Iniciar uma dieta requer dois ingredientes básicos: uma motivação e bastante força de vontade. O primeiro passo é entender quais alimentos serão permitidos e quais não poderão cruzar o seu caminho durante o período proposto. A maior dificuldade nesse desafio está no fato de que os resultados podem demorar um pouco para aparecer. Ou seja, não há uma recompensa imediata que ajude a manter o foco no seu objetivo final. E, por esse motivo, é comum que cometamos alguns errinhos que podem colocar todo o desafio a perder.
É exatamente para te ajudar a se manter nos trilhos e não comprometer sua meta de ficar mais saudável que preparamos o post de hoje. Veja agora 4 erros que podem sabotar a sua dieta e fique ainda mais próximo do seu objetivo.
Não conhecer os alimentos que você ingere
Entender exatamente o que você está ingerindo é fundamental para o sucesso da sua dieta. Por exemplo, você sabia que carboidratos são transformados em açúcares durante o processo digestivo? Isso significa que, mesmo que você não coma nenhum doce, aquele pãozinho delicioso pode ter o mesmo efeito que um brigadeiro na sua dieta. Por isso, ao escolher cada comida que vai para o seu prato e depois para o seu organismo, saiba exatamente o que você está ingerindo. E esse assunto está totalmente ligado ao próximo tópico da nossa lista.
Confiar totalmente nos alimentos light da dieta
Existe toda uma indústria alimentícia que trabalha incansavelmente para vender cada vez mais produtos ultraprocessados. E muitos deles são comercializados como produtos light, que prometem fazer toda a diferença na sua dieta. Mas a realidade é que durante o processo de fabricação desses produtos, muitos químicos são utilizados. Alguns podem aumentar a retenção de líquidos, já outros são açúcares disfarçados, por exemplo. Independentemente de quais forem as consequências, elas definitivamente não serão boas para a sua perda de peso.
Achar que bebidas não contam calorias
A única bebida que você pode ingerir e que não conta calorias é a água. Além de ser fundamental para que o seu corpo se mantenha saudável, ela é a única que pode ser ingerida em abundância e indiscriminadamente. Para todas as outras, as calorias, açúcares e efeitos no corpo devem ser levados em consideração. Esse ponto também é válido para bebidas alcoólicas, como, por exemplo, a cerveja, que é equivalente a comer um pão. Por isso, se você for escolher qualquer bebida, pense nos benefícios e vitaminas que ela vai te dar e faça as calorias valerem a pena.
Leia também: 7 alimentos que ajudam a reduzir o açúcar no sangue
Não pensar na alimentação estrategicamente
O que ingerimos funciona como combustível para os nossos corpos. Se a dieta acontece ao mesmo tempo que uma prática regular de exercícios físicos, os alimentos devem ser ingeridos estrategicamente. Isso significa ter em mente que você precisará de alimentos para o pré-treino e outros para o pós-treino. Isso porque o seu corpo deve ter os nutrientes necessários para que você se exercite e também para que os músculos se recuperem a tempo do próximo treino. Sem esse tipo de alimentação, o seu metabolismo pode até acelerar no começo, mas ficará estagnado muito rapidamente, o que colocará a dieta a perder.
Para que a sua dieta tenha sucesso é preciso ter informação. Ela permite que você tenha à disposição exatamente os alimentos necessários para potencializar os exercícios físicos, acelerar o metabolismo e, consequentemente, perder peso.
Se ainda assim você está tendo dificuldades, veja agora alguns indícios do porquê você não está perdendo peso.
Comentários no Facebook