Você já deve ter escutado alguma pessoa falar sobre as vantagens de quem tem o hábito de consumir o famoso açúcar mascavo, como também de como esse item é rico em nutrientes quando comparado com o refinado. No entanto, o que dizer sobre o açúcar de coco? Conhecido também como açúcar de palma, o adoçante é originário da palmeira, ou seja, pode ser desenvolvido a partir de uma variedade de espécies dessa planta, por exemplo, o coqueiro. Desse modo, por ter uma designação que lembra algo mais natural ou por não ser tão conhecido para o grande público, é capaz de você ainda não ter ouvido falar.
Mas, esse produto tem se tornado o favorito de quem faz dieta. Por isso, desenvolvemos esse texto para mostrar se esse item é realmente saudável, como também saber qual a importância que ele pode agregar para a saúde e os benefícios oferecidos em relação às outras categorias de adoçantes.
Açúcar de coco
Em primeiro lugar, é importante entender o que é o açúcar de coco. Nesse sentido, vamos entender mais sobre esse produto, considerado por muitas pessoas como o açúcar mais sustentável do mundo. Assim, esse item se tornou bastante popular na dieta de muitos brasileiros, mesmo sendo usado há muito tempo pelos indivíduos dos continentes asiáticos. Logo, muitas pessoas ainda não sabem, mas o material formado pelo açúcar de coco é retirado da seiva das flores da palma de coco, ou seja, não é extraído do coco em si como muitas pessoas pensam.
Além disso, essa fabricação é feita de maneira manual, assim, não é utilizado nenhum processo de refinamento, o que não acontece no desenvolvimento do açúcar “branco”, mais conhecido entre os brasileiros.
De maneira mais detalhada, a produção do açúcar de coco é realizada através de um corte na flor do coqueiro, o objetivo dessa ação é conseguir a sua seiva. Em seguida, é retirada a seiva líquida, assim, o item passa por um processo de aquecimento em uma caldeira e, logo depois, é desidratado, consequência do calor. Assim, o resultado de toda essa fabricação são mini cristais que são triturados para resultar no açúcar de coco.
Todo esse processo é o que faz com que muitos especialistas considerem esse produto um alimento minimamente especial, afinal não contém conservantes, como também não é adicionado nenhum componente químico na sua fabricação.
Mas qual a maneira correta de consumir o açúcar de coco? O item é uma ótima opção para quem está em busca de algo mais nutritivo e natural para o dia a dia, porém deve ser consumido de maneira moderada e estar associado a uma rotina saudável. Desse modo, é um produto aprovado por muitos brasileiros, principalmente porque o sabor não difere muito do açúcar tradicional, já que possui o mesmo poder na hora de adoçar. Assim, o item pode ser utilizado de diversas maneiras, por exemplo, em sucos, cafés, chás, além de uso culinário, afinal é um produto que pode ser aquecido.
Nesse sentido, existem diversas receitas que podem ser desenvolvidas com o açúcar de coco, sendo possível encontrar muitas delas na internet. Por outro lado, o ideal é sempre lembrar da importância de diminuir o consumo de qualquer categoria de açúcar, então saiba utilizar de maneira equilibrada.
Qual a diferença do açúcar de coco para o açúcar comum?
Para você que está em dúvida de qual açúcar é o ideal para o seu dia a dia, vamos explicar a diferença entre ambos. Assim, em primeiro, a principal diferença está no processamento.
Em outras palavras, enquanto o refinado é desenvolvido através de um maior processamento, o açúcar de coco é feito de maneira minimamente processada, por exemplo, não passa pela ação de refinamento.
Além disso, existem também diferenças no índice glicêmico, afinal o açúcar de coco é 40% do índice do açúcar refinado, ou seja, uma das principais vantagens do açúcar de coco é justamente o fato de causar picos menores de glicose e insulina em nosso organismo.
Para que serve açúcar de coco?
Agora que sabemos mais sobre esse produto, descobrimos um pouco como é feito a sua preparação, está na hora de entender quais são os benefícios do açúcar de coco. Desse modo, a primeira vantagem está na sua fabricação, uma vez que é um item minimamente processado e por não passar por nenhuma atividade de refinamento, consegue manter muitos de seus nutrientes, além de ser livre de conservantes.
Por outro lado, não tem como comparar as vantagens desse produto com os benefícios do coco, já que ele não é desenvolvido do fruto em si, mas extraído da palmeira. No entanto, existem muitos pontos positivos no consumo desse açúcar e não são poucos.
Assim, em primeiro lugar, possui algumas vitaminas, por exemplo, B1, B2, B3 e B6. Outro benefício é o fato de oferecer substâncias importantes para o nosso corpo, como sódio, potássio, ferro, magnésio e zinco.
O açúcar de coco também possui a insulina, fibra muito importante no processo de redução da glicose no organismo, como também ajuda na flora intestinal. Além disso, o produto ainda pode auxiliar na prevenção da pressão alta e, consequentemente, evitar infartos, AVC e problemas renais. Nesse sentido, um dos seus principais benefícios está no fato de ser um adoçante natural, então pode ser utilizado em diversas receitas, ou seja, é um ótimo substituto para o famoso açúcar refinado.
Após esse texto esperamos que você tenha compreendido a importância do açúcar de coco e as suas principais vantagens no dia a dia. Nesse sentido, saber mais sobre esse produto e como é feito o seu processo de fabricação é fundamental para quem está em busca de uma rotina saudável, porém não sabe como substituir o açúcar tradicional. Assim, saiba que esse item está sendo adicionado na rotina de muitos brasileiros, como também está se tornando cada vez mais popular no cotidiano das pessoas.
Por isso, se você quiser saber mais sobre o açúcar de coco e as receitas que podem ser feitas com esse produto, a Ingredientes Online pode ajudar, entre agora em nosso site e saiba tudo sobre o mundo da culinária e todos os benefícios que podem ser encontrados na alimentação natural.
Comentários no Facebook