X

Veja como usar cacau alcalino e seus benefícios

O chocolate está presente na maioria das sobremesas e com certeza é o sabor favorito da maioria das pessoas. Seja no brigadeiro, na ganache, no bolo ou em uma mousse, é muito comum de se ver a utilização do cacau em pó. Os chocolates variam bastante em sua forma, mas para obter uma receita mais leve, com menor adição de açúcar e mais saudável, recomenda-se o uso da barra de chocolate 70% ou o cacau em pó de 50% para cima, assim como o cacau alcalino.

Como disse acima, apesar da barra ser mais acessível financeiramente, para fazer estes doces não é necessário usar apenas o chocolate em barra, já que o cacau em pó também é muito saboroso e serve como ótima opção para as sobremesas.

Além dos inúmeros benefícios desse ingrediente, o cacau em pó é bastante rico em vitaminas, sais minerais e antioxidantes.

Ele é formado pelas sobras sólidas do cacau fermentado e torrado. A amêndoa de cacau, então, passa a ser quebrada e depois é moída até virar uma pasta. Os sólidos de cacau sobem e ficam sobre a manteiga de cacau. Após um tempo,  um equipamento específico extrai a manteiga de cacau dessa mistura e o que sobra são os sólidos, que em seguida são moídos e viram pó.

É por isso que o cacau em pó é mais forte e saboroso, além de ter muito sabor de chocolate,  uma vez que não possui alguma adição de gordura, açúcar ou leite. 

Mas, é apenas um tipo de cacau que existe? Além das variações das porcentagens do cacau (50%, 60%, 70%…), ainda existem dois tipos de cacau em pó: o natural e o alcalino.

O cacau em pó natural, que se utiliza em várias receitas, possui um PH mais ácido, que nem sempre fica agradável ao paladar. Por causa disso, caso você esteja trabalhando com cacau em pó natural, use-o com uma mistura de  bicarbonato de sódio, para que se tenha a reação de ácido com base e forme um equilíbrio. 

No caso do cacau alcalino, ele nada mais é do que o mesmo cacau que se consome, normalmente, só que quimicamente modificado para que não tenha um PH ácido. Ou seja, é como se estivesse com a adição de bicarbonato de sódio. Assim, será necessário acrescentar à receita que leva cacau alcalino um ingrediente ácido, ou seja, o fermento em pó.

Como usar cacau alcalino

Antes de saber como usar o cacau alcalino, é importante entender um pouco mais sobre ele. 

O cacau alcalino é melhor e mais saudável do que o chocolate comum. Ele é conhecido por ser mais saudável por quase não conter açúcar, apenas em sua composição de forma natural.

Alguns acham o cacau em pó alcalino bem saboroso e ele, também, possui uma menor quantidade de antioxidantes flavonoides, o que vai estimular mais a sua saúde, do que o cacau que não é tratado. 

Segundo um estudo apresentado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, em 2008, o processo pelo qual o cacau em pó alcalino passa, o faz reduzir substancialmente a quantidade de substâncias benéficas que ele contém. Sendo assim, ele passa por um processo que tira sua acidez, deixando-o com um sabor ainda mais suave e com uma cor mais escura.

E como ele é usado nas receitas? Bom, o cacau em pó alcalino é o preferido dos cozinheiros e confeiteiros para fazer bolos, biscoitos e doces devido ao seu sabor bem mais adocicado e suave. A sua cor, diferentemente, do sabor é bem acentuada, sendo um tom de marrom escuro e forte. 

O cacau alcalino se torna mais fácil de misturar com outros ingredientes, além de absorver líquidos mais rapidamente que o pó de cacau natural, por exemplo.

O cacau em pó alcalino pode ser utilizado em sorvetes, chocolate quente, doces, bebidas e caldas de chocolate. Basicamente, em todas as composições ele pode entrar, basta que você deseje ter um sabor mais encorpado e suave.

 

3 receitas com cacau alcalino

Confira, agora, 3 receitas deliciosas para você usar o cacau alcalino. Veja abaixo:

Brigadeiro com cacau alcalino

Para essa receita você vai precisar de uma lata de leite condensado, uma caixa de creme de leite e o cacau alcalino em pó. 

Despeje tudo em uma panela e misture bem até o brigadeiro desgrudar do fundo da panela e dar o ponto. Depois, é só esperar esfriar e se deliciar. 

 

Bolo de banana com cacau alcalino em pó e canela

Os ingredientes necessários são:

 

  • 5 ovos;
  • 3 colheres de cacau alcalino em pó;
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo;
  • 1 xícara de aveia em flocos ou farelo de aveia;
  • 3 colheres de óleo ou azeite;
  • 1 colher de fermento em pó.

 

Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata. Depois, é só colocar em uma forma untada com trigo e manteiga e colocar para assar por aproximadamente 40 minutos em 180 graus. 

 

Creme de avelã (ou melhor, de cacau)

Em vez de comprar um já pronto, você pode fazer o seu de maneira bem mais saudável. Para isso você vai precisar de: 

 

  • 300 gramas avelã;
  • 0,5 xícara (chá) de cacau alcalino em pó;
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo;
  • 1 xícara (chá) de água fervente;
  • 1 pitada sal.

 

Para fazer, é só ferver a avelã na água para tirar as cascas, colocar em um processador ou liquidificador e depois bater até criar uma pasta. Agora, chegou o momento de adicionar o restante dos ingredientes. Após bater tudo e deixar gelar, estará pronto o seu creme. 

Além dessas gostosuras, existem muitas outras, basta ter criatividade e ter cuidado na hora de misturar os ingredientes. 

 

8 benefícios à saúde do cacau alcalino

Veja, abaixo, alguns benefícios de usar o cacau alcalino nas suas receitas.

 

  1. Protege o coração;
  2. Melhora sensibilidade à insulina;
  3. Antioxidante;
  4. Antidepressivo natural;
  5. Melhora pressão sanguínea;
  6. Melhora o fluxo de sangue no cérebro;
  7. Fonte de energia;
  8. Fonte de magnésio e flavonoides.

 

Mas, pode substituir cacau alcalino por cacau natural dentro da receita?

Bom, depende. Isso porque, caso uma receita peça por bicarbonato ou fermento, você já sabe que não pode substituir um cacau pelo outro. 

Uma receita que utiliza o bicarbonato de sódio como agente fermentador feita com cacau alcalino, além de não crescer tanto quanto cresceria com o cacau natural, vai ficar com um sabor estranho, quase que metálico, deixando um amargor bem desagradável na garganta.

Então, se a receita pede tanto pelo bicarbonato quanto pelo fermento, é necessário seguir a receita à risca, pois ela possui um equilíbrio entre ingredientes ácidos e alcalinos que promoverão textura, sabor e a fermentação adequada.

 

Gostou do conteúdo e quer saber onde comprar o cacau alcalino? A Ingredientes Online pode te ajudar. A empresa é a maior e-commerce da zona cerealista paulistana. A plataforma nasceu com o propósito de ser o melhor parceiro das pessoas preocupadas com alimentação saudável, bem-estar e sustentabilidade. Por causa disso, eles possuem produtos para todos os tipos de alimentação, seja ela lowcarb, sem glúten, sem lactose, vegana ou orgânica. Aproveite!

 

0 Reviews

Categories: Produtos
admin: