X

Conheça os Principais Benefícios da Tapioca

Benefícios da tapioca

Sem dúvidas, a tapioca é um dos ingredientes mais tradicionais da culinária brasileira. Ela é produzida há séculos e está presente em todo o Brasil. De Pernambuco, esta iguaria extraída da mandioca traz excelentes benefícios e pode ser guardado por longo período que não estraga.

Por ser feita da mandioca, a tapioca é um alimento totalmente natural e com baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos de fácil digestão e sem glúten.

Atenção!

Vale lembrar que o glúten é uma proteína que pode gerar inflamação no organismo, prejudicando o intestino e causando inchaço. Além de tudo isso, vale lembrar que outro superbenefício da tapioca é o seu delicioso sabor, e a possibilidade de prepara-la com diferentes recheios! Desta forma, a tapioca pode ser incluída na alimentação em diferentes horários do dia.

Leia também: 12 motivos para você incluir a Farinha de Amêndoas na sua alimentação

Apesar de ser um carboidrato simples, do que vira gordura rapidamente, ela não tem gordura ou glúten. Vale a pena mistura-la com ovos e criar a famosa crepioca para dar mais sabor e proteína a sua alimentação.

Tapioca com creme de ricota e atum / Crédito: Divulgação

A versão granulada permite ao usuário estoca-la por um tempo no freezer e bate-lá quando preciso. A tapioca granulada pode ser utilizada em receitas de cuscuz, pudim, dadinhos, pãezinhos e recheados com o auxílio da frigideira nos sabores de presunto com queijo, o mais tradicional entre os brasileiros junto com os sabores doces de banana, chocolate e doce de leite, além de bacalhau, atum, camarão, queijo coalho, linhaça dourada, geleias, entre outros ingredientes, misturas e aperfeiçoamentos gastronômicos. Conseguiu ver o tamanho da versatilidade desse produto?

Mitos e verdades sobre a tapioca

A tapioca é ideal para celíacos

Verdade. O produto não contém glúten e é ideal para pessoas intolerantes ou alérgicas a essa substância. Mas é importante ressaltar que também é preciso prestar atenção no alimento utilizado como recheio, para que o mesmo também seja livre de glúten.

Esse produto tem menor quantidade de calorias do que o pão? 

Mito. Uma tapioca de 25 gramas possui 86 calorias, enquanto o pão, na mesma quantidade, 67 calorias.

A tapioca atende a todos os gostos, tanto salgados como doces?

Verdade. Esse alimento pode ser utilizado em diversas receitas doces e salgadas. Novamente, preste atenção somente no recheio desejado para que o mesmo não contenha glúten – caso você seja celíaco.

Tapioca é uma fonte de energia? 

Verdade, uma vez que esse alimento possui um alto índice glicêmico. Dessa maneira, ela é uma grande aliada de pessoas que praticam alguma atividade física.

Esse alimento é nutritivo?

Mito. A tapioca, por si só, oferece uma pequena quantidade de vitamina B, ferro, potássio e cálcio. Todavia, quando acompanhada do recheio correto, será rica em nutrientes e ideal para uma alimentação saudável.

Onde comprar

Entre em nosso site da Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais, e adquira agora mesmo a sua tapioca pronta ou granulada.

 

0 Reviews

admin: