Você com certeza já teve ou conhece alguém que tem um mau hábito! Existem muitos como: roer as unhas; fumar; ranger os dentes, contudo o mais difícil de perceber e de largar são os maus hábitos alimentares.
O mau hábito alimentar
O tempo ocioso ou pouco até a falta de tempo devido aos desafios de trabalho, cuidados com a família, podem favorecer o consumo em excesso como recurso de distração ou o consumo rápido de refeições para dar conta das tarefas cotidianas.
Isso é péssimo para o seu organismo e vai cobrar a fatura cedo ou tarde.
O mau hábito alimentar é impulsionador de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas, pulmonares e até cáries.
Pensando nisso vamos apresentar a seguir 4 passos para se livrar e evitar o mau hábito alimentar.
Confira!
Aumente o consumo de fibras
As fibras, por absorverem mais carboidratos complexos, aumentam a saciedade no organismo. Saciedade é a sensação de corpo nutrido mesmo que consumindo menos calorias do que o habitual.
Um gel dentro do estômago se expande ao ter contato com as fibras colaborando para a sensação de corpo saciado e de estômago cheio.
Sem dúvida o prolongamento dessa sensação impede que se consuma mais alimentos ou mais cedo.
De quebra, o consumo de fibras melhora o trânsito intestinal por absorver enzimas nocivas ao sistema digestivo.
Mastigue bem e coma devagar
Quem come rápido demais costuma consumir mais porções do que realmente precisa e pior: não ingere os alimentos na melhor forma porque não os mastigam direito.
A mastigação correta é importante não só para uma alimentação de qualidade, mas como para saborear da melhor forma o que se come.
Uma forma de ajudar a comer mais devagar e mastigar mais vezes o alimento é largar os talheres a cada garfada, pois segurá-los o tempo todo passa uma sensação de urgência, de obrigação de mantê-los ativos o tempo todo, o que não é uma regra ou obrigação.
Reduza o consumo de carnes
Carne é bom, sem dúvida, mas mesmo o que é bom acaba causando mal se consumido em excesso. No caso das carnes o problema de seu consumo exagerado é o aumento de colesterol e ácido úrico no organismo por causa de suas gorduras.
A solução para esse caso é optar por carnes brancas e pequenas porções, reduzir a quantidade de carne vermelha por esse tipo de carne e por porções mais reduzidas.
Substitua os alimentos
Outra boa prática para acabar o com mau hábito alimentar ou evitá-lo é substituir alimentos que sabe que podem prejudicar a saúde, se consumidos em excesso, por outros similares, porém mais saudáveis.
Um bom exemplo é o chocolate.
Substitua-o por uma versão meio amarga para começar de pois por uma fruta.
Não é necessário eliminar de todo o chocolate da sua dieta, uma vez que existem opções de chocolates mais saudáveis, apenas reduzir o consumo substituindo por outros alimentos do seu agrado, porém mais nutritivos.
Uma boa prática e uma dica!
Uma boa prática para evitar o mau hábito alimentar é substituir alimentos industrializados por lanches rápidos, como frutas, sementes e grãos integrais.
Na Ingredientes Online você tem acesso a mais de 1500 produtos que são entregues direto na sua casa. Você encontra aqui os ingredientes que precisa para montar a sua dieta saudável.
Garanta o seu bem estar e de toda a sua família evitando e eliminando maus hábitos alimentares.
Alimentação saudável sempre.
Comentários no Facebook