X

Estrela de anis: entenda seus benefícios e uso

Estrela de anis / Crédito: Divulgação

A estrela de anis, também conhecida como anis-estrelado, é uma planta que é muito utilizada tanto na culinária, como também para fins medicinais.

Origem

De nome científico llicium verum, ela é originária da China e também do Vietnã. Todavia, deve-se tomar muito cuidado, já que, no Japão, há uma planta com o nome parecido – Illicium japonicum – que é tóxica.

A estrela de anis, por sua vez, já era utilizada há muito tempo para fins medicinais, por exemplo, como curativa, uma vez que contém diversos ativos para isso, como falaremos a seguir.

Benefícios da estrela de anis

Entre seus principais benefícios, estão:

  • Age como antibacteriana;
  • Carminativa;
  • Estimulante;
  • Diurética;
  • Protege o estômago;
  • Induz o sono;
  • Calmante

Dessa maneira, é comum que essa planta seja utilizada para combater dores abdominais, distúrbios ligados ao sistema digestivo, cólicas em geral e tosse.

Além disso, se você utilizar a fruta, a mesma poderá beneficiar sua digestão e favorecer a respiração. O fruto, por sua vez, dispõe de muito óleo que pode ser utilizado para realizar um chá.

Afinal, como usar a estrela de anis?

O mais comum é que essa planta seja utilizada para chás. Nesse caso, é recomendado que você utilize duas frutas de anis estrelado (anis estrelado a granel) e uma xícara de chá de água.

Diariamente, você poderá consumir até três xícaras dessa planta.

É muito simples fazer esse chá: você precisará deixar a anis estrelado descansando na água fervente por 10 minutos. Após esse tempo, você deverá coar e já poderá ingerir.

Contraindicações

Se consumido em excesso, o anis estrelado pode ter efeitos tóxicos em seu organismo.

Além disso, tenha cuidado para não confundir a estrela de anis proveniente da China e do Vietnã com a que é originária do Japão.

Onde comprar

Você encontra o anis estrelado em nosso site da Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais. Acesse agora mesmo para garantir o seu!

0 Reviews

admin: