Conheça todos os benefícios do mel silvestre - Ingredientes Online

Conheça todos os benefícios do mel silvestre

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Alguns alimentos são conhecidos por apresentar diversos benefícios para a saúde, o mel é um deles. Este é obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. Existem tipos diferentes de mel: mel silvestre, mel de assa-peixe, mel de flor de eucalipto, mel de flor de laranjeira, mel de cipó-uva, entre outros.

O sabor, aroma e a cor do mel irão variar de acordo com as floradas, definidas a partir do tipo de flor que a abelha coleta o néctar para produzir este doce. Além disso, alguns benefícios podem ser mais fortes em determinados tipos de mel do que em outros.

O mel funciona como um ótimo adoçante natural e é repleto de benefícios, porque conta com ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento de microorganismos, e assim, proteger contra doenças.

Para que você conheça melhor as propriedades desse alimento, neste artigo, vamos falar tudo sobre o mel silvestre. Explicaremos o que é mel silvestre, quais são seus benefícios e como ele deve ser consumido. Confira!

 

mel-silvestre
Tudo sobre mel silvestre. | Foto: Freepik.

O que é o mel silvestre? 

O mel silvestre é o tipo mais consumido pelos brasileiros. Ele é nomeado desta forma, por não ter uma flor específica que predomina em sua composição, como tantos outros tipos, como o mel de flor de laranjeira, por exemplo. 

Além das propriedades já citadas, ele é excelente para a pele e para os cabelos, pois possui ação antioxidante, auxiliando contra o envelhecimento e ajudando no controle de acnes e rugas. Também conta com propriedades calmantes e é bom para as vias respiratórias.

Como consumir o mel silvestre?

O mel silvestre puro pode ser um substituto perfeito e saudável ao açúcar refinado, podendo ser utilizado na preparação de diversas receitas, como bolos, tortas e biscoitos. Também é interessante consumi-lo com torradas, frutas, cereais, iogurtes e, até mesmo, combiná-lo com receitas salgadas, como frango com mel.

Ideal que se evite o aquecimento do mel em excesso. Isso pode reduzir a acidez e a umidade do alimento e fazer com ele perca boa parte de suas propriedades medicinais, alterando as propriedades benéficas do alimento.

Por esse motivo, a recomendação é que, em caso de cristalização, ele seja colocado apenas em banho-maria e nunca no micro-ondas. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta aquecer o alimento até 70ºC no máximo.

Quantidade recomendada para consumo de mel silvestre

A quantidade diária recomendada para consumo de mel silvestre ou qualquer outro tipo de mel, é de até uma colher de sopa, isso equivale a 25 gramas. 

O consumo frequente do mel, associado a uma alimentação equilibrada ajuda a melhorar sua memória e a qualidade do seu sono.

Importante ressaltar que o mel é rico em calorias e açúcar e, portanto, é fundamental que ele seja consumido com moderação. O consumo por diabéticos deve ser feito apenas sob orientação de um profissional da saúde..

Quais os benefícios que ele traz?

Algumas das vantagens do mel estão descritas abaixo. Confira detalhadamente cada uma delas.

mel-silvestre
Mel silvestre benefícios à saúde. | Foto: Freepik.

Aumenta as defesas do corpo

Os compostos presentes no mel garantem seu poder antioxidante. Por isso, o alimento se destaca na redução do risco de infarto e derrames, promoção da saúde dos olhos e auxílio em alguns tipos de câncer, impedindo a multiplicação das células cancerígenas.

Melhora a saúde do coração 

O mel silvestre traz benefícios à saúde do coração. Ele é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir a formação de coágulos. Tal processo ajuda na diminuição da pressão arterial, prevenindo a ocorrência de doenças do coração. 

Melhora o colesterol e diminui os triglicerídeos

O mel silvestre também funciona como um bom aliado do combate ao colesterol alto. Ele pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL) do corpo.

Além disso, o mel também pode ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos. Tal função é importante, pois o aumento dos níveis de triglicerídeos aumenta o risco de doenças do coração e diabetes tipo 2.

Combate bactérias e fungos em feridas 

As propriedades que o mel silvestre possui reduzem o tempo de cicatrização. Ele é capaz de esterilizar feridas, reduzindo a dor, cheiro e tamanho e promovendo, assim, a sua cura de forma mais rápida.

Pode ser também uma opção para tratar úlceras nos pés de diabéticos, pois combate os germes e ajuda na regeneração dos tecidos. É usado também para curar lesões de herpes oral e genital.

Ademais, o mel silvestre pode tratar bactérias resistentes a antibióticos, úlceras e feridas a longo prazo após a realização de cirurgia ou ocorrências de queimaduras.

Alivia a dor de garganta, asma e tosse

O mel reduz a inflamação e o inchaço da garganta e dos pulmões, sendo eficiente ainda nos casos de gripe e resfriado, melhorando o sono das pessoas. Ele age protegendo a mucosa da garganta contra a irritação, reduzindo e aliviando a tosse.

Melhora a saúde gastrointestinal

O mel é benéfico para a digestão e para a saúde em geral, pois ele é um probiótico potente que nutre as bactérias boas que vivem no intestino. Ele também pode ser usado para tratar problemas digestivos, como diarreia, e é eficaz no tratamento de bactérias que causam úlceras gástricas.

Ajuda na memória e na ansiedade

O uso do mel em substituição ao açúcar tem sido associado com a melhora da memória e dos níveis de ansiedade. Além disso, estudos indicam que ele também pode melhorar a memória de mulheres na menopausa e pós-menopausa.

Auxilia no tratamento de hemorroidas

As propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, analgésicas e cicatrizantes do mel silvestre reduzem o sangramento e aliviam a dor e a coceira causadas pelas hemorroidas. Nesses casos, deve-se misturar mel, azeite de oliva e cera de abelha e depois aplicar na região.

Vale ressaltar que todo tratamento de saúde deve ser realizado junto a um profissional da área.

Na Ingredientes Online, a maior plataforma de e-commerce na zona cerealista paulistana, você encontra o mel silvestre e todos os alimentos necessários para você manter uma dieta saudável, sem sair de casa. Clique aqui e saiba mais sobre o mel e outros ingredientes.

 

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×