X

Nem adoçante em gotas nem sucralose: saiba como usar o adoçante em pó

Conheça os melhores adoçantes naturais

Para manter o peso em dia e ficar longe de doenças como a obesidade, diabetes ou hipertensão é importante ficar atento aos alimentos que consome diariamente. A quantidade de açúcar mascarado que está presente nos alimentos industrializados que geralmente fazem parte da nossa dieta pode fazer muito mal à nossa saúde.

Os brasileiros costumam ingerir cerca de 50% a mais do que é indicado para o consumo diário de açúcar, você sabia? O açúcar está presente nos mais diversos alimentos que compõem a nossa alimentação diária e não só nos doces. Por isso, é essencial ficar de olho na composição dos produtos que você compra.

E se você já deixou o açúcar refinado e industrializado de lado e aproveita os benefícios dos adoçantes, continue a leitura para saber mais sobre o adoçante em pó, como utilizá-lo nas suas receitas e manter a forma.

O que é o adoçante em pó?

Os adoçantes são conhecidos também como edulcorantes e podem ser divididos em nutritivos e não nutritivos. Diferente do açúcar refinado comum, o adoçante em pó pode ser derivado de alimentos naturais ou pode ser artificial, como é o caso da sucralose, por exemplo. Para uma dieta saudável é sempre preferível utilizar alimentos naturais.

O xylitol (xilitol), por exemplo, é um adoçante em pó ou cristalizado que pode ser encontrado nas fibras de diversos vegetais. Assim como o eritritol, a stevia e o adoçante em pó de maçã, que ainda é rico em fibras.

Os adoçantes nutritivos são aqueles que possuem calorias, por mais que sejam em mínimas quantidades. Entre eles destacam-se o xylitol (xilitol), eritritol e o adoçante de maçã. E os não nutritivos são os que não possuem nenhuma quantidade calórica, onde podemos citar a stevia e a sucralose.

É importante destacar que os adoçantes em pó ou líquidos não necessariamente reduzem a quantidade de calorias em alguns alimentos, isso porque pode existir o aumento de gordura na produção de alguns alimentos e podemos citar aqui os chocolates dietéticos. Neste caso, o ideal seria substituir o chocolate dietético por chocolate 100% cacau.

O maior benefício do uso dos edulcorantes é o não consumo do açúcar refinado comum (sacarose) a fim de diminuir os picos de glicose no sangue e controlar os índices glicêmicos, principalmente para quem precisa estar atento a isso.

Como usar o adoçante em pó no dia a dia e nas receitas?

O adoçante em pó xylitol (xilitol) possui um poder adoçante bem semelhante ao do açúcar refinado comum e sua proporção para utilização em receitas é de 1:1. E o xylitol (xilitol) é ótimo para fazer caldas, sendo bem fácil de incorporar em bebidas, doces e receitas do dia a dia.

Seu índice calórico é 40% menor que o do açúcar refinado comum e é uma opção muito mais saudável por ser natural e muito bem tolerado por pessoas com diabetes.

O adoçante em pó de maçã ainda é pouco conhecido, mas funciona como um perfeito substituto do açúcar comum. É rico em fibras e a maçã é uma fruta repleta de propriedades antioxidantes e benéficas à saúde. O adoçante não possui sabor residual, seu índice glicêmico é similar ao do açúcar de coco e ainda possui menos calorias que o xylitol (xilitol).

Você pode utilizar o adoçante em pó de maçã para preparar receitas de bolos, doces, sorvetes e sobremesas. Já o eritritol, além de ser indicado para diabéticos, também não possui sabor residual, previne cáries e não oferece perigo de distúrbios intestinais como o xylitol (xilitol) pode oferecer quando é usado em excesso.

A maneira ideal de utilizar o eritritol é para adoçar bebidas de baixas calorias e para criar receitas doces. O eritritol pode ir ao forno, então é uma opção perfeita para quem quer se aventurar na gastronomia saudável.

Antes de começar uma dieta é fundamental consultar o seu médico de confiança e um nutricionista para se certificar de que você está com a saúde em dia e descobrir qual é a melhor dieta para você.

Na Ingredientes Online você encontra diversos tipos de adoçantes em pó para incrementar as suas receitas. Lembre de sempre se informar sobre os produtos que você consome. Adquirir produtos de qualidade e de procedência confiável é a melhor maneira de garantir uma nutrição de qualidade e manter a sua saúde em dia.

Prezamos pelo alto padrão de qualidade dos nossos produtos, estamos no mercado de ingredientes há 12 anos e acompanhamos o processo desde a indústria até o envase dos produtos para o consumidor.

Acesse nosso site, fique por dentro das diferentes opções de adoçantes em pó disponíveis, conheça nossos ingredientes e invista em uma alimentação mais saudável.

0 Reviews

Categories: Adoçantes
admin: