X

Whey Protein: entenda para que serve e como utilizar corretamente.

Quem nunca ouviu falar do famoso Whey Protein, que está sempre presente nas academias e é o queridinho das pessoas que se exercitam frequentemente? Com certeza, no início de sua fama muitas pessoas se perguntavam “Para que serve o Whey Protein?”, mas hoje ele já é conhecido pela maioria.

Para quem quer ganhar músculos de forma mais rápida e fácil, quando complementada com atividades físicas, a dieta com o Whey Protein pode ser uma grande aliada. Mas, é necessário consultar seu nutricionista ou nutrólogo para ver se o suplemento pode ser adaptado e incorporado em sua rotina alimentar.

A seguir, aprenda mais sobre o Whey Protein e seus benefícios.

O que é Whey Protein?

Provavelmente, você já se perguntou o que é Whey Protein e qual a sua composição.

O Whey Protein é um suplemento do tipo proteico que é feito por meio da extração da proteína do soro do leite, composta, em sua maioria, por alfa-globulina e beta-globulina.

O Whey Protein pode ser encontrado facilmente, ele é vendido em farmácias e lojas específicas de suplementos alimentares. A quantidade em que ele deve ser ingerido pode variar, já que é calculada através de fatores como peso, idade e saúde da pessoa.

O posto de queridinho pelos praticantes de exercícios físicos e frequentadores de academias que o Whey Protein ganhou veio pela quantidade de aminoácidos essenciais que o produto oferece, garantindo melhor recuperação do músculo devido à sua rápida absorção pelo corpo. Em outras palavras, ele auxilia no ganho de força durante o treino e no aumento de massa magra.

Outro fator que torna o Whey Protein um ótimo suplemento é o seu valor nutricional altíssimo, contendo em média 24g de proteína para cada dose de 30g, além de uma grande quantidade de cálcio em sua fórmula.

Por esses motivos o Whey Protein é tão consumido entre os atletas e praticantes de musculação. Porém, para que os consumidores consigam aproveitar todos os benefícios ao máximo, precisam entender como o suplemento age dentro do organismo.

A beta-globulina, presente no Whey Protein, está em maior quantidade que a alfa-globulina, e isso faz com que o suplemento seja de fácil digestão e absorção. O produto consegue oferecer todos os aminoácidos que o nosso organismo não consegue produzir.

O Whey Protein passa por um longo processo até chegar no produto final. O suplemento é submetido a um processo de industrialização, para que ele fique na forma de pó (hoje existem também as barrinhas). Como seu gosto original não é muito saboroso, são adicionados os sabores chocolate, morango ou baunilha, além de outros.

É importante lembrar que só é saudável consumir Whey Protein com as instruções de seu nutricionista, ler sempre a lista de ingredientes e checar se há e qual a quantidade de açúcar refinado na composição final do produto

O que o Whey Protein faz no corpo?

Quando ingerido, o Whey Protein é capaz de fazer coisas que nem imaginamos. Por ser capaz de fornecer a nós todos os aminoácidos que nosso organismo não consegue produzir sozinho, ele também esbanja BCAA, aminoácidos de cadeia ramificada (também conhecidos como leucina, isoleucina e valina), que são essenciais para que possa ocorrer a produção de fibras musculares.

O Whey Protein é composto, basicamente, por proteínas que são facilmente digeridas por nosso organismo. Essas proteínas atuam de forma direta nas células musculares e favorecem a sua regeneração, de forma que contribuem para o ganho de massa muscular, conhecida também como massa magra.

Como ele é um suplemento proteico de alta qualidade, o Whey Protein oferece diversos benefícios para a saúde, como o aumento de força e rendimento durantes os treinos, produção de proteínas e de músculos, prevenção do envelhecimento precoce, melhora na recuperação do músculo no pós-treino, fortalecimento do sistema imunológico e auxílio no processo de emagrecimento.

Ressaltando que, para obter os benefícios e usar ao máximo as vantagens do Whey Protein, você deve combinar o uso dele com uma dieta balanceada e sempre praticar exercícios físicos. Dessa forma é possível tirar o melhor proveito do suplemento!

Como usar corretamente?

Por mais que o Whey Protein apresente inúmeros benefícios, é necessário que seu consumo seja feito da forma correta, com o intuito de evitar problemas de saúde.

Por ser geralmente encontrado em forma de pó, pode ser adicionado facilmente em várias receitas. Pode ser misturado com leite ou água, ou até mesmo colocado em bolos, biscoitos, cereais e iogurtes.

O uso do suplemento é relativo de pessoa para pessoa, então as instruções do seu uso variam de acordo com a sua idade, peso e objetivos a serem alcançados. Até mesmo o fato de praticar exercícios pode ser um fator na hora de decidir seu uso, já que programas de treinamento mais intensos necessitam de uma quantidade maior de suplemento para recomposição muscular e corporal.

Como já falado acima no texto, o Whey Protein é um suplemento que facilita o consumo de proteínas necessárias na dieta. Mas, também não pode haver exageros, já que existe o risco de sobrecarregar os rins. A frequência, a quantidade e o horário de consumo dependem de variantes e devem ser sempre orientados por um profissional de saúde que saiba atender as condições do paciente seus hábitos e objetivos.

Entender como consumir corretamente é mais importante que saber qual o melhor whey protein. | Foto: Unsplash/Danielle Cerullo.

Quais os benefícios do Whey Protein?

É possível notar os benefícios do Whey Protein pouco tempo após o início do consumo. Entre eles estão:

Exercícios

A proteína do soro do leite e os demais nutrientes presentes no suplemento, auxiliam diretamente no aumento de força e massa muscular quando combinada a um treinamento, além de ser eficaz na recuperação corporal após a prática de exercícios intensos.

Nutrição

A proteína do soro de leite pode ser um agente muito efetivo para ganho de peso, muito eficiente em pessoas desnutridas ou com problemas para conseguir ganho de peso e manter ele, como idosos e pessoas com defasagem nutricional..

Cicatrização de feridