O tomate seco possui um sabor peculiar com um toque mais sofisticado, o que o torna cada vez mais comum na categoria de gastronomia. Além de gostoso e muito nutritivo, o tomate seco pode ser utilizado como acompanhamento nos pratos, saladas e até mesmo nas pizzas.
O tomate é rico em nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Assim como o tomate fresco original, o tomate seco é uma grande fonte de licopeno. Além disso, ele é rico em vitamina A e possui uma série de benefícios para a saúde.
Ao longo da matéria, você conhecerá um pouco mais sobre esse alimento tão saudável, mas pouco reconhecido. Aprenderá o que é o tomate seco, como se faz tomate seco caseiro, como utilizá-lo e quais são os principais benefícios desse alimento para a saúde do organismo humano. Continue a leitura para conferir!
O que é o tomate seco?
O tomate seco se origina do processo de desidratação do tomate fresco. Ao decorrer do processo, tanto os nutrientes quanto o sabor do tomate aparecem mais concentrados.
Há diversos nutrientes importantes na composição do tomate e que podem beneficiar a saúde humana, um deles é o licopeno (potente antioxidante que age contra o estresse oxidativo), outro é o potássio (mineral que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e da hipertensão).
Quando é realizada a desidratação em ambientes com baixa temperatura, todas as propriedades do tomate maduro são mantidas. O tomate maduro é rico em vitaminas A, B, E e em ácido fólico. Ele também possui sais minerais, como o potássio (citado anteriormente), fósforo e magnésio.
Ao realizar a desidratação do tomate, certifique-se de que ele esteja bem maduro, pois só assim terá uma maior concentração de todos esses nutrientes.
Algumas pesquisas apontam que o tomate seco pode auxiliar no tratamento de câncer, pois o licopeno (pigmento que dá cor ao tomate) é considerado eficiente na prevenção dessa doença e no fortalecimento do sistema imunológico do organismo.
Como utilizar o tomate seco?
O tomate seco pode ser consumido tanto em sua forma natural como pode ser adicionado em lanches e em saladas. Por sua vez, o tomate seco é um alimento muito versátil e pode ser utilizado também na preparação de patês, molhos, risotos, pizzas, ovos, lasanhas, tortas, entre outras receitas.
Seu consumo no azeite deve ser com moderação, pois, por mais que o azeite seja uma gordura de ótima qualidade, é rico em calorias.
Modo de preparo
Para preparar o seu tomate seco, é necessário ter cuidado com os ingredientes, o ideal é que você opte pelos tomates italianos, pois eles são perfeitos e indicados para essa receita.
É possível realizar esse preparo com a quantidade de tomates que desejar, só é preciso estar atento a quantidade de sal e açúcar ao longo da receita: sempre 4 para 1, respectivamente.
- Corte os tomates no meio e retire a polpa completamente, faça isso na torneira da pia, assim evita perder sementes;
- Após cortar os tomates, coloque-os em uma forma com as peles viradas para baixo. É recomendável utilizar um papel-alumínio no fundo da forma para desgrudar os tomates com mais facilidade;
- Com o auxílio de uma colher, coloque o açúcar misturado com sal dentro e fora dos tomates, em seguida, leve-os ao forno médio por 40 minutos. retire e vire ao contrário, se necessário, coloque mais da mistura do sal e açúcar. Leve ao forno novamente, agora de 30 minutos a 1 hora.
Após retirar o seu tomate do forno, você pode optar por consumir assim mesmo ou deixá-lo armazenado apurando o sabor. Atenção: na hora de conservar o tomate seco, utilize um pote com tampa firme, pois será necessário forrar o fundo com azeite de oliva e depois temperá-lo ao seu gosto.
Após isso, será preciso completar com mais azeite e levar à geladeira por 1 ou 2 dias antes de consumi-lo.
Quais seus benefícios?
Agora que você já viu o que é e como preparar a receita tomate seco, saiba quais são os benefícios que esse alimento pode proporcionar para a saúde humana:
Pele mais saudável
Pelo fato de ser rico em vitamina A, o tomate seco pode beneficiar na saúde e na aparência da pele. Por isso que seu consumo pode auxiliar a prevenir ou tratar as acnes e evitar o envelhecimento precoce.
Esse envelhecimento precoce é resultado do estresse oxidativo. Esse processo inflamatório é resultado da ação de radicais livres. A grande quantidade de licopeno presente no tomate seco pode beneficiar a pele contra os efeitos solares.
Saúde dos olhos
Devido a sua grande quantidade de vitamina A, o consumo de tomate seco pode ajudar a reduzir o risco da degeneração macular.
Melhorias no sistema imunológico e fortificação dos ossos
Como você já pôde perceber, a vitamina A é um nutriente muito importante presente no tomate seco e, mais uma vez, ela auxilia o organismo, podendo fortalecer a imunidade.
Por ser uma fonte de potássio e licopeno, o tomate seco pode ajudar a prevenir também problemas relacionados à saúde óssea, como a osteoporose.
Fonte de fibras
Além de todas as vitaminas e sais minerais presentes no tomate seco, esse alimento também é rico em fibras.
Por essa razão é que ele auxilia no funcionamento intestinal. Assim, o consumo do tomate seco pode ajudar na prevenção de constipação e pode promover maior sensação de saciedade – o que ajuda em uma dieta para perda de peso.
Controle da pressão arterial
Pela sua grande quantidade de potássio, o tomate seco está presente na lista dos alimentos que podem ajudar a manter a pressão arterial estável. No entanto, ele deve ser consumido de forma moderada uma vez que possui uma grande quantidade de sódio.
Proteção a saúde do coração
A abundância de fibras e antioxidantes presentes no tomate seco podem ajudar na saúde cardiovascular, pois esse alimento pode auxiliar no controle do colesterol.
Retardação do envelhecimento precoce
O tomate seco pode ajudar a retardar o envelhecimento precoce, mantendo a pele jovem por mais tempo devido à proteção da vitamina A e do licopeno, que atua como um filtro solar natural.
Prevenção contra o tratamento de câncer
Por ser fonte de antioxidantes e fitonutrientes, o tomate seco pode ajudar a prevenir o câncer, reduzindo consideravelmente o processo de desenvolvimento das células cancerígenas. Além disso, os antioxidantes são capazes de auxiliar na redução de doenças cardíacas.
Gostou do artigo? Caso você deseje obter o tomate seco já pronto e deseja obter mais informações sobre esse alimento, é possível garantir o seu através da Ingredientes Online!