Argila preta: conheça os benefícios e aprenda a usar - Ingredientes Online

Argila preta: conheça os benefícios e aprenda a usar

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Hoje em dia, um assunto que está em alta é o do uso dar argilas, entre elas, a argila preta. Com a ascensão das YouTubers e blogueiras com foco em beleza e skin care, as argilas viraram tendência e atualmente estão em alta no mundo da beleza e cuidados com a pele.

Porém, mesmo com toda a fama que a argila preta tem, ainda existem dúvidas como “por que usar argila preta” e até mesmo como usar argila preta no rosto. Os tratamentos capilar e facial da argila são muito famosos e sempre são recomendados por influencers voltados para a área cosmética e que produzem conteúdo com esse intuito.

É importante ressaltar que antes de qualquer uso e qualquer procedimento é importante que um profissional da área de dermatologia seja consultado, para evitar alergias e possíveis danos à sua saúde. Tenha sempre cautela ao comprar um produto para a pele e apenas adquira um que tenha sido recomendado pelo seu profissional.

A seguir, você vai aprender por que e como usar a argila preta. Continue a leitura!

Argila preta, argila preta benefícios. | Foto: Freepik/raw pixel.com.

O que é a argila preta?

De modo geral, a argila é uma massa que consiste em rochas sedimentares que são compostas de grãos extremamente finos e pequenos, de silicatos e alumínio, ligados a óxidos. E, graças a eles, existem diversas cores e propriedades dentro das argilas.

Existem muitos tipos de argila, não só a argila preta. Eles surgem através de uma combinação de processos físicos e químicos, capazes de modificar as rochas, além de alterar sua forma física e sua composição química. Por causa disso, temos hoje argila preta, argila branca e por aí vai.

Hoje é possível perceber uma vasta aplicação industrial da argila, com ela sendo usada muitas vezes não só na pele humana, mas também no feitio de revestimentos cerâmicos, utensílios domésticos, decoração e louças.

A argila, seja ela argila preta ou não, é um dos medicamentos mais antigos que a humanidade conhece. Já na época de Aristóteles, o grande filósofo, a argila era uma referência de recurso natural que tratava e preservava a saúde de quem a usasse.

O médico grego, considerado o pai da medicina, Hipócrates, fazia uso e ensinava a todos os seus discípulos as propriedades medicinais da argila. Outro registro existente é no Egito antigo, quando usavam a argila na mumificação e conservação dos manuscritos feitos por eles.

A argila preta tem fama merecida entre as outras argilas. É um produto que conta com um alto poder antioxidante e também anti-inflamatório. Ela também é conhecida por ser a mais “nobre” das argilas, por ser rica em titânio, alumínio e silício.

Todas as substâncias que existem na argila preta tem a capacidade de beneficiar tanto a pele quanto os cabelos. Juntas, essas substâncias da argila preta podem agir como um produto capaz de ajudar na renovação celular e no controle da oleosidade, sendo um ótimo cicatrizante.

Para que serve a argila preta?

Já tem um bom tempo que a argila preta é usada em procedimentos estéticos que dizem ajudar na remoção de células mortas, deixar a pele lisa, luminosa e fechar os poros.

Quando usada no cabelo, acredita-se que a argila preta atua eliminando toxinas do couro cabeludo, além de melhorar a circulação sanguínea da área, acelerando o crescimento dos fios.

A argila preta pode ser uma ótima ajudante em tratamentos de detox da pele ou cabelo, por sua ação anti-inflamatória (por causa da alta concentração de alumínio e silício). Além disso, pode auxiliar no tratamento de regeneração celular, sendo uma ótima aliada para pessoas que sofriam de acne. 

Outra promessa da argila preta é o controle de oleosidade na pele, couro cabeludo e cabelo, e no tratamento de caspa e descamação.

Quais os benefícios que a argila preta traz?

A argila preta tem grande quantidade das outras cores de argila em sua composição, justamente por ser a única argila encontrada em camadas tão profundas. É isso que a torna muito mais eficiente que as outras.

Entre os benefícios da argila preta, podemos citar sua ação purificante. A argila preta consegue purificar a pele nas camadas mais profundas, além de clarear a pele (perfeita para manchas). Isso acontece por causa do grande alcance na absorção das toxinas, o que deixa a pele mais uniforme.

Quando se fala em benefícios da argila preta, é bom citar também sua ação iluminadora. Lembra das manchas na pele? Agora é a hora das olheiras. Com essas propriedades, você consegue realizar uma espécie de detox facial e amenizar as olheiras que assombram tantas pessoas, além de amenizar linhas de expressão.

Outros benefícios que podemos ter com o uso da argila preta é a ação antibacteriana, ela ameniza um pouco as celulites e estrias e consegue amenizar de forma significativa os efeitos que sentimos da rinite e sinusite.

argila-preta-rosto
Argila preta: saber como usar argila preta no rosto é necessário para aproveitar os benefícios. | Foto: Unsplash/Camille Brodard.

Como utilizar a argila preta da maneira correta?

Uma das vantagens da argila preta é que ela pode ser usada em qualquer parte do corpo e não só no rosto. É importante lembrar de esfoliar a região na qual a argila preta será aplicada, mas, caso seja apenas o rosto, só é necessário deixá-lo limpo antes da aplicação.

Após isso, siga os seguintes passos:

Passo 1: Ingredientes

Em um recipiente qualquer, coloque uma colher de sobremesa de argila e adicione a mesma quantidade de soro fisiológico ou apenas água mineral.

Passo 2: Mistura

Misture até que a combinação se transforme em uma pasta homogênea e cremosa.

Passo 3: Aplicação

Aplique a argila preta na pele limpa e/ou esfoliada e seca. No rosto, lembrar que ela não deve secar completamente, para que não enrijeça e deixe a pele muito sensível. 

Passo 4: Remoção

Remova a argila preta com água e seque a pele com uma toalha limpa. É indicada a finalização do processo com um creme hidratante ou óleo que se adeque ao seu tipo de pele.

Agora, para você que quer fazer receitinhas com argila, nada melhor do que ter à sua disposição produtos de qualidade, não é? A Ingredientes Online faz questão de te oferecer as melhores opções de argila preta, seja em pó a granel ou em pote de 100 gramas. Aproveite!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×