X

Dieta pode ser gostosa sim! Veja 3 motivos que vão te convencer

Panela com alimentos saudáveis / Crédito: Divulgação

Dieta pode ser gostosa? Fazer dieta é uma daquelas metas que sempre estão presentes nas nossas listas, mas nem sempre são cumpridas. A verdade é que existem muitos mitos por trás da adoção de novos hábitos alimentares e que nos impedem de persistir. Quem nunca teve medo de passar fome? Ou de ter que abrir mão de todas as comidas gostosas que existem? E, até mesmo, de não conseguir manter o bom humor durante essa fase?

A verdade é que dieta pode ser gostosa sim, seja ela para um processo de emagrecimento ou para ajudar no tratamento de doenças. Para te ajudar a entender como essa pode ser uma experiência totalmente prazerosa, preparamos um post completo sobre o assunto. Veja agora 3 motivos que vão te convencer a entrar focada na dieta.

Fazer dieta não significa passar fome

Esse primeiro ponto é muito importante, pois a maioria das pessoas desiste de fazer dieta pelo medo de passar fome durante esse período. Mas a realidade é que para que ela realmente faça diferença, é fundamental que a dieta seja pensada de forma a provocar a saciedade sem a ingestão de muitas calorias. É nesse ponto que está o desafio dos nutricionistas ao bolarem o seu novo cardápio.

O motivo por trás disso é que a fome pode provocar alterações de humor e baixas de energia. São nesses momentos que a tentação de comer além da conta bate forte. Por isso, é muito importante que a dieta seja planejada para saciar a fome. Nesse ponto, também é fundamental entender que essa é uma sensação diferente da vontade de comer. Portanto, saiba diferenciar essas duas situações.

Leia também: 6 dicas para começar uma dieta de uma vez por todas

Quem está de dieta também pode comer coisas gostosas

É claro que toda dieta tem restrições, principalmente aquelas que são focadas na perda de peso. Geralmente, elas eliminam todos os alimentos que serão fonte de energia, isto é, com alto índice calórico. Mas também existem as que diminuem a ingestão de carboidratos, como a Low Carb, as que tiram os doces da frente e até as que trocam o cardápio toda semana.

Na maioria das vezes, o chocolate, a pizza, os pães e as massas ficam de fora. Mas isso não significa que os outros alimentos não sejam igualmente saborosos. O que acontece muitas vezes é que o nosso paladar está habituado com um certo tipo de sabor. Porém, quando nos adaptamos à nova alimentação, é muito provável que o seu repertório de sabores fique muito mais rico. Dessa forma, você ficará mais aberto a experimentar pratos novos depois de conhecer todas aquelas opções.

Dieta não é sinônimo de mau humor

Existe esse mito de que fazer dieta tira o bom humor. A realidade é que algumas pessoas têm variações de humor quando sentem fome. Mas, como já esclarecemos, uma dieta preparada por um nutricionista jamais o deixará com fome. Também existem alguns alimentos que estão diretamente ligados à produção de hormônios associados à sensação de bem-estar, como o chocolate. Mas a realidade é que essa não é uma função exclusiva dos doces. É possível obter a mesma sensação se consumirmos outros tipos de comida, como as castanhas, por exemplo.

Se você quer fazer uma dieta, independentemente do motivo que te leva a isso, tire da sua frente todas essas crenças que podem limitar a conquista dos seus objetivos. Por isso, o mais importante é procurar a ajuda de um nutricionista e se certificar que todos os alimentos do seu cardápio estão trabalhando a seu favor. Seguindo corretamente as instruções do profissional, não existem motivos para você não atingir seu objetivo.

Você tem mais alguma dúvida sobre dieta? Continue acompanhando as novidades sobre o assunto em nosso blog.

0 Reviews

Categories: Dieta
admin: