Existe uma boa variedade de cogumelos comestíveis e é bem provável que boa parte deles já façam parte da sua dieta e se não faz, já passou da hora de mudar isso. No entanto, o que talvez você não saiba sobre eles é a quantidade de benefícios que eles podem proporcionar ao corpo humano.
Shitake, shimeji, portobello, cogumelo rei, cogumelo-do-sol. Independentemente do tipo, os cogumelos são bem versáteis e possuem muitos recursos nutricionais, sendo cada vez maior o número de receitas que levam cogumelo durante o seu preparo.
Tempos atrás, eles já foram tratados como remédio pelos povos chineses ou como alimentos mais do que especiais, considerados exclusivos dos faraós, pelos egípcios. Nos dias atuais, essa virou apenas mais uma opção acessível ao prato de milhões de brasileiros. Essa popularidade dos cogumelos se deve, especialmente, à culinária e cultura oriental, uma vez que ela teve uma influência bastante significativa no aumento do consumo dos cogumelos no Brasil. Essa febre se iniciou a partir de meados dos anos 60, quando os imigrantes japoneses chegaram ao país.
Muito se pergunta sobre os benefícios do cogumelo, se pode ser ingerido ou adicionado às receitas do dia a dia, mas é comum também, as pessoas não terem ideia se há uma quantidade limite permitida para ser ingerida por dia.
Não há exatamente um consenso entre os cientistas e médicos sobre a quantidade ideal de cogumelos a ser consumida por cada pessoa, já que diversos fatores precisam ser levados em consideração em cada uma das dietas formuladas pelos nutricionistas. Entretanto, já se sabe que comer cogumelos em excesso não é, de forma alguma, prejudicial à saúde. Nessa mesma lógica, entende-se que comer pelo menos 200 a 300 gramas por semana já é mais do que suficiente e supre as necessidades corporais.
Alguns tipos de cogumelos, no entanto, não são comestíveis. Isso porque na espécie existem cogumelos venenosos, os quais podem ser um grande perigo, principalmente, para quem gosta de cozinhar com ingredientes novos e diferentes.
Com o aumento do gosto do brasileiro pelo consumo da iguaria, é importante que o maior número de pessoas saiba exatamente como identificar as espécies que podem causar dano ao organismo do ser humano. Por isso veja abaixo alguns tipos e como eles são.
Para evitar qualquer risco de contaminação e, também, o consumo de espécies venenosas, o ideal mesmo é comprar os cogumelos em redes especializadas, supermercados ou com fornecedores bem confiáveis. É importante pedir indicações ao ir comprar o ingrediente.
Nesses locais, os tipos de cogumelo mais comuns serão:
Champignon
Essa foi a primeira espécie de cogumelo a fazer bastante sucesso no Brasil e, também, é o mais fácil de ser encontrado. Ele possui uma cor clara e um sabor extremamente suave. Além disso, ele é muito usado em conservas e é macio. Quando ele está na sua versão in natura, atende-se por: Cogumelo de Paris.
Portobello
Sendo um pouco mais escuro que o cogumelo-de-paris e o champignon, o da espécie do portobello possui uma textura bem mais dura, chegando a ter bastante fibras na sua composição. Ela é parecida com uma carne, mesmo que tenha um sabor mais suave.
Shitake
Esse é o segundo cogumelo mais consumido no mundo e ganhou muito destaque aqui no Brasil com o sucesso da culinária oriental, como comentado acima. Ele é bastante utilizado nos restaurantes e nas casas dos brasileiros, sendo incorporado até mesmo nas receitas de hambúrgueres e pizzas. Talvez esse seja o preferido, no quesito sabor.
Shimeji
É extremamente saboroso e muito macio, combinando com os mais diversos pratos e culinárias, principalmente aquelas mais refinadas. Dentro dessa espécie existem dois tipos: o branco e o escuro.
Como escolher os cogumelos na hora de comprar?
