X

Ora-Pró-Nobis: conheça 5 benefícios

Ora Pro Nobis

A Ora-pro-nobis é uma planta nativa das Américas e comum das regiões nordeste e sudeste do Brasil, cujo nome vem do latim com significado de “rogai por nós”. Ora-pro-nobis é uma das PANC (planta alimentícia não convencional) mais consumidas no nosso País. E, tradicionalmente, ela sempre apareceu nas casas brasileiras como substituta ou complemento da carne, pois é conhecida por ser riquíssima em proteínas. 

Agora, com o novo aumento no preço da carne e com o avanço do veganismo e vegetarianismo no mundo, a ora-pro-nobis tende a ser cada vez mais consumida. Portanto, este artigo abordará importantes tópicos sobre essa nova planta, que vem chamando a atenção na culinária brasileira, para te deixar completamente a par dessa nova onda de consumo da ora-pro-nobis.

O que é ora-pro-nobis? 

Nativa do continente americano, ela é cultivada naturalmente desde o sul dos Estados Unidos até as pradarias argentinas, portanto, a ora-pro-nobis é uma planta bastante peculiar e rica em possibilidades de usos. Ela se assemelha a um mato qualquer que poderia crescer no seu quintal. Dessa forma, ela definitivamente não chama atenção, exceto quando ela dá flores, que são verdadeiros objetos de contemplação. 

O consumo da ora-pro-nobis traz muitos benefícios. | Foto: Freepik.

Além de uma beleza natural, a ora-pro-nobis é também parte da cultura brasileira, principalmente da mineira. Seu consumo como alimento no Estado de Minas Gerais já é comum desde os tempos coloniais, por esse motivo, criou-se uma relação íntima entre a culinária local e a ora-pró-nobis, levando à criação do Festival do Ora-pro-nobis na cidade de Sabará.

Há também uma nova relação com a ora-pro-nobis com a recente onda de veganismo. Muitos veganos incentivam a adoção da planta como uma substituta barata e acessível da carne, com o intuito de obter proteínas, visto que ela é uma planta fora da curva no seu valor nutricional. Dessa forma, a ora-pro-nobis tem virado uma queridinha dos veganos no Brasil.

Para que serve a ora-pro-nobis?

Naturalmente, por termos um convívio tão antigo com a ora-pró-nobis, encontramos uma infinidade de usos para essa planta. Essas utilidades incluem o uso ornamental, usando as flores rosas ou brancas da planta, como objeto de decoração. 

As flores dessa planta são conhecidas por terem essas duas cores chamativas, serem bastante perfumadas e repletas de pólen e néctar. Elas brotam de janeiro a abril e são super práticas de serem cultivadas, uma vez que não exigem solo muito fértil e apenas sol ou meia sombra basta para elas, além de serem bem resistentes à seca. 

A planta tem alguns usos medicinais também, sendo uma grande aliada da saúde em qualquer etapa da vida. A hortaliça é rica em cálcio, ajudando no fortalecimento dos ossos, em vitamina C, ajudando na imunidade, e em fibras, facilitando o funcionamento do intestino. Além disso, ela possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e analgésicas, que fazem de suas folhas uma desejável matéria prima para chás.

Como usar a ora-pro-nobis?

O uso mais comum da ora-pro-nobis no ramo alimentício é a utilização de folhas e brotos na preparação de refeições, apesar das flores também serem comestíveis. Normalmente, usam-se essas folhas de várias maneiras diferentes para cada tipo de receita que queria fazer. Elas podem ser usadas inteiras, rasgadas, secas, refogadas e até transformadas em pó. 

O como comer ora pro nobis é um terreno vasto de possibilidades. Com as folhas inteiras, o seu uso pode ser feito em saladas, batidas num suco verde, em uma tradicional sopa mineira ou refogadas e usadas em receitas de sua preferência. Ao picar e rasgar as folhas, elas fazem ótimos ingredientes para molhos (principalmente o molho pesto) e caldos. Já com a ora-pró-nobis totalmente picada ou em pó, seu uso pode ser feito em receitas de pão, omeletes e até integrado a receitas como sucos e molhos, citadas anteriormente.

Há uma finalidade especial também para as frutas da ora-pró-nobis, que podem ser colhidas entre junho e julho, que podem ser usadas na produção de licores.

5 benefícios da ora-pro-nobis

Listamos, a seguir, os benefícios que a ora-pro-nobis proporciona ao nosso corpo:

Fortalece os ossos 

A ora-pro-nobis, como já foi dito antes, é uma fonte considerável de cálcio, uma vez que cada 100 gramas de folhas dessa planta contém 79 mg de cálcio, o que equivale a aproximadamente 6,6% do valor de consumo diário necessário para nossa saúde. 

Sendo assim, ela é um ótimo complemento nutricional para o nosso organismo, principalmente para pessoas que sofrem de osteoporose ou tendem a sofrer futuramente.

Fortalece a imunidade do corpo

As folhas de ora-pró-nobis também são recheadas de vitamina C, nutriente responsável por aumentar a produção de glóbulos brancos e anticorpos no corpo. Nessa mesma quantidade de 100 g, citada anteriormente, encontra-se 23 mg de vitamina C no alimento, o equivalente a consumir metade de uma laranja. 

Portanto, a ora-pro-nobis é um excelente complemento alimentar e é extremamente bem-vinda para pessoas com baixa imunidade. Além disso, a planta é um alimento saudável e útil para acrescentar em sopas no inverno, quando as temperaturas mais baixas favorecem a circulação de doenças como a gripe.

Auxilia no combate à anemia

Esse é outro fator na lista de benefícios do ora pro nobis, que faz desta planta uma das queridinhas dos vegetarianos e veganos. As folhas dessa planta são carregadas de ferro, mais até do que em outras folhas, como a couve e o espinafre. 

Além do mais, o ferro também precisa da ingestão de vitamina C para ser absorvido pelo corpo, o que faz do benefício citado um extra, ou seja, no mesmo alimento você encontra uma boa quantidade de ferro e vitamina C, o que dispensa tradições como a de consumir uma laranja após comer feijão.

É uma boa fonte de proteínas

Evidentemente, a planta tem menos proteína que qualquer tipo de carne, porém, em comparação a outros vegetais com valor protéico como feijão e milho, a ora-pro-nobis se destaca. Pois, em cada 100 g de folha, obtém-se 2 g de proteína, o que significa que ela é essencial para aqueles que não consomem carne e é um acréscimo para aqueles que comem, mas que querem ingerir mais proteína de forma saudável, como atletas em busca de mais massa muscular, por exemplo.

É anti-inflamatória e analgésica

Quando algum integrante da família está doente, tomar um chá com propriedades medicinais e anti-inflamatórias, é tradição de toda casa no Brasil. E é aí que entram benefícios do chá ora pró nobis, porque as folhas são altamente eficazes em combater doenças inflamatórias da pele e inflamações no geral, o que, por sua vez, combate naturalmente dores e desconfortos causados por essas inflamações.

Para saber mais sobre Ora-pro-nobis e como ter uma alimentação saudável, acesse o site da Ingredientes Online e tire suas dúvidas!

 

0 Reviews

Categories: Produtos
admin: