X

Confira os benefícios do consumo do chá de sálvia

Sálvia / Crédito: Divulgação

O uso dos chás é uma das mais antigas técnicas de cura em diversas culturas e países. Ele consiste basicamente na fervura de ervas de diversos tipos. Além de possuir efeitos medicinais, o ato de consumir chá passou a ser uma tradição e faz parte de diversos rituais no mundo. Um dos mais famosos é o chá de sálvia.

O chá de sálvia já era famoso na Antiguidade pelos romanos e egípcios, graças às suas fortes propriedades curativas. Comumente usado também como tempero, essa erva da mesma família da hortelã, possui incríveis propriedades para o organismo. 

A seguir, vamos abordar para que serve chá de sálvia, como fazer chá de sálvia, como tomar chá de sálvia, onde comprar chá de sálvia, para que serve chá de sálvia, canela e louro.

Para que serve chá de sálvia? | Foto: Pinterest.

O que é sálvia? 

A sálvia (de nome científico Salvia officinalis) é uma planta medicinal que se parece com um pequeno arbusto. Suas folhas aveludadas e suas flores azuis, rosas ou brancas a tornam também uma ótima planta decorativa. 

Além do mais, como já mencionado anteriormente, o chá de sálvia tem fins medicinais.

Quais os benefícios que esse chá traz?

Assim como o chá de diversos outros elementos, o chá de sálvia pode ajudar a manter a saúde em dia. No entanto, é importante ter em mente que se deve também aliar o consumo do chá com uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios, para que seus efeitos sejam ainda mais efetivos. 

E entre os benefícios dessa infusão, estão:

Ação anti-inflamatório e antioxidante 

O chá de sálvia possui substâncias antioxidantes, ou seja, combatem os radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento. Além disso, caso essas moléculas se acumulem no corpo, podem causar doenças crônicas como diabetes e problemas cardiovasculares.

Ela também é um excelente anti-inflamatório, que auxilia nas inflamações da garganta e aumenta a imunidade, ajudando a prevenir futuras gripes e resfriados.

Auxílio na cicatrização

Graças aos seus compostos cicatrizantes, é comum observar a sálvia na composição de diversos cosméticos de uso tópico, como pomadas que ajudam na cicatrização de tatuagens, por exemplo. No entanto, seu chá também possui essa propriedade cicatrizante, ajudando o corpo a regenerar mais rapidamente as células afetadas.

Melhora o funcionamento do cérebro

A sálvia também é recomendada em casos de doenças neurológicas. Ela pode contribuir para o melhoramento do humor, além de auxiliar na perda de memória.

Além do mais, a sálvia possui ácido rosmarínico. Alguns estudos preliminares mostram que uma das propriedades dessa substância é impedir a formação de placas amilóides no cérebro, que também são responsáveis pelo mal de Alzheimer.

Melhora problemas gastrointestinais

Por ter substâncias digestivas, que estimulam o funcionamento do sistema gastrointestinal, a sálvia pode combater questões como: excesso de gases, diarréia, dificuldade de digestão etc. 

Proteção do coração

O chá de sálvia causa a diminuição dos triglicerídeos e dos níveis de colesterol no sangue. Logo, a erva auxilia na prevenção de doenças cardíacas.

Diminuição da sudorese intensa

A planta possui propriedades inibidoras de suor. Logo, o chá de sálvia pode contribuir para a diminuição da transpiração e reduzir o suor noturno, melhorando a qualidade de vida.

Purificação e Proteção 

Em algumas crenças, é comum o uso do banho de ervas para purificação e proteção. A sálvia é uma dessas ervas que tem grande poder protetor, sendo suas folhas usadas para banhos de energias. Segundo uma crença popular, ter um pé de sálvia em casa pode ajudar a manter longe energias densas e negativas.

 

Para que serve chá de sálvia, canela e louro. | Foto: Pinterest.

Como se faz um chá de sálvia?

Agora vamos para a parte prática, onde ensinaremos como preparar um chá de sálvia e também como tomá-lo. Confira os passos a seguir:

Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de folhas de sálvia;
  • Uma xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Após ferver a água, desligue o fogo, e jogue as folhas de sálvia. Deixar em infusão (tampe o recipiente) cerca de 5 ou 10 minutos.

Como tomar chá de sálvia

Para tratar problemas digestivos ou combater a sudorese, o chá pode ser consumido de uma a três  xícara ao dia, lembrando sempre de consultar um profissional da saúde. 

O chá de sálvia também pode ser usado para fazer gargarejos durante o dia e tratar inflamações e lesões na garganta e na boca. 

Existem contraindicações?

Importante ressaltar que, assim como outros chás, o chá de sálvia pode ajudar a manter a saúde em dia. No entanto, é importante ter em mente que se deve também aliar seu consumo com uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios, para que seus efeitos sejam ainda mais efetivos.

A sálvia não é indicada para pessoas que possuem epilepsia. Pelo fato da planta possuir substâncias que podem acentuar o desenvolvimento de crises. Além disso, ela também não deve ser usada durante a gravidez, já que ainda não existem estudos suficientes que comprovem a segurança do uso da erva durante a fase da gestação. 

A sálvia também deve ser evitada durante o período de amamentação, uma vez que ela pode reduzir a produção de leite materno. Ademais, como qualquer outro alimento, também é importante evitar o consumo em excesso.

Onde comprar chá de sálvia?

Agora que explicamos todos os benefícios do chá de sálvia, como fazê-lo e suas contraindicações, você deve estar se perguntando onde achar o chá de sálvia ou onde encontrar a planta para produzir o chá.

A erva pronta para ser consumida como chá, ou o chá de saquinho, podem ser achadas em lojas de produtos naturais ou em lojas especializadas em plantas e ervas medicinais. Você pode encontrá-la em diversas formas e versões em lojas de temperos, já que ela também é muito apreciada como tempero.

Na Ingredientes Online, e-commerce fundado em 2016, você pode encontrar o chá de sálvia e outras ervas naturais. Não deixe de conferir e aproveitar!

 

0 Reviews

Categories: Chás
admin: