X

Chocolate 100% Cacau: benefícios que vão além do sabor

Chocolate 100% cacau / Crédito: Divulgação

O chocolate é um dos alimentos mais apreciados no mundo. Com um sabor delicioso, pode ser consumido de várias maneiras e confere um toque todo especial a diversas receitas. Além disso, ele traz outros benefícios para a sua saúde, mas é preciso consumir o chocolate certo, de 70 por cento para cima. Hoje, vamos te dar alguns bons motivos para incluir o chocolate 100% cacau no seu dia a dia.

Benefícios do chocolate 100% cacau para a saúde

O chocolate 100% cacau é o mais saudável que existe. Isso porque o cacau é rico em polifenóis e flavonoides que são antioxidantes poderosos e, com comprovação científica, ajudam a prevenir diversas doenças e a diminuir os riscos cardiovasculares e de câncer. A epicatequina, um flavanóide, é uma das substâncias mais importantes do chocolate 100% cacau, pois ela ajuda a combater os radicais livres presentes no organismo.

Contribui para o emagrecimento

O chocolate 100% cacau contém feniletilamina e a N-aciletanolamina, duas substâncias que agem no cérebro fechando os receptores que estimulam a vontade de comer doces. Ele também libera leptina, hormônio que controla a saciedade. Além disso, o chocolate 100% cacau contribui para a diminuição dos níveis de ansiedade e de cortisol, o hormônio do stress. Mas vale ressaltar que a quantidade recomendada por dia é de até 30g e que fazer atividades físicas também é importante, além de manter uma alimentação equilibrada.

Mais concentração

O chocolate 100% cacau aumenta a circulação sanguínea no cérebro durante tarefas cognitivas, melhorando a concentração.

O coração agradece

Além de contribuir para a diminuição do colesterol ruim, os diversos compostos anti-inflamatórios do cacau ajudam a combater a inflamação vascular crônica, e melhora a flexibilidade dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e impedindo o entupimento das paredes das artérias.

Menos risco de câncer

O câncer possui relação direta com a oxidação do nosso DNA. A oxidação em excesso aumenta os riscos da doença. Os polifenóis e flavonoides contidos no chocolate 100% cacau ajudam a impedir essa oxidação, diminuindo os riscos de câncer.

Como consumir o chocolate 100% cacau

Para quem gosta de alimentos mais amargos, o chocolate 100% cacau pode ser consumido puro. É uma excelente opção de pré treino, inclusive.

Ele também pode ser usado em receitas saudáveis de bolo, panquecas, consumido derretido com frutas ou, ainda, pode ser a base para fazer o seu próprio chocolate gourmet.

Onde comprar chocolate 100% cacau

Você encontra o chocolate 100% cacau em nosso site da Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais. Entre agora mesmo para garantir o sua!

0 Reviews

admin:

View Comments (0)