Na produção de cerveja, o lúpulo é um dos ingredientes presentes, assim como a levedura, malte e água. Durante a produção, ele é o responsável, por exemplo, pelo aroma e também pelo amargor das cervejas.
É claro que a sua utilização varia de produção para produção, seguindo o estilo de cerveja que será fabricada. Todavia, independente da quantidade utilizada, temos a certeza que esse ingrediente tem grande influência no produto final.
Afinal, o que é lúpulo?
Trata-se de uma planta pertencente a família Cananbinaceae, de gênero Humulus. Além de ser conhecida por lúpulo, também pode ser chamada de Humulus Lupulus, seu nome científico.
Entre seus principais componentes, estão os óleos essenciais, resinas e também polifenóis.
Lúpulo na produção de cerveja
Durante a produção de cerveja, é na fervura que o lúpulo é adicionado ao mosto. A partir de então, suas resinas irão promover o amargor à cerveja, assim como os alfa-iso-ácidos.
Os óleos essenciais, por sua vez, são os que irão promover os aromas do mosto e, consequentemente, da cerveja. E os polifenóis, por fim, auxiliarão na validade da cerveja, fazendo com que ela possa permanecer por mais tempo na prateleira, uma vez que eles tem ação antisséptica e bacteriostático.
Tipos de lúpulo
Saaz
Originária da República Tcheca, esse tipo de lúpulo foi intitulado com o nome da cidade de Saaz, que agora é Zatec.
Ele está presente em todas as Bohemian Pilsners e trata-se de um lúpulo aromático que contém aroma de grama, nuances florais e picantes.
Centennial
Esse lúpulo – que é proveniente dos Estados Unidos – pode ser tanto aromático como também de amargor.
Trata-se de um lúpulo que contém notas florais intensas e também cítricas.
Amarillo
Esse lúpulo – também de origem norte-americana – é um dos melhores para ser utilizado como aroma, já que promove notas de pinho, maracujá e laranja, caracterizados por aromas herbal, cítrico e frutado.
Quando há problemas na safra, esse lúpulo, consequentemente, é mais difícil de ser encontrado no mercado.
Citra
Esse lúpulo – também de origem norte-americana – é proveniente do cruzamento de diversos lúpulos, como o Hallertau Mittelfreuh, U.S, Tettnanger e E.K, Goldings.
Quando usado no aroma, esse lúpulo é caracterizado por notas frutadas e cítricas, que relembram melão, lima, manga, lichia e grapefruit.
Nelson Sauvin
Proveniente da Nova Zelândia, foi o primeiro lúpulo desse local a se destacar no mercado.
Ele é usado para influenciar no aroma e também no amargor, uma vez que é caracterizado por notas que relembram vinho branco, picante e uva.
Sorachi Ace
Proveniente do Japão, esse lúpulo também foi implementado na América do Norte em 2006.
Ele também pode ser usado tanto para o aroma, como amargor, uma vez que relembram limão, coentro e limão siciliano, representando notas herbáceas e cítricas.
Onde comprar ingredientes para a produção de cerveja
Entre agora mesmo em nosso site do atacado da Ingredientes Online e garanta os seus ingredientes para a produção de cerveja!