X

4 dicas para conquistar o bem-estar físico

Imagem meramente ilustrativa de uma mulher praticando exercícios físicos / Crédito: Divulgação

Quando você pensa em cuidados com o seu corpo, quais são os primeiros pontos que vêm à mente? E quando falamos em bem-estar físico?

A realidade é que, para a maioria de nós, o bem-estar é uma daquelas coisas que só percebemos que existem quando começamos a nos sentir mal, seja pelo corpo cansado, pela falta de energia ou até pela dificuldade do sistema imunológico em defender os nossos corpos. Todos esses são sinais de que algo está errado e precisa ser corrigido para você voltar a estar saudável. A boa notícia é que você mesmo pode fazer isso, com alguns passos simples. Então leia este texto até o final e veja quais são as 4 dicas de ouro para conquistar o bem-estar físico.

Se alimente de maneira equilibrada e dê o combustível correto ao seu corpo

Você teria coragem de abastecer o seu carro com álcool de cozinha? Ou de conscientemente usar combustível adulterado? Apostamos que a resposta é não. O mesmo raciocínio funciona para o seu corpo e a conquista do bem-estar físico. Isso porque os alimentos que escolhemos a cada refeição funcionam exatamente como combustível para que os nossos corpos trabalhem corretamente e se mantenham saudáveis. Quando ingerimos muita gordura, açúcares e alimentos ultraprocessados, é uma questão de tempo até o seu corpo começar a pedir ajuda.

Pratique exercícios para fortalecer seus músculos

O bem-estar físico também está ligado à maneira com que estimulamos os nossos corpos ao longo do dia. E, para conquistá-lo, é preciso praticar exercícios físicos regularmente. Os benefícios desse hábito não estão apenas ligados à forma física. Na realidade, essa é apenas uma consequência.

Os verdadeiros motivos por trás dessa necessidade são: acelerar o metabolismo, prevenir doenças cardiorespiratórias, fortalecer o sistema imunológico, prevenir a osteoporose, reduzir o colesterol, prevenir o diabetes, evitar a hipertensão e, até mesmo, melhorar a libido.  

Durma o suficiente para conquistar o bem-estar físico

Foi-se o tempo que o descanso era abundante em nossas rotinas, não é mesmo? São muitas as tarefas no trabalho e em casa que acabam consumindo a maioria do nosso tempo. Enquanto tudo isso acontece, o cérebro absorve uma quantidade enorme de informações e precisa de tempo para processar tudo isso. Por esse motivo, dormir bem é fundamental para o seu bem-estar físico. É durante essas horas que o seu corpo se recuperará de todos os esforços ao longo do dia e ficará novo em folha para vencer mais um novo dia.

Cuide da sua saúde mental tanto quanto do corpo

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. A realidade é que existem diversos quadros que podem afetar drasticamente o seu bem-estar físico. E pense bem: se você estivesse com a perna quebrada, tentaria correr uma maratona mesmo assim? O mesmo serve para a sua saúde mental. Por isso, procure formas de manter-se saudável emocionalmente e, caso isso não aconteça, não hesite em procurar a ajuda de um profissional, exatamente como você faria se tivesse um machucado físico.

O bem-estar físico é o tipo de coisa que deve ser uma prioridade na vida de todos nós. Para tanto, existem alguns hábitos que podem ajudar muito: uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos, uma boa noite de sono e cuidados com a sua saúde mental.

Se você quer provocar uma mudança significativa na sua vida agora mesmo, veja como perder peso sem passar fome!

0 Reviews

admin:

View Comments (0)