é algo sem dúvida recente, não só no Brasil, no mundo inteiro também, porém a sua produção remonta a práticas milenares na Índia.

Mas, porque veio a cair no gosto, ou chamar a atenção, de parcela significativa de pessoas fora da Índia agora?

Para entender a causa é necessário compreender as vantagens e diferenças de uma manteiga ghee de qualidade e as tradicionais.

É exatamente o que propomos fazer neste post e nos dedicaremos nos tópicos abaixo.

Se tem interesse de saber mais a respeito de manteiga ghee de qualidade, prossiga na leitura!

Manteiga ghee em detalhes

Sem dúvida uma manteiga ghee de qualidade apresenta muitas semelhanças com uma manteiga tradicional, mas certamente também apresenta diferenças e uma das grandes está relacionada ao modo de produção.

Durante o chamado processo de clarificação, a manteiga ghee de qualidade é derretida em banho-maria.

Esse processo de fervura faz com que os resíduos existentes no leite de vaca ou búfala, como toxinas, açúcares, elementos sólidos, água etc, forme uma espécie de espuma espessa na superfície.

Essa espuma é retirada várias vezes, tantas quanto forem necessárias para que sobre apenas um óleo dourado e transparente, a manteiga ghee de qualidade, daí a inspiração para o apelido indiano “ouro líquido”.

Esse óleo no fim das contas se trata de gordura.

Sem água, proteínas ou carboidratos.

Todas as calorias de uma manteiga ghee de qualidade provêm de gordura.

Talvez isso gere estranhamento, pois gordura está sempre associado a algo que vai fazer o seu coração explodir, então, uma manteiga que basicamente é uma gordura não parece o ideal de alimento saudável e que traga benefícios.

Mas tal impressão é um equívoco e vamos desmistificar alguns pontos em relação a manteiga ghee de qualidade explicando quais são as diferenças, agora em termos nutricionais, com uma manteiga comum.

Veja abaixo.

Diferenças de manteiga ghee de qualidade com manteiga tradicional

Ambas as manteigas são calóricas, a ghee chega até superar a tradicional nesse quesito, uma colher de sopa chega a ter 120 calorias, contra 102 da tradicional.

Isso significa que fornece mais energia do que a manteiga tradicional e fornece o mesmo risco de ganho de peso se consumida em excesso.

Então qual a vantagem Maria leva ao deixar de consumir uma manteiga comum de mercado por essa manteiga da Índia?

Primeiro que se trata de um produto natural, livre de toxinas e açúcares e outros elementos poucos saudáveis, segundo é uma manteiga com triglicerídeos de cadeia média, também conhecido como TCM. Portanto, é uma fonte de energia imediata.

Também tem ácidos graxos saturados exatamente na mesma medida das manteigas tradicionais. Isso significa que ajudam a aumentar o colesterol bom, o HDL, mas também a elevar o colesterol ruim, o LDL.

Ou seja, pode substituir a manteiga comum, e usando até na mesma quantidade, desde que seja uma quantidade saudável, fornece mais energia e tem chance zero de aumentar a pressão.

Opa, uma diferença clara em relação a manteiga que compramos diariamente nos supermercados.

Essa contém sódio, mineral que faz subir a pressão, já a manteiga ghee tem zero teor de sódio na composição.

Como se trata de uma manteiga mais leve, sua digestão é mais tranquila ao novamente colocarmos em paralelo a manteiga comum de supermercado.

Os benefícios da manteiga ghee de qualidade

Até aqui listamos:

  • Fonte de energia mais rica (tanto que é indicada para atletas);
  • Livre de sódio;
  • Fácil digestão.

Mas há outros benefícios proporcionados por uma manteiga ghee de qualidade.

Citamos como exemplo sua ação antioxidante provocada pela Vitamina A. Tal ação impede o envelhecimento precoce da pele e evita distúrbios celulares como o câncer.

A manteiga ghee de qualidade costuma deixar mais sabor e aroma nos alimentos que tem contato, estejam eles prontos ou na preparação.

Para os que sofrem de intolerância a lactose, a manteiga ghee de qualidade traz muita vantagem, pois quase toda a lactose é excluída no processo de clarificação.

No entanto, não a retira de todo, principalmente as versões caseiras dessa manteiga. Geralmente sobra resíduos de lactose.

Por isso, o mais indicado para esse perfil de público é optar pela versão industrializada que usa instrumentos de temperatura, velocidade e resfriamento mais precisos, resultando em um produto mais puro e homogêneo.

Porque devo escolher a manteiga ghee?

Essa manteiga passou a ser mais requisitada, apreciada fora da Índia quando deixou de ser associada a problemas de saúde. Quando se popularizou a existência da gordura ruim, o colesterol ruim, mas também a gordura boa, o colesterol bom.

Consumir gordura não é, geralmente, um atentado a saúde. Pode, sim, ser benéfica. A questão é a quantidade e o tipo de gordura que se consome.

Escolher a manteiga ghee de qualidade em detrimento da tradicional é mais indicado, pois é um produto mais natural, livre de toxinas e açúcares devido ao já mencionado processo de clarificação, e ser uma fonte de energia mais pujante.

Como seus níveis de gordura são equivalentes a manteiga comum, pode substitui-la na mesma quantidade de costume sem prejuízo.

Risco de elevação da pressão arterial após o seu consumo é praticamente nulo, pois tem zero de sódio.

Os benefícios são vários e sua qualidade de vida só tende a ganhar com essa escolha.

Onde comprar manteiga ghee de qualidade?

No portal especializado na produção e venda de ingredientes naturais pela internet, ou seja, aqui na Ingredientes Online.

Além de Manteiga Ghee você também encontra produtos específicos de dietas especiais, como veganas, lowcarb, sem glúten e muito mais!

Confira agora mesmo!

Gostou deste conteúdo sobre manteiga ghee de qualidade? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

 

Comentários no Facebook

  • Alimentos para ajudar na Imunidade
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×