Você sabe o que são as antocianinas? Antocianinas funcionam como uma espécie de corante natural em alimentos, plantas e também flores. As chamadas “red berries” ou “frutas vermelhas”, como o morango, cerejas, framboesa e também as uvas, todas essas frutas possuem antocianinas.
Além de ser um corante natural, as antocianinas também são responsáveis por trazer benefícios à pele, e agir na prevenção ao envelhecimento precoce.
Quer saber mais sobre o que é antocianina, para que as antocianinas servem e onde encontrar antocianinas? É só continuar lendo para descobrir os seus benefícios ao nosso corpo!
O que são antocianinas?
As antocianinas têm origem das palavras gregas “anthos” que é uma flor, e “kyanos” um azul escuro. As antocianinas também são consideradas flavonoides, e podem ser encontradas em larga escala distribuídas na natureza.
Depois da clorofila, as antocianinas fazem parte do mais importante grupo de pigmentos de origem vegetal. Além disso, as antocianinas também compõem o maior grupo de pigmentos solúveis em água.
As antocianinas acabam sendo estudadas em todo o mundo por serem agentes de coloração natural em alimentos, e são responsáveis pelos tons que são vistos desde a coloração vermelha até a coloração azul, podendo chegar até mesmo na cor amarela (quando está em condições alcalinas), em diversos alimentos como frutas, legumes e hortaliças.
Então, de forma resumida, as antocianinas fazem parte do grupo de fitoquímicos que são solúveis em água, e apresentam uma cor típica de vermelho e azul. Fora isso, as antocianinas também pertencem ao grupo dos flavonóides, que são moléculas polifenólicas que contém 15 átomos de carbono e também podem ser visualizadas como dois anéis de benzeno, que são unidos a uma cadeia curta de três carbonos.
Você pode encontrar antocianinas em tecidos de plantas, como as raízes, folhas, caules, flores e também frutos. As antocianinas ocorrem principalmente na ação de glicosídeos de antocianinas, como por exemplo a cianidina, peonidina, pelargonidina, delfinidina, petunidina e malvinda.
Para que servem?
As antocianinas têm seu consumo muito ligado à prevenção ou ao retardamento de diversas doenças cardiovasculares e também neurodegenerativas, por conta do poder antioxidante que elas possuem, atuando contra os radicais livres.
Além de agirem como corantes naturais, as antocianinas apresentam vários benefícios à saúde, já que as suas atividades biológicas incluem propriedades que são antioxidantes, anti-inflamatórias e antimutagênicas. Algumas pesquisas também indicam que as antocianinas podem aumentar a resistência da LDL em relação a oxidação, e comparadas a outros compostos que contém alto poder antioxidantes, como o ácido L- ascórbico, e redução de pró- inflamatórios, como as citocinas, quimiocinas e moléculas de adesão e metaloproteinases.
Desse modo, se investiga o efeito das antocianinas, dentro do processo aterosclerótico, e existem evidências de que esses compostos têm o poder de diminuição e desenvolvimento e a progressão de lesões ateroscleróticas.
As antocianinas também são encontradas na composição da groselha negra e também mirtilo, que podem estimular a produção de rodopsina, que é um pigmento de cor roxa que fica presente na retina. Fora isso, as antocianinas também garantem uma proteção contra inflamações, degeneração de neurônios, colite e também lesões no fígado.
Outros estudos experimentais já mostraram que as espécies vegetais dessa família crucífera do gênero brassica, com fontes de antocianinas, e que estão associadas ao efeito de inibição de células cancerígenas, quando são comparadas ao consumo de outras hortaliças, que podem reduzir danos ao DNA.
Além disso, as antocianinas também ajudam a:
Previne o envelhecimento precoce da pele
Se você tem o costume de buscar por alimentos que deixam a pele bonita, a antocianina é um dos fatores que você deve levar em consideração. Essa substância consegue ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele através dos nutrientes que podem ajudar a renovar as células da epiderme, além de deixar os cabelos e unhas saudáveis.
Antocianinas ajudam a combater os radicais livres
Assim como existem outros pigmentos antioxidantes, as antocianinas são capazes de inibir a atuação de diferentes moléculas que são produzidas pelas células durante esse processo de queima de oxigênio.
Essas moléculas também são conhecidas como radicais livres, e são extremamente instáveis e também nocivas para a sua saúde, principalmente quando estão em excesso em seu organismo).
As antocianinas também conseguem fazer apenas benefícios para a memória
A antocianina é um tipo de substância muito importante para as pessoas que desejam manter a mente ativa e também funcional. Caso você já tenha escutado que as frutas vermelhas fazem bem à memória, esse é o motivo disso. Ela também é uma substância que melhora o desenvolvimento das atividades simples do dia a dia, como a atenção, percepção e linguagem, fora a contribuição dela para nossa concentração.
Alimentos ricos em antocianinas
Fora os que foram citados anteriormente, existem diversos alimentos que são fontes de antocianinas. O açaí, por exemplo, apresenta muitas fibras e vitaminas C e E, e são generosas em quantidades de antioxidantes.
A uva, jabuticaba, cereja, maçã, acerola, groselha e também outras “berries”, como as blueberries, cranberries e goji berries são outros exemplos de alimentos que são ricos em antocianinas.
Onde se encontram as antocianinas?
As antocianinas podem ser encontradas em diversas plantas que pertencem às famílias vitaceae (uva), rosaceae (cereja, ameixa, morango, amora, maçã, pêssego e framboesa), solanaceae (tamarindo, batata), saxifragaceae (groselha preta e vermelha), ericaceae (mirtilo, oxicoco), cruciferae (repolho roxo, rabanete), leguminosae (vagem), gramineae (sementes de cereais).
As antocianinas são grandes responsáveis pela pigmentação roxa e vermelha desses alimentos descritos, além de estar presente em outras flores e plantas que contém tons similares. Além disso, elas também possuem uma ação antioxidante, quando ingeridas pelo organismo, e reúnem uma série de benefícios para a nossa saúde.
Caso queira uma dieta rica em antocianinas, procure frutas como o açaí, a ameixa, a amora, a berinjela, a jabuticaba, o jambolão, a jussara, a cereja, o figo, a framboesa, a uva, a maçã, o morango e também a acerola, além de vegetais como o repolho roxo, a batata roxa, a berinjela e muitos outros que possuem essas coloração diferente.
Quer saber mais sobre as antocianinas, suplementos e vitaminas bons para você? Confira a página da Ingredientes Online!
Comentários no Facebook