X

Saiba como enfrentar os primeiros obstáculos da dieta

Mulher com as mãos na cabeça em frente a uma bancada repleta de alimentos / Crédito: Divulgação

Começar uma dieta requer esforço e dedicação. São hábitos que foram cultivados durante anos e que, de uma hora para a outra, precisam ser mudados. O corpo e o paladar pedem certos alimentos que não ajudam na reeducação alimentar. Por isso, muita gente promete começar na segunda-feira e só se dá conta de que não deu certo quando a próxima segunda chega ou, ainda, se alimenta corretamente nas primeiras refeições, mas rapidamente perde o controle sobre o que ingere e abandona os esforços.

Mas você já parou para pensar que existem razões para isso acontecer? E que, da mesma forma, existem estratégias que você pode adotar para enfrentar e vencer os primeiros obstáculos da dieta?

Foi pensando em te ajudar a conquistar seus objetivos e finalmente ter uma alimentação saudável que preparamos este post. Veja agora como enfrentar os desafios de uma dieta e chegar onde você deseja.

Não exclua o convívio social só por que está de dieta

O objetivo da dieta é conquistar algo que seja bom para você. Mas isso não significa que você deva deixar de lado tudo aquilo que gosta, como sair com os amigos, por exemplo. Para noites de diversão, o segredo é se alimentar com comidas leves antes de sair de casa. Dessa forma, você não ficará com fome ou perderá o controle sobre a sua alimentação com petiscos do bar. E se ficar sem um drink ou outro é muito para você, você pode alterná-los com um copo de água para diminuir a ingestão calórica.

Entenda o que é fome e o que é vontade de comer

Um dos grandes obstáculos da dieta é a fome que pode surgir eventualmente. Ela pode ser uma sensação, provocada pela percepção de que você está ingerindo quantidades menores de comida, ou até fome mesmo, uma vez que o seu corpo está acostumado com alimentos mais pesados e, de repente, se encontrou sendo alimentado por refeições leves e funcionais. O segredo para driblar essa dificuldade está em fazer refeições a cada três horas, para evitar que o cérebro mande um sinal de fome para o seu corpo, e focar bastante na mastigação para que ele entenda que há uma movimentação relacionada à alimentação.

Controle as suas expectativas e crie metas realistas

Uma das grandes inimigas da dieta é a sensação de que ela não está fazendo efeito. E a verdade é que ela demora um pouquinho mesmo, o que pode desencadear a ansiedade e, consequentemente, a vontade de comer mais. Por isso, é fundamental estabelecer metas realistas e controlar as expectativas. O corpo precisa de recompensas para que um novo hábito seja atingido. Por isso, se você puder recompensá-lo com a satisfação de ter perdido 2kg, ele não terá problemas em continuar a dieta por mais tempo e perder mais peso.

Preste atenção nos seus sentimentos

Além de todos os benefícios nutricionais, uma dieta equilibrada e recomendada por um médico especializado é importante pois ela tem efeitos diretos na sua saúde emocional. Isto é, quando você fica irritado, sem paciência ou sem ânimo, é sinal de que a sua alimentação não está adequada. Por isso, preste bastante atenção aos seus sentimentos. A irritabilidade excessiva costuma ser o primeiro a aparecer e pode prejudicar os seus esforços. Se isso acontecer, procure ajuda profissional para corrigir a rota.

Fazer dieta está entre as resoluções de ano-novo da maioria das pessoas. Ela pode ser focada na perda de peso ou com o objetivo de se sentir melhor, de se tornar uma pessoa saudável. Mas a verdade é que independentemente do motivo, ela sempre envolverá desafios e bastante foco. Por isso, se você se propôs a seguir esse caminho, use as dicas desse post para superar todos os obstáculos.

Se você está nesse momento de vida, veja o post que preparamos e que vai provar que uma dieta pode ser saborosa sim!

0 Reviews

Categories: Dieta
admin: