O mundo inteiro tem se rendido aos diversos benefícios da maca peruana. Essa raíz é cultivada há muito tempo no Peru, desde o período anterior ao império Inca.
Sua fama se deu por causa de suas propriedades que são capazes de elevar a fertilidade e a libido de seus usuários.
Quanto utilizado por homens, o vegetal é capaz de impedir que fatores externos sejam nocivos à fertilidade. Já nas mulheres, ele potencializa as chances de gravidez.
A maca peruana é rica em micro e macronutrientes, como fitoesteróis, carboidratos, ácidos graxos, proteínas, fósforo, ferro, cálcio, fibras, magnésio, potássio, zinco, vitaminas B1e B2.
Se o seu objetivo é se beneficiar do uso da maca peruana, conheça as principais características dessa raiz e a forma correta de utilizá-la.
O que é maca peruana?
Maca peruana é o nome popular da raiz de uma planta denominada Lepidium meyenii. Esta é um fitoterápico cultivado nos Andes, no Peru, a 4 mil metros de altitude.
Ela é composta por diversos nutrientes, como hidratos de carbono, ferro, cálcio, ômega 3 e 9 e vitaminas C e E. Por conta disso, esse fitoterápico passou a ser usado como suplemento nutricional, atuando efetivamente no metabolismo do organismo humano.
Benefícios da maca peruana
A maca peruana apresenta diversos benefícios para os seus usuários. Assim, é importante que você os conheça, a fim de fazer o melhor uso possível desse suplemento alimentar.
Controle do diabetes
Essa raiz possui a capacidade de diminuir as taxas de absorção de glicose no organismo. Isso acontece porque ela é composta por uma alta quantidade de fibras.
Ao ingerir a maca peruana de forma regular, também é possível inibir a ação da enzima que atua na digestão.
Com isso, há uma redução na inflamação que comumente é associada a algumas doenças crônicas, como é o caso da diabetes tipo 2. Assim, essa raiz evita a liberação de insulina no corpo, controlando a diabetes.
Ajuda a emagrecer
A maca peruana é uma ótima aliada da perda de peso. Isso acontece porque ela possui uma alta concentração de carboidratos complexos e fibras, aumentando a sensação de saciedade.
Ao ter o apetite reduzido, a tendência é que haja o consumo de quantidades cada vez menores durante as refeições.
Além disso, as fibras são capazes de auxiliar no correto funcionamento do intestino, evitando possíveis desconfortos e inchaços abdominais.
Diminui sintomas da menopausa
Essa raiz é ótima para mulheres que estão entrando na menopausa, já que minimiza seus efeitos colaterais.
Isso acontece, pois a maca peruana é capaz de equilibrar os níveis hormonais do organismo. Além disso, ela também atua no metabolismo ósseo, o que acaba inibindo a perda de importantes minerais, como o cálcio e o flúor, no processo de desmineralização.
Assim, há uma diminuição da fadiga e uma melhora na hidratação corpórea.
Leia também: Tribulus terrestres : saiba como ele pode auxiliar na sua libido
Afasta o câncer
Por combater os radicais livres, a maca peruana é uma ótima aliada da prevenção do câncer. Isso se dá por conta das propriedades antioxidantes do tubérculo da planta.
Assim, essas substâncias são capazes de afastar inflamações, protegendo o organismo de cânceres, problemas do coração e outras doenças crônicas.
Melhora o humor
A ingestão dessa raiz é capaz de minimizar os sintomas da depressão e da ansiedade. Isso acontece por conta da presença de flavonoides, que aumentam o ânimo e a disposição.
Como usar a maca peruana?
A maca peruana é comercializada tanto no formato de cápsula quanto em pó. Com isso, você pode inseri-la em sua alimentação facilmente.
É possível misturar o pó em sucos, shakes, bolos e frutas, por exemplo.
O ideal é que você consuma o equivalente a uma colher de sopa por dia do produto ou uma cápsula três vezes ao dia, antes das principais refeições.
Separamos um vídeo sobre a Maca Peruana. Veja abaixo:
Você já conhecia a maca peruana, seus benefícios e modo de uso? Conta pra gente aqui nos comentários como você o consome esse produto. E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.
View Comments (0)