Na hora de comprar os cogumelos, fique muito atento aos sinais que podem demonstrar que o produto não está tão apto assim para o consumo. Sendo assim, prefira os cogumelos mais macios e firmes.
Não os compre quando eles estão pegajosos e, no caso do cogumelo-de-paris, evite quando estiverem muito sujos, mesmo que só um pouco. Além disso, atente-se à conservação. Isso porque eles só devem ser conservados na geladeira e podem ser armazenados por até 7 dias, no máximo.
Os cogumelos funcionam como uma espécie de esponja e, por isso, é preciso limpá-los com um pano úmido, e nunca em água corrente. Eles absorvem toda a água.
Caso você compre cogumelos secos, antes de consumir, coloque-os de molho em uma tigela com água morna durante até meia hora ou no tempo que ficarem mais macios.
Benefícios do cogumelo
Confira:
Aumentam a saciedade e melhoram o intestino
Eles são ricos em fibras e em água. Os dois aspectos são importantes para ajudar na formação e na eliminação das fezes. Assim, a ingestão de cogumelos acaba trazendo boas reações para o corpo. Isso porque ter boas quantidades de proteínas, água e fibras faz com que a sensação de saciedade aumente. O cogumelo também possui poucas calorias, sendo uma ótima opção para incluir na dieta de emagrecimento;
Fazem bem para a saúde cardiovascular
Os cogumelos são ricos em antioxidantes, como ácido gálico e flavonoides, os quais ficam responsáveis por combater os radicais livres e prevenir, assim, a formação de mais placas de gordura, bem como doenças na área do coração, como é o caso da aterosclerose e do infarto;
Indicados para quem tem diabetes
Tendo altos níveis de beta-glucanas, os cogumelos também atuam de forma a regular os níveis de glicose circulantes dentro do corpo e durante a retirada de exame de sangue;
Melhoram o sistema imunológico
Os cogumelos têm boas quantidades de vitaminas do complexo B, bem como antioxidantes e fibras, o que, por si só, já ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, além de controlar os níveis de colesterol e fortalecer todo o sistema imunológico.
Atuam no sistema nervoso e na síntese de energia
Com boas quantidades de triptofano e vitamina B5, as quais são extremamente importantes para a produção de serotonina, ou seja, um hormônio responsável pela sensação de dar prazer e relaxamento ao corpo.
Fontes de minerais
Os cogumelos são bem ricos em vitaminas do complexo B(B2, B3 e B5), vitamina C e minerais, que além de conter Beta-glucanas, possuem as fibras mais solúveis.
Protegem o cérebro
Acredita-se, que os nutrientes encontrados nos cogumelos comestíveis podem favorecer de forma extremamente produtiva o crescimento de novos neurônios, o que vai permitir uma proteção cognitiva bem maior ao corpo.
Além disso, por eles possuírem uma grande quantidade de fibras, proteínas, vitaminas e minerais, os quais vão ajudar a contribuir para a saúde geral, comer cogumelos, como é o caso do shitake, shimeji, champignon e portobello, mais de duas vezes por semana pode reduzir em até metade o risco de problemas de memória e linguagem, como o Alzheimer.
Fontes de vitamina D para vegetarianos e veganos
Os cogumelos possuem boas quantidades de proteínas, sendo uma ótima opção para ser incluído em dietas vegetarianas e/ou veganas, já que esse último é um estilo de alimentação na qual não se pode consumir nenhum tipo de proteína animal.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre os cogumelos e onde comprar? A Ingredientes Online pode te ajudar. Somos o maior e-commerce da zona cerealista paulistana e criamos uma plataforma digital, com o objetivo de ser o maior e melhor parceiro das pessoas preocupadas com alimentação saudável, bem-estar e sustentabilidade. Possuímos produtos para todos os tipos de alimentação, seja low carb, sem glúten, sem lactose, vegana e orgânica.