Muitas pessoas associam o não consumo do chocolate à dieta. O chocolate amargo, porém, pode ser consumido como um grande aliado na vida de quem não consegue abrir mão de uma sobremesa, mesmo nos períodos de dieta, trazendo benefícios para a saúde, derrubando o argumento de quem acredita ser prejudicial.
Segundo a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), 75% dos brasileiros consomem chocolate amargo, sendo que 56% são mulheres.
Mas, afinal, de que forma o chocolate amargo pode fazer bem à saúde?
Como o chocolate amargo pode fazer bem?
Existem chocolates amargos com diferentes quantidades de cacau. Entre os mais saudáveis e com sabor mais agradável estão as opções de chocolate com 70% de cacau. Quanto maior o percentual de cacau e, consequentemente, menor teor de açúcar, mais benefícios pode trazer ao organismo.
O açúcar, em excesso, pode ser o vilão dessa história toda, pois ele traz uma séria de malefícios que fazem com que seu consumo possa seja prejudicial, porém o assunto hoje é sobre o chocolate amargo e não o açúcar em si. (Para saber mais sobre o excesso de consumo de açúcar e suas desvantagens, clique aqui!)
O cacau é um alimento riquíssimo em substâncias oxidantes que ajuda a controlar o nível de colesterol circulante. Isso ajuda a evitar o acúmulo de gordura nos vasos, assim, prevenindo doenças cardiovasculares.
Os 5 principais benefícios do chocolate amargo
Como dito anteriormente, um dos maiores benefícios do chocolate amargo é a baixa concentração de açúcar.
Todavia, os benefícios vão além e, muitas vezes, não são conhecidos por grande parte da população.
Dentre os principais, estão o auxílio no controle do colesterol ruim (LDL), a possível melhora e aceleração do metabolismo, promove a saúde do coração facilitando o fluxo sanguíneo, possui propriedades antioxidantes e causa sensação de bem-estar.
O chocolate amargo, por ter alta concentração de cacau, pode ser considerado um alimento funcional rico em flavonóides, que são antioxidantes com propriedades anticancerígenas, antibacterianas, anti inflamatórias e responsável pela prevenção do envelhecimento precoce.
Além dos antioxidantes, é rico em magnésio, tendo um efeito cardio protetor, pois auxilia na redução das placas de gordura nos vasos sanguíneos. Sem contar que é rico em feniletilamina, estimulando a produção de dopamina e serotonina que são hormônios relacionados ao prazer e bem-estar.
Como consumir o chocolate amargo
Assim como qualquer alimento, é preciso tomar um certo cuidado com o chocolate amargo. Para que seus benefícios sejam notados, é importante consumi-lo com moderação, mesmo que ele seja saudável.
Conforme especialistas, a dose diária ideal está entre 25 a 30 gramas, não sendo recomendado ultrapassá-la para não interferir na sua dieta ou causar possíveis problemas como o sobrepeso, colesterol alto, diabetes e cálculos renais.
Consumindo o recomendado, porém, não há risco algum. A dieta se tornará melhor – assim como a saúde de seu organismo – se for associada a exercícios físicos, dentre outros hábitos.
Onde comprar chocolate amargo
A Ingredientes Online é um fornecedor de produtos naturais onde você encontra os melhores preços e promoções de chocolate amargo e mais variedades de produtos da melhor qualidade.
Não perca tempo e acesse agora mesmo o nosso site e garanta já os produtos para sua alimentação saudável!
Comentários no Facebook