Já ouviu falar em Mulungu? E no chá de Mulungu? Se você não conhece, esse é o momento perfeito para saber um pouco mais. Neste texto, vamos trazer todos os benefícios propiciados por esta planta medicinal.
Produtos naturais são uma ótima forma de cuidar da saúde. Eles possuem uma grande quantidade de nutrientes e poucos efeitos colaterais.
No entanto, é importante ter em mente que o chá não substitui a consulta e as recomendações de um médico especialista. É interessante sempre buscar realizar exames e acompanhamento especializado no menor sinal de alterações ou dores no corpo. Agora, vamos ao texto!
Como preparar chá de mulungu
O mulungu, com seu verdadeiro nome científico “Erythrina Mulungu”, é um vegetal, ou uma erva medicinal. É encontrada e utilizada no Brasil para ações tranquilizantes e de relaxamento a pessoas, sendo muito efetivo para o cuidado e tratamentos de quadros leves de insônia, ansiedade e estresse.
O mulungu, também é conhecido como mulungu-ceral, árvore-de-coral, capa-homem, canivete, bico-de- pipa ou corticeira. É uma erva medicinal muito procurada em todo o Brasil e é bastante usada para trazer tranquilidade, sendo indicada para tratar quadros de insônia. O mulungu é estudado e realmente efetivo quando se é necessário trazer resultados rápidos a algumas alterações do sistema nervoso, como em pacientes que sofrem de ansiedade, delírio e até mesmo convulsões. Nestes casos, o mulungu já se mostrou de forma expressiva como um bom calmante, anticonvulsivante e hipotensivo.
Um fato importante sobre a erva medicinal Erythrina Mulungu é que ela pode ser encontrada em centenas de lojas de produtos naturais, geralmente , em seu formato vegetal, mas também encontrado em pó ou até mesmo tintura. No mais, se seu objetivo é o chá, ele pode ser preparado tanto em sua forma vegetal, como na forma em pó. É só escolher a que melhor te agrada.
Para que serve o mulungu
Algumas das propriedades medicinais comprovadas do Mulungu incluem seu funcionamento sedativo, analgésico, anti-inflamatório, anticonvulsivante, hipotensivo e antitérmico. Dessa forma, o Mulungu é indicado exatamente para isso. Para cuidar das alterações de humor de um paciente, mas também pode ser utilizado em outras situações, sendo elas:
-
Ansiedade
Esta que pode ser desenvolvida em várias formas e níveis. A qualquer sinal, no entanto, o mais indicado é buscar um especialista.
-
Agitação e histeria
Se a pessoa é muito hiperativa, o Mulungu pode auxiliar na contenção de energia.
-
Ataques de pânico
Como dito, o Mulungu tem uma função de calmante. Acalmando e apaziguando eventuais ataques e outros tipos de crise.
-
Estresse pós-traumático
Para realizar tratamentos mais longos de mal estar, tranquilizando quem consome.
-
Depressão
Produz o mesmo efeito que para com a ansiedade.
-
Epilepsia
Seu caráter anticonvulsivante auxilia a evitar as crises.
-
Enxaqueca
Ajuda a reduzir as dores na cabeça.
-
Pressão alta
Ajuda a controlar a pressão arterial do indivíduo.
Hoje em dia, o Mulungu pode até ser aplicado para solucionar de dores fracas a moderadas, e até mesmo a febre.
Como preparar chá de mulungu
O chá de Mulungu pode ser preparado na forma em pó ou vegetal. Na forma em pó, basta esquentar água na quantidade que deseja e despejar o pó na água fervente. Depois, basta mexer com cuidado para que o pó seja inteiramente dissolvido na água.
Ingredientes
2 colheres de chá de casca de mulungu;
250 ml de água.
Modo de preparo
Coloque 250 ml de água para ferver;
Quando chegar a água começar a ferver, desligue o fogo;
Acrescente duas colheres de chá de mulungu, misture e tampe o recipiente (caso tenha você esteja usando mulungu em forma de erva, apenas adicione as folhas a água, da mesma forma). Deixe-a em infusão, de 5 a 10 minutos, aproximadamente;
Depois é só tomar o chá ainda morno. Se você tiver com o Mulungu ainda em folhas, não esqueça de coar o chá.
Possíveis efeitos colaterais e benefícios
Os efeitos colaterais do Mulungu são, comprovadamente, raros. No entanto, alguns estudos indicam quão podem surgir efeitos indesejáveis como sedação, sonolência e paralisias musculares.
Quem não deve tomar
O Mulungu está contraindicado para crianças com menos de 5 anos, grávidas e mulheres que estão amamentando. Além disso, o Mulungu não pode ser ingerido por pessoas que usam medicamentos anti-hipertensivos ou antidepressivos, sem supervisão do médico, pois pode aumentar negativamente a reação do corpo a esses medicamentos.
Benefícios
Como visto, o chá de Mulungu carrega consigo muitos benefícios àqueles que o tomam. Esses benefícios são ações de cuidado à saúde mental, emocional e do corpo como um todo, auxiliando os mais variados tipos de pacientes.
- Ajuda nos casos de depressão outros transtornos emocionais;
- Bom para a pressão;
- Ajuda a ter bons sentimentos e a evitar o estresse;
- Protege o fígado;
- Evita as crises epiléticas;
- É benéfico para o sistema urinário;
- Alivia dores e inflamações;
- Alivia cólicas;
- Tem ação antibacteriana;
- Ajuda as pessoas a largarem o cigarro.
- Auxilia no cuidado das doenças respiratórias;
Ingredientes Online
Viu quantos benefícios tem esse chá? O mais importante é viver sempre atento ao excesso do consumo desse chá e intercalá-lo com outros chás de reação semelhante, como, por exemplo, o chá de camomila. Para isso, você pode acessar a Ingredientes Online! A Ingredientes Online é o maior e-commerce do setor de produtos naturais em São Paulo.
A plataforma nasceu para ser o maior e melhor parceiro para quem se preocupa com alimentação saudável, bem-estar e sustentabilidade. Oferecemos produtos para todos os tipos de alimentos – low carb, sem glúten, sem lactose, vegetarianos e orgânicos.
Conheça o Ingredientes Online e tenha acesso aos melhores produtos do mercado, inclusive o Mulungu! Veja as ofertas disponíveis e aproveite já!
Comentários no Facebook