Baunilha: Fava, Essência ou Extrato?

Entenda a diferença entre eles e saiba como utilizar em suas receitas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A baunilha é uma planta mexicana, presente em diversos pontos da América Central. Suas favas são colhidas verdes, depois são curadas e secadas, a fim de serem usadas na gastronomia. Por ser um processo longo e demorado, o valor da fava de baunilha tende a ser um pouco elevado.

As favas precisam ser abertas com uma pequena e afiada faca para ser possível raspar as suas sementes que são bastante usadas em sobremesas. Isso acontece, principalmente, por conta do seu sabor e aroma únicos.

Já a essência de baunilha é encontrada comumente em vidros pequenos. Esse é um produto artificial que visa imitar o sabor da planta. O extrato, por sua vez, é feito com baunilha de verdade.

Conheça as principais características, benefícios e uso da baunilha na culinária a seguir:

O que é baunilha?

O termo baunilha vem do espanhol e significa “pequena vagem”. Essa planta é uma orquídea trepadeira típica do México, do gênero Vanilla, sendo muito usada como aromatizante.

Atualmente, ela bastante usada em diferentes ramos da gastronomia, sendo a estrela de diversos pratos.

Qual é a melhor forma de usar a baunilha, em extrato, essência ou fava?

Não existe a melhor forma de usar a baunilha. Tudo vai depender do quanto você está disposto a gastar e como irá utilizá-la.

No site da Ingredientes Online, você encontra os melhores preços de extrato concentrado e favas. É importante que você saiba que a essência vendida no mercado não é natural, possui corantes, aromatizantes e um sabor diferente.

Então, para ter os melhores produtos com uma qualidade inigualável, conte conosco.

Fava

A fava nada mais é do que a baga com sementes da órquídia. Assim, você precisa cortar essa baga no meio, raspar todas as suas sementes e, em seguida, adicioná-las à sua receita, como em pudins, tortas e bolos.

Extrato

Já o extrato de baunilha, é obtido através da imersão da fava. Após isso, esta é picada ou triturada diretamente em uma bebida alcoólica.

Recomenda-se que essa imersão dure em torno de 6 meses para que o álcool seja capaz de extrair o sabor da planta por completo. Assim, ele pode, posteriormente, ser utilizado para umedecer pudins e bolos ao ser misturado ao leite.

Sem dúvida ele possui o melhor custo x benefício . Quando o produto é de qualidade, ele confere o sabor e aroma da baunilha à receita, mas tem um custo bem mais acessível quando comparado com a fava.

baunilha
baunilha

Essência

A essência de baunilha é uma produto 100% sintético, sendo o de menor valor entre os três. Sua função é aromatizar qualquer tipo de receita doce.

Além disso, ela também costuma harmonizar pratos feitos à base de carne de porco, aves, frutos do mar e legumes.

Benefícios da Baunilha

O uso da baunilha pode trazer diversos benefícios para você, como:

Serve Como Tinta

Essa planta é muito usada como base para tintas. Porém, somente a fava pode ser usada para esse fim. Assim, ela deve ser cortada e misturada com meio litro de álcool 90%.

Para obter um bom resultado, é preciso deixar a mistura descansar por mais ou menos 15 dias.

Rica Em Antioxidantes

Esse tipo de orquídea é rico em antioxidantes. Ou seja, ela é capaz de eliminar os radicais livres presentes no organismo, desacelerando o envelhecimento precoce das células.

Dessa forma, as pessoas que consomem essa planta, costumam apresentar uma pele mais firme e bonita.

Pode ser usada como digestivo

A baunilha também pode ser utilizada como digestivo. Assim, o chá dessa planta é muito ingerido em momentos em que a comida não caiu muito bem.

Além disso, ela também é usada no tratamento de problemas mais sérios envolvendo enjoos.

Emagrecimento

A baunilha é uma ótima aliada do emagrecimento. Isso acontece porque ela é capaz de proporcionar uma grande sensação de saciedade, o que ajuda a diminuir o apetite.

Receitas feitas com extrato de baunilha

Veja algumas receitas saudáveis e gostosas feitas com extrato de baunilha:

Você já conhecia o baunilha, seus benefícios e utilidades? Conta pra gente aqui nos comentários como você o consome esse produto. E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×