X

Veja como preparar caldo de legumes em casa.

Na busca por uma alimentação mais saudável, há quem prefira cortar completamente da despensa os cubinhos de caldo industrializados, que têm um alto teor de sal e gordura ruim. Para substituir de vez os caldos industrializados é importante saber preparar um caldo de legumes caseiro, saudável e repleto de nutrientes.

 

Por isso, hoje vamos te ensinar a fazer esse prato que será muito útil para a sua alimentação. Preparar caldo caseiro é muito fácil e o caldo fica muito saboroso. Além disso, esse alimento vai fazer com que você não sinta falta de nenhum dos famosos cubinhos industrializados. 

 

Antes de seguirmos em frente, saiba que o caldo de legumes caseiro é muito simples de preparar: você pega uma panela grande e adiciona legumes, vegetais e água. Logo depois, leve ao fogo alto até ferver, então abaixe bem o fogo e espere uns 30 minutos. Pronto, está feita a receita!

O caldo de legumes caseiro é ótimo para quem busca uma vida saudável. | Foto: Pixabay.

Caldo de legumes: receita

Não existe uma regra sobre quais legumes ou vegetais devemos utilizar, porém existem alguns legumes básicos recomendados que são ótimos para dar sabor ao caldo e ajudar quem busca ter uma vida mais saudável. São eles: salsão, alho poró, cenoura, cebola, alho, ervas frescas e temperos (pimenta do reino em grãos). 

 

Uma dica básica e que pode incrementar muito seu caldo, é colocar beterraba e fazer um caldo cor de tom rosa com o sabor do tubérculo. Se você não gosta de salsinha, por exemplo, basta não usá-la. E por aí vai. Por isso, o importante é utilizar sua criatividade e ir experimentando.

 

Você pode testar as combinações até encontrar as que mais te agradam. É muito comum as pessoas utilizarem alho-poró, cenoura e cebola nos seus caldos. Assim, o caldo de legumes caseiro pode ser usado para fazer sopas, risotos, cozinhar um arroz nele, hidratar cuscuz marroquino, ou seja, para qualquer coisa onde o caldo vai trazer um sabor incrível à preparação.

 

Uma das coisas bem legais do caldo caseiro é que ele pode ser congelado depois de pronto. Desse modo, você pode usar potes que possam ir ao freezer, como também pode usar forminhas de gelo para fazer cubinhos de caldo caseiro. 

 

Outro ponto é que quando tiver os cubos de caldo, armazene-os em sacos plásticos ou potes. Existem pessoas que preferem sempre dividir o caldo em potes pequenos para ter mais facilidade a hora de usá-lo.

 

Para o caldo você vai precisar de:

 

  • 2 litros de água;
  • 2 talos de salsão;
  • 1 cenoura grande;
  • 1 cebola;
  • 1 dente de alho.

 

Ervas frescas: salsinha, cebolinha, manjericão, orégano, etc. Ou seja, qualquer erva fresca que o sabor lhe agrade

 

Como preparar:

 

  • Pique os legumes em pedaços grandes, menos o dente de alho que vai inteiro;
  • Encha uma panela com os 2 litros de água e adicione os legumes picados;
  • Leve ao fogo alto até a fervura, mude para fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Tome cuidado para não secar a água e ficar com um amontoado de legumes extra cozidos;
  • Após tirar do fogo deixe esfriar, coe e utilize o caldo.

 

Benefícios de consumir o caldo de legumes

Confira quais são:

 

Rico em antioxidantes

Os legumes e vegetais que são utilizados na preparação do caldo, em sua grande maioria, são ricos em antioxidantes. Esses componentes funcionam como uma proteção ao corpo dos danos de radicais livres. Além disso, os antioxidantes conseguem prevenir o corpo de diversos sinais de envelhecimento, por exemplo, rugas, linhas finas, manchas e olheiras.

 

Ajuda na digestão

A grande quantidade de fibras presente em boa parte dos legumes e vegetais do caldo é bastante vantajosa para a digestão, de forma que ajudam no movimento intestinal e a absorção adequada dos nutrientes. Por isso, consumir caldo de legumes um pouco antes de uma alimentação normal pode ajudar na digestão da segunda refeição. Além disso, o consumo diário do caldo de legumes consegue prevenir flatulência, constipação, entre outros problemas gastrointestinais.

 

Melhora o funcionamento cardíaco

O consumo de sopa ou caldo de legumes de maneira regular pode prevenir a acumulação de detritos ou colesterol ruim nas artérias, assim, esse processo pode prevenir aterosclerose, ataque cardíaco e manter uma circulação sanguínea saudável.

 

Ajuda na perda de peso

Por conter pouca quantidade de gordura, o caldo de legumes pode ajudar na perda de peso, uma vez que consumi-lo, ajuda a gerar sensação de saciedade, fazendo com que você sinta menos fome. Por isso, a escolha dos ingredientes corretos, com os nutrientes certos, pode melhorar a sua estratégia de perda de peso.

 

Hidratação

Além da água adicionada na receita, o caldo de legumes recebe os líquidos dos vegetais cozidos, que são responsáveis por nutrir as células do corpo e deixar a pele com uma aparência saudável. Em outras palavras, todos os carboidratos, gorduras, proteínas e vitaminas presentes na água do caldo são importantes para manter a energia do corpo.

 

Barata e fácil de fazer

Sopa de legumes e guisados não contam com segredos em sua preparação e você sozinho consegue executar a receita, além do fato de que os ingredientes utilizados são baratos e de fácil acesso. Além disso, esses pratos também podem ser preparados de maneira instantânea, onde é possível comprar os ingredientes parcialmente prontos.

O caldo de legumes caseiro oferece diversos benefícios para a saúde. | Foto: Pixabay.

Agora que você já sabe como fazer caldo de legumes caseiro, você pode buscar dicas que possam facilitar esse processo e ajudar a incrementar seu caldo. No site da Ingredientes Online você encontra todos os ingredientes para  esse e muitos outros pratos.

0 Reviews

admin: