X

Sabotadores da dieta: 3 dicas para eliminá-los

Sabotadores da dieta / Crédito: Divulgação

Quantas vezes você já começou a fazer uma dieta, mas acabou desistindo? Ou, quantas vezes você pensou em dar início a uma dieta, mas a ideia não foi colocada em prática? É normal enxergarmos a dieta como algo um pouco assustador, já que o ritual todo carrega uma fama de algo desagradável, no qual você vai precisar se privar de diversas coisas que gosta e nisso surgem aqueles pensamentos sobre realmente valer a pena.

Pois saiba que esses pensamentos são parte de um grupo de cenários psicológicos que ocorrem com diversas pessoas ao se depararem com situações como essa. Iniciar uma dieta é gerar uma grande mudança de hábitos na rotina, e esses pensamentos são chamados de sabotadores da dieta. Você já ouviu falar deles?

Para saber mais sobre os sabotadores da dieta e como não deixar esses pensamentos lhe influenciarem de forma negativa, continue a leitura.

O que são pensamentos sabotadores da dieta?

Os pensamentos sabotadores da dieta são classificados em diversos cenários onde a pessoa em questão encontra motivos para não mudar os hábitos alimentares e cuidar da saúde. Eles podem estar conectados a diversos fatores experienciados na infância, durante a vida ou à ideias contorcidas da realidade.

Esses pensamentos muitas vezes acabam nos fazendo enxergar as coisas de uma forma negativa e, como estamos acostumados a eles, raramente percebemos que estamos compactuando com esse tipo de negatividade contra nós mesmos. Por isso, é importante saber reconhecer os pensamentos sabotadores da dieta e perceber que fazer um regime pode ser diferente e de fato uma experiência muito agradável.

Para não deixar que os sabotadores da dieta interfiram no seu emagrecimento saudável, é preciso entender que, em primeiro lugar, a dieta não precisa ser algo assustador. É possível mudar os hábitos alimentares e comer de forma saudável sem deixar de apreciar receitas e pratos saborosos que você gosta. O principal dentro de uma dieta é saber equilibrar.

Busque outras formas de se livrar das frustrações pessoais

Quem nunca se sentiu frustrado com alguma situação e tentou curar essa frustração com um pote de sorvete ou aquele pedido gigante de fast food? Esse é um clássico dos sabotadores da dieta, o comum “estou triste e vou comer para me sentir feliz”. É fundamental que você saiba diferenciar a fome da vontade de comer.

A fome é uma necessidade fisiológica, enquanto a vontade de comer é uma reação psicológica ao desejo de comer. E saiba que se você está chateada, seja por qual for o motivo, e está fazendo dieta, suprir esse desejo de comer pode lhe trazer uma satisfação momentânea, mas depois você provavelmente vai ficar ainda mais chateada por ter furado a sua dieta, não é mesmo?

 

É importante ser forte nesse momento e não cair na teia do pensamento negativo. Realize atividades que lhe tragam a mesma satisfação, mas que vão lhe fazer bem psicologicamente e de maneira efetiva e saudável.

Meditação, por exemplo, é uma boa ideia, assim como escutar música, dançar, ler um livro, tomar um bom banho relaxante, etc. Existem inúmeras atividades bacanas que podem levantar o seu astral a longo prazo.

E se você realmente quer fazer uma refeição, opte por uma receita saudável e aproveite para praticar as suas habilidades culinárias e focar o pensamento em algo produtivo. Busque conhecer novos ingredientes e seus benefícios. É importante entender porque o que a gente come nos faz bem. Pense nisso!

Não resista à prática de exercícios físicos

Um dos grandes pensamentos sabotadores da dieta é aquele que transforma a prática de exercícios físicos em um sofrimento. É preciso enxergar a prática de exercícios como algo que lhe trará qualidade de vida e saúde, não só como um auxiliar na perda de peso.

Os exercícios são revigorantes, liberam endorfinas, diminuem o estresse e lhe transformam em uma pessoa mais ativa e energizada. Além disso, você pode fazer diversos novos amigos em grupos de exercícios.

Se você não gosta de fazer musculação na academia, tudo bem. Existe uma infinidade de atividades físicas para você explorar e encontrar aquela que mais lhe agrada e se encaixa com você. O importante é mexer o corpo e não estimular o sedentarismo.

Foque na atividade física como qualidade de vida, depois que você adquirir o hábito e pegar gosto pela coisa, você pode tentar ousar mais e pensar em treinos focados em emagrecimento. Comece aos poucos, no seu tempo.

Leia também: Como fazer uma dieta saborosa?

Sim, você vai comer essas coisas outra vez

Geralmente, quem está fazendo dieta, ao ver alguns alimentos que foram restringidos do cardápio em eventos como almoços de família aos domingos, festas de aniversário, casamentos e outros, sente que nunca mais vai poder saborear essas refeições por estar de dieta.

E, com isso, resolve se render àquele tópico que comentamos acima: a vontade de comer. E essa vontade de comer geralmente não é pouca, não é mesmo? E aí, como você já furou a dieta, porque não aproveitar, né?

Nós explicamos. Esse é um dos pensamentos sabotadores da dieta que você deve evitar urgentemente. Caso contrário, vira um hábito bem rápido. Essa urgência em comer justamente o que você está restringindo do cardápio momentaneamente ocorre justamente por essa restrição.

É preciso educar os pensamentos. Entender que sim, você vai comer todas as coisas que gosta, inclusive você pode e deve comer tudo o que você quiser, é só saber equilibrar e não se deixar levar por pensamentos compulsivos.

Aquele papo de “mas é só mais um pouquinho” ou “eu já emagreci, então hoje eu posso exagerar, eu mereço”. Esses pensamentos são sabotadores da dieta quando se tornam parte da sua rotina, o que não é difícil de acontecer se você não mantiver a determinação e o foco.

Os sabotadores da dieta ainda incluem o excesso de estresse, por conta do qual muitas pessoas acabam descontando na comida e a alta liberação de cortisol atrapalha o sono. E você sabia que durante uma boa noite de sono você perde uma quantidade significativa de peso?

Subir na balança constantemente também é um grande sabotador da dieta, isso porque, o peso oscila durante o dia e as mulheres retêm mais líquidos em períodos específicos. É fundamental marcar um dia e hora da semana para conferir o seu peso. Do contrário, a pesagem constante pode lhe gerar frustração e prejudicar o seu emagrecimento.

Outra dica para fugir dos sabotadores da dieta é adotar a substituição de alimentos com alta carga calórica por alimentos saudáveis que são tão saborosos quanto. Existe uma infinidade de ingredientes acessíveis que você pode implementar na sua dieta para criar receitas incríveis, saudáveis e deliciosas.

Agora que você já sabe como ficar longe dos sabotadores da dieta, conta para a gente nos comentários se alguns deles lhe incomodam e como você faz para eliminá-los, mantendo o foco na dieta e na saúde.

0 Reviews

Categories: Dieta
admin:

View Comments (0)