X

Cremor Tártaro: conheça o ingrediente que pode beneficiar sua saúde

Cremor tártaro / Crédito: Divulgação

O cremor tártaro é comumente visto apenas como um dos ingredientes de receitas na internet ou em cardápios em restaurantes. No entanto, muitas pessoas não sabem do que se trata nem qual é a sua função.

Além de ser amplamente utilizado na culinária, ele também pode ser usado para beneficiar a saúde de diversas maneiras. Assim, você consegue combater doenças e sintomas de maneira natural e eficaz.

Confira então o que é o cremor tártaro, como usá-lo e seus benefícios.

O que é cremor tártaro e como usá-lo?

O cremor tártaro, bitartarato de potássio ou creme de tártaro, é um pó branco inodoro e insípido bastante utilizado em receitas culinárias. Ele nada mais é do que um sal ácido proveniente da neutralização parcial do ácido tartárico com potássio.

Dessa forma, esse ácido orgânico também pode ser produzido através do processo de vinificação (produção de vinho) que ocorre em baixas temperaturas, além de ser encontrado em diversas plantas, como a parreira. Assim, ele acaba fazendo parte do sedimento deixado em barris após a fermentação da uva, sendo purificado, a fim de se transformar em pó branco.

creme de tártaro é bastante usado na estabilização de claras em neve que são comumente utilizadas na preparação de merengues. Assim, ele é o responsável pela formação de picos do doce. Além disso, ele também eleva a tolerância que a clara em neve possui em relação ao calor.

Dessa forma, o cremor tártaro costuma ser usado para impedir ou diminuir a cristalização do açúcar nas mais variadas receitas culinárias, como as de xaropes, por exemplo. Isso acontece porque ele impede que o açúcar se aglomere, deixando de formar cristais.

O bitartarato de potássio também é um excelente agente de fermentação. Basta misturá-lo com bicarbonato de sódio para deixar a sua massa bastante fofa. Com isso, você pode optar pela sua utilização em cookies, pães, bolos e panquecas, por exemplo.

Benefício do cremor tártaro

Além dos benefícios culinários, o cremor tártaro também auxilia na manutenção ou no tratamento de diversas doenças.

Trata as infecções do trato urinário

O cremor tártaro é capaz de modificar o pH da urina, fazendo com que o ambiente do seu trato urinário seja bastante hostil às bactérias. Para se beneficiar desse ingrediente, é necessário misturar uma colher e meia de chá de creme de tártaro em uma xícara de água morna.

Também é interessante adicionar o suco de um limão à mistura e consumi-la de uma a duas vezes por dia até não possuir mais os sintomas da infecção.

Controle da pressão arterial

Muitas vezes a pressão arterial de uma pessoa está elevada por conta da falta de potássio em seu organismo. Se esse é o seu caso, é interessante fazer uso do cremor tártaro.

Aliado ao tratamento médico, você terá ótimos resultados. Basta ingerir um  copo de água misturado com uma colher de chá de creme de tártaro até que a sua pressão esteja devidamente controlada.

Ajuda no combate ao tabagismo

O cremor tártaro é uma ótima opção para quem quer parar de fumar. Essa mudança de hábito pode parecer ser muito difícil quando não realizada da maneira certa ou com um acompanhamento adequado.

Com o uso do creme de tártaro há a eliminação da nicotina na sua corrente sanguínea. O recomendado é ingerir uma colher de chá desse ingrediente misturado com um copo de suco de laranja todos os dias antes de dormir.

Assim, o seu organismo ficará livre de toxinas e o seu sistema imunológico, mais fortalecido.

Tratamento da acne

O bitartarato de potássio é capaz de limpar e remover diversos tipos de impurezas presentes no corpo humano. Isso se deve à sua capacidade de desintoxicação, tornando-o um ótimo aliado ao tratamento de acne.

Para alcançar esse resultado, você precisa misturar uma colher de sopa de creme de tártaro em um 230 ml de água e ingerir essa mistura todos os dias pela manhã. Após um mês, é possível verificar que a incidência de acnes diminuirá drasticamente.

Você já conhecia o cremor tártaro, seus benefícios e utilidades? Conta pra gente aqui nos comentários! E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.

0 Reviews

admin:

View Comments (0)