Dentre diversos tipos de sálvia – ou salvia – há a que é proveniente do Mediterrâneo e faz parte da família das mentas. Também conhecida como Salvia sclarea, essa erva promete diversos benefícios ao nosso organismo, até mesmo para amenizar os sintomas da menopausa.
Benefícios e propriedades da sálvia
Entre muitos benefícios, destacam-se:
- auxilia na redução do estresse;
- é anti-bacteriana;
- atua como anti-depressivo;
- reduz cólicas;
- ameniza os sintomas da menopausa
Tudo isso é possível devido a grande quantidade de vitamina K, que pode suprir até quase 45% da porção diária recomendada. Também há uma grande parcela de ácido fólico, vitamina A, B, C, E, fibras, riboflavina, piridoxina, Tiamina, e muitos minerais, como magnésio, ferro, cálcio, manganês e cobre.
Como inclui-la em sua rotina
Essa erva pode ser usada em diversos produtos, como desodorantes – a partir do óleo da Salvia – e também como chá, como é mais utilizada.
Além disso, é muito comum também que seu óleo seja utilizado em técnicas de aromaterapia, fazendo com que apenas o seu aroma, por exemplo, seja capaz de minimizar o estresse e a ansiedade. Em casos de sintomas da menopausa, a mesma reduzem as ondas de calor que são comuns durante esse período.
Quando diluída na água, ela também é capaz de ter ação anti-bactericida, como contra o Staphylococcus.
Contraindicações
Não é recomendado aplicar esse óleo diretamente na pele. Ou seja, é preciso – sempre – misturá-lo a água ou até mesmo a um óleo de origem vegetal, como o óleo de coco ou de girassol, e só então fazer massagem.
No caso da inalação, você pode escolher se deseja ou não dilui-lo.
Como a sálvia contém tujona – um composto tóxico – é preciso ficar atento ao consumir, limitando o seu uso a, no máximo, 1 litro por dia.
Onde comprar
Em nosso site da Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais, você encontra a sálvia desidratada. Garanta agora a sua para desfrutar de seus benefícios!
Comentários no Facebook