Muita gente não sabe, mas baunilha, em espanhol, significa pequena vagem. Ela vem da flor de orquídea do gênero Vanilla e é uma especiaria bastante utilizada como aromatizante. Uma boa fava de baunilha é flexível e resistente.
Esse ingrediente é usado em cremes com ovos, doces, sorvetes, licores, café, sobremesas de frutas, entre outros. A fava de baunilha tem um sabor único e para que esse sabor seja liberado, é necessário esquentar a baunilha, o que favorece seu uso em cremes de confeiteiro e outras receitas que passam pelo fogo.
Continue lendo para entender tudo sobre o que é fava de baunilha, como usar boas favas de baunilha e para que serve essa especiaria!
O que é fava de baunilha?
A fava de baunilha nada mais é do que uma especiaria, semelhante a uma vagem pequena, usada para diversos fins, gastronômicos ou não. Ela pode ser obtida da flor de orquídeas do gênero Vanilla. Sua fava se assemelha a canela em pau, porém é mais fina e escura.
Para reconhecer uma boa fava de baunilha, como já citamos, deve ser flexível e resistente. Ela também deve possuir uma coloração castanho-escuro.
Quando você pega uma fava de baunilha na mão, você deve sentir que o perfume da especiaria ficou em suas mãos e se ela for realmente muito boa, suas mãos ficam até manchadas.
A fava de baunilha é a segunda especiaria mais cara do mundo e só perde para o açafrão espanhol. Por esse motivo, é muito mais comum encontrar no mercado a essência sintética da baunilha, algo artificial, que passa longe da fava de baunilha natural.
Já o extrato de baunilha, que é feito com a fava de baunilha, tem um sabor diferenciado quando comparado à essência, além de ter um rendimento muito melhor, por ser extremamente concentrado. É possível fazer essa extração por meio de duas partes da fava de baunilha: a vagem e sementes.
Existem mais de 150 variedades de orquídeas vanillas, mas apenas duas delas são usadas comercialmente: Bourbon e Tahitian. O tipo Bourbon é a fava de baunilha original, que os espanhóis encontraram no México.
Esse tipo de baunilha é rico em sabor e equilíbrio e tem um aroma forte. É o melhor tipo de fava de baunilha para realizar a extração e o mais comum de se encontrar..
Enquanto o tipo da fava de baunilha Tahitian não possui tanta vanilina natural como a Bourbon, mas o sabor vem do heliotropina (anis aldeído), o que proporciona um sabor doce e frutado, que lembra cerejas ou uvas passas.
A Tahitian também não possui muitas sementes, mesmo sendo uma vagem mais grossa. É mais utilizada em alimentos cozidos, como molhos, compotas e funciona bem com carnes.
Normalmente, a fava de baunilha é cultivada em Madagascar e na Ilha da Reunião. Inclusive, esses dois países juntos produzem três quartos da baunilha consumida no mundo inteiro! Além de algumas pequenas contribuições da Índia, Indonésia e China.
Para que serve fava de baunilha?
Como já citado, a fava de baunilha é bastante usada em doces, mas também em pratos salgados. Listamos algumas utilizações dessa especiaria, confira:
- Creme de confeiteiro com fava de baunilha
- Calda de fava de baunilha
- Extrato de fava de baunilha
- Creme de fava de baunilha
- Pera cozida com vinho e fava de baunilha
- Geleia de morango com fava de baunilha
- Brigadeiro de baunilha
- Arroz doce com fava de baunilha
- Bolo branco com baunilha
- Pudim de leite com fava de baunilha
- Sorvete de creme com fava de baunilha
Uma das suas utilizações mais comuns é o açúcar de fava de baunilha, ou açúcar baunilhado, utilizado nos doces para dar uma diferenciada na sobremesa, tornando-a mais chique.
Em pratos salgados, ela pode servir em molhos, compotas e até acompanhar carnes. Além de ir muito bem com frutos do mar, como peixes, camarão e lagosta.
A fava de baunilha é rica em antioxidantes, ou seja, é capaz de agir no combate aos radicais livres que temos em nosso organismo, o que retarda o envelhecimento precoce das células.
Além disso, ela é utilizada como digestivo, no emagrecimento e até como tinta. Mas claro, sempre consulte um profissional antes de realizar qualquer procedimento com a sua saúde.
Como e onde usar a fava de baunilha?
Siga os passos a seguir para saber como usar a fava de baunilha:
- Com ajuda de uma faca, corte as pontinhas das suas extremidades da sua fava de baunilha
- Depois, corte a fava ao meio no sentido de comprimento
- Com a ponta da faca, ou ainda uma colher pequena, raspe a fava com cuidado, sem colocar muita força, para retirar suas sementes bem pequenas
- Essas micro sementes é que vão dar o aroma nas receitas, que é onde mais se usa a fava de baunilha
Para aproveitar 100% a fava de baunilha, confira:
- Depois de abrir a vagem e raspar as sementes que estão dentro, é hora de aproveitar a vagem e começar a extração
- Para extrair o sabor da vagem, é preciso fechá-la em um vidro e deixá-la mergulhada em uma solução com álcool. Isso vai ajudar a extrair o máximo do seu sabor.
- Esse é o processo de extração caseiro, uma maneira simples de fazer o extrato em casa
- A fava também pode ser utilizada para fazer o açúcar baunilhado, que é muito bom para adoçar, fazer bolos, biscoitos, cremes, doces, etc.
- Além disso, é possível processar a fava até virar pó
Como fazer açúcar baunilhado com a fava de baunilha
- Para cada kg de açúcar, você pode adicionar uma fava de baunilha cozida. Depois, deixe em um pote fechado por no mínimo 15 dias antes de utilizar e pronto.
- Há um outro jeito de fazer esse açúcar, triturando as favas no liquidificador, sendo a proporção uma fava de baunilha para cada 500 gramas de açúcar. Depois, peneire e triture até obter um açúcar sem pedaços grandes de fava e guarde em um recipiente fechado. Essa é a forma mais verdadeira de obter o açúcar baunilhado.
Gostou do nosso conteúdo sobre fava de baunilha? Conheça a Ingredientes Online, o maior e-commerce da zona cerealista paulistana e descubra muito mais, onde você pode comprar a fava de baunilha e muito mais!