X

Adoçante Natural vs. Artificial: você está escolhendo certo?

Adoçante Natural e Artificial

Você provavelmente já ouviu aquele velho ditado que diz: você é o que você come, não é mesmo? Pois é, e não é que isso é a mais pura verdade? Nosso organismo tende a refletir de alguma maneira tudo o que ingerimos.

Seja com uma boa disposição e um corpo repleto de energia quando nos alimentamos bem, ou com manifestações de acne ou indisposições quando ingerimos alimentos que não são tão bons assim.

E o açúcar pode influenciar bastante na nossa disposição. Trocar o consumo do açúcar refinado por adoçante natural ou artificial é uma boa maneira de melhorar a alimentação, evitar doenças e priorizar uma alimentação mais saudável. Mas você está escolhendo certo?

Continue a leitura e fique por dentro das diferenças entre o adoçante natural e o artificial e saiba qual é o melhor para você.

Qual é a diferença entre adoçante natural e adoçante artificial?

A diferença entre o adoçante natural e o artificial basicamente é bem simples de ser explicada. Se resume na sua forma de extração. Enquanto o adoçante natural é obtido de propriedades naturais, como plantas, raízes, grãos e outros, os edulcorantes artificiais são gerados em laboratório a partir de produção química.

Todos os produtos desenvolvidos em laboratório passam por testes antes de serem disponibilizados no mercado para consumo. Porém, é importante ressaltar que apostar em opções de adoçantes naturais é sempre a melhor escolha, principalmente se você tem alguma predisposição à doenças, como diabetes, hipertensão ou doenças cardiovasculares.

Para saber qual é a melhor escolha para colocar na sua mesa, é importante estar por dentro das propriedades e dos efeitos que cada tipo de adoçante pode gerar no seu organismo. Assim, você pode definir qual tipo de adoçante pode lhe trazer mais benefícios.

Como fazer a escolha certa?

Optar por utilizar  o adoçante natural na sua dieta é uma ótima maneira de se manter longe do açúcar refinado e é geralmente a melhor opção para quem precisa controlar o peso, tem diabetes ou pré-diabetes e para se manter longe de possíveis doenças, como hipertensão e doenças cardiovasculares, principalmente se você já tem predisposição à obesidade ou a algum desses problemas.

O xylitol (xilitol), eritritol, açúcar de maçã, stévia, açúcar de coco e outros, são opções de adoçantes naturais que você pode implementar na sua dieta. O xylitol (xilitol) e o eritritol possuem propriedades anticariogênicas e nada de sabor residual, duas ótimas opções para diabéticos.

A stévia é um adoçante natural com capacidade de adoçar 300 vezes mais que o açúcar refinado comum, não possui calorias e resiste à altas temperaturas. Também é uma ótima opção de adoçante natural para incluir na dieta.

O açúcar de maçã e o de coco são duas opções de adoçantes naturais menos conhecidas, mas muito saudáveis. A opção de maçã é rica em nutrientes e fibras naturais, e o açúcar de coco é repleto de vitaminas, o que o torna muito mais saudável que o açúcar refinado comum.

O aspartame é um adoçante artificial que deve ser evitado por pessoas com fenilcetonúria, que é o acúmulo do aminoácido fenilalanina no corpo. Já o ciclamato é um adoçante artificial um pouco polêmico, pois alguns estudos mostram que seu consumo ao longo do tempo pode colaborar para o desenvolvimento de doenças cancerígenas e, por isso, é proibido em alguns países, mas não no Brasil.

A sacarina e a sucralose também são opções de adoçantes artificiais com alto poder adoçante, de baixa ou nenhuma caloria. A sacarina possui sabor residual amargo e alguns estudos comprovam que a sucralose pode diminuir a microbiota saudável do intestino.

Na hora de optar por um adoçante natural ou artificial é importante saber se o tipo escolhido se adequa com a sua saúde. Antes de fazer uma dieta e mudar a alimentação é fundamental consultar um nutricionista e descobrir qual é a melhor dieta para você.

Quando for fazer a troca do açúcar pelo adoçante, é bacana que seja de forma gradual para que o organismo tenha tempo suficiente para se adaptar e não ocorram efeitos adversos desagradáveis.

Na Ingredientes Online você pode encontrar todos os adoçantes naturais que citamos aqui e ainda outras variedades. Trabalhamos no ramo de ingredientes naturais há 12 anos e vendemos a granel produtos de qualidade para você transformar as suas receitas e garantir uma alimentação saudável e rica em nutrientes.

Acesse nosso site e conheça nossas opções de adoçantes naturais. No blog você pode ficar por dentro de diversas dicas e receitas para levar uma alimentação nutritiva e uma vida cheia de saúde.

0 Reviews

Categories: Adoçantes
admin:

View Comments (0)