X

Conservantes: Como garantir qualidade e confiança?

Foto ilustrativa de polióis

Os conservantes são aditivos alimentares permitidos pela ANVISA, juntamente com antioxidantes, acidulantes, emulsificantes, corantes e aromatizantes. Podem ser naturais ou sintéticos e desempenham a função de aumentar a data de validade, reduzindo a velocidade de desenvolvimento de características indesejáveis, como mofo e deterioração microbiológica.

Todos os conservantes aprovados pela ANVISA, quando utilizados nas dosagens permitidas e adquiridos de fornecedores confiáveis, como a Ingredientes Online, que emite laudos técnicos e fichas de análises, são seguros para uso. Essa segurança é respaldada por diversos estudos científicos nacionais e internacionais.

Mas como escolher o melhor conservante para o seu produto? Aqui estão 3 passos para ajudá-lo a aumentar a data de validade dos seus produtos:

  • Passo 1: Acesse o PowerBi do Painel de Aditivos Alimentares da ANVISA, clique em “Aditivos
    Alimentares”, e depois em “Busca de Aditivos Alimentares”. Selecione o “Nome da
    Categoria do Alimento” e em seguida a “Função” de Conservante.
  • Passo 2: Identifique quais os principais utilizados na sua categoria. Realize pesquisas para obter informações sobre os ingredientes utilizados em produtos da mesma categoria. Faça uma lista dos conservantes mais comumente empregados.
  • Passo 3: Identifique o melhor conservante para a sua realidade. Agora é hora de definir uma lista de possíveis conservantes com base nos passos 1 e 2. Essa lista será testada em sua formulação, considerando os ingredientes, a fórmula, os processos e as embalagens específicas do seu produto. Por exemplo, você pode escolher testar o propionato de cálcio e o propionato de potássio. Em seguida, procure por estudos e publicações de produtos da sua categoria que tenham utilizado esses conservantes, verificando as dosagens médias utilizadas. Com base nisso, defina uma dosagem inicial para os seus testes.

Lembre-se de que os conservantes devem ser utilizados na menor dosagem necessária para alcançar o efeito desejado. Além disso, quando forem utilizados dois ou mais aditivos alimentares com a mesma função tecnológica e que possuam limites máximos estabelecidos, a soma das quantidades desses aditivos não pode exceder o limite máximo estabelecido para o aditivo permitido em maior quantidade, conforme estabelecido na RDC 778/2023 da ANVISA.

A escolha dos conservantes deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa das características específicas do seu produto, considerando fatores como composição, embalagem e condições de armazenamento. Realizar testes de estabilidade e monitorar a qualidade e garantir que os conservantes estejam desempenhando adequadamente sua função.

0 Reviews

Categories: Conservantes
admin: