X

Maltes: entenda a diferença entre eles na produção de cerveja

Tipos de maltes / Crédito: Divulgação

Se você é produtor de cerveja – ou está no início desse processo – e precisa entender um pouco mais sobre a diferença entre os maltes, sejam eles importados ou não, atente-se as descrições que daremos a seguir!

Maltes nacionais

Malte Pilsen Nacional

Esse malte, que apresenta uma grande qualidade, é destinado a produção de qualquer tipo de cerveja clara e também pode servir como base para outras que são especiais. Nele, a cor do mosto é representada por 3 a 4 EBC e poderá ser utilizado até 100%.

Malte Pale Ale Nacional

100% nacional, esse malte é muito utilizado em cervejas europeias caracterizadas por uma alta fermentação, mas também pode ser usado para Ales, Lager, Stout, Porter e Belgas. O malte Pele Ale é ideal para ser utilizado na técnica single mash, e seu resultado final são referentes a notas de pão, mel e frutas secas, podendo ser utilizado até 100%. Nele, a cor é representada por 5,5 a 7,0 EBC.

Malte Vienna Nacional

Devido a seu alto teor proteico, esse malte é destinado a fabricação da maioria Brown e Golden Lagers, mas também é utilizado Marzen, Vienna Lager e Festbier, que são classificadas como cervejas douradas.

Além disso, ainda em cervejas claras, o Malte Vienna Nacional também pode ser utilizado para corrigir a cor, tornando-a levemente mais dourada. Nele, a cor é representada por 7,5 a 10 EBC, podendo ser utilizado até 100% do produto durante a produção.

Malte Munique Nacional

O Malte Munique Nacional, por sua vez, é o responsável por tornar algumas cervejas mais aromáticas e cores mais intensas, como nas cervejas pretas, Bock e Munique, que são escuras, podendo ser utilizado até 100%. Nas cervejas Pilsen, por exemplo, o Malte Munique Nacional pode ser utilizado em pequenas doses para atingir o resultado desejado: notas de pão, mel e caramelo.

Nele, a cor é representada por 20 a 25 EBC.

Maltes Internacionais

Malte Pilsen

Proveniente da Alemanha, esse mal te é o responsável por aderir corpo a cerveja. Por meio de uma boa formação, ele também é capaz de reter a espuma e proporcionar um aroma mais maltado e adocicado, representado por notas de mel.

Tudo isso é capaz devido a grande concentração de proteínas e glucanos e propriedades que clareiam a cerveja. Além disso, esse malte é adaptável a qualquer equipamento e técnica de brassagem, podendo ser utilizado até 100% durante o processo nas cervejas Pilsen sem álcool.

Nele, a cor é representada por 2,5 a 4,5 EBC.

Malte Pale Ale

Esse malte é capaz de melhorar o rendimento e também clarear mais facilmente a cerveja, além de fornecer notas de mel, pão e frutas secas, e encorpar o corpo da cerveja, podendo ser utilizado até 100% na produção das cervejas Ale, Stout, Lager, Belgas e Porter.

Tudo isso é possível devido a baixa quantidade de proteínas e glucanos (sua composição é oposta ao Malte Pilsen).

Nele, a cor é representada por 5,5 a 7,5 EBC.

Malte Vienna

Responsável por aderir notas mais doces, como de malte, mel e nozes, o Malte Vienna também encorpa mais a cerveja e proporciona uma cor voltada ao dourado, e pode ser utilizado até 100% nos processos das cervejas Stout, Vienna, Dark Ale, Festbier, Lager, Marzen, Ale e Maibock, entre outras.

Nele, a cor é representada por 6 a 9 EBC.

Malte Munique tipo 1 e 2

tipo 1: em cervejas intensas, esse malte é utilizado a fim de proporcionar notas maltadas, casca de pão, mel e caramelo claro, podendo ser utilizada até 100% em cervejas como Oktoberfest Bier, Munich Helles, Festbier e Maibock.

Nele, a cor é representada por 12 a 18 EBC.

tipo 2: já o Malte Munique tipo 2, é utilizado para proporcionar notas mais intensas de malte, caramelo, pão e mel, além de compactuar cores mais fortes às cervejas, como October, Munique, Stout, Bock, Marzen e Dubbel, podendo ser utilizada até 100%.

Nele, a cor é representada por 20 a 25 EBC.

Malte trigo claro

Esse malte é capaz de proporcionar uma maior cremosidade, aroma e corpo da cerveja, além de implementar notas de nozes, pão, biscoito, caramelo claro e toffee, podendo ser utilizado até 100% na produção de cervejas como Altbier, Weizenbock, Kolsch e Hefeweizen.

Nele, a cor é representada por 3 a 5 EBC.

Malte Carahell (Malte Especial Caramelo)

Esse malte é responsável por proporcionar uma intensificação no corpo da cerveja, do aroma de malte e na estabilidade da espuma. Além disso, ele faz com que a cerveja disponha de notas mais suaves de caramelo e também corrige cores que estão muito claras em Pilsen e Lagers, além de também poder ser utilizado até 30% em cervejas Ales leves, Bock e cervejas de trigo com pouco ou nenhum teor de álcool.

Nele, a cor é representada por 20 a 30 EBC.

Malte Carared

O Malte Carared é o responsável por intensificar a cor da cerveja, atribuindo uma coloração mais escura e avermelhada, além de intensificar o aroma do malte com notas de mel, caramelo e biscoito e intensificar o corpo de cervejas avermelhadas, como Scottish Ales, Bock, Red Ales, Altbier, Bock e cervejas de trigo, podendo ser utilizado até 25%.

Nele, a cor é representada por 40 a 60 EBC.

Malte Caraamber

Esse malte é responsável por agir positivamente na estabilidade do sabor da cerveja, melhorando seu paladar. Além disso, ele é capaz de promover coloração avermelhada à cerveja e proporcionar notas de pão, caramelo e toffee, podendo ser utilizado até 20% em cervejas escuras, como Brown Ale, Amber Lager, Bock, Irish Red e Kellerbier.

Nele, a cor é representada por 60 a 80 EBC.

Malte Maris Otter Ale

Capaz de proporcionar excelentes resultados nas cervejas Ales e também em cervejas claras no geral até 100%.

Nele, a cor é representada por 5,5 a 7,5 EBC.

Malte Amber

O Malte Amber é o responsável por aderir sensações mais suaves à cerveja, como de biscuit ou torrado sem muita intensidade, sendo utilizado até 15% em cervejas representadas por baixa coloração de maltes torrados, como as Stouts, Porters, Ales e Milds.

Nele, a cor é representada por 60 a 80 EBC.

Onde comprar

Você pode encontrar todos os tipos de malte mencionados acima em nosso site da Ingredientes Online. Entre agora e garanta já o seu!

0 Reviews

Categories: Produtos
admin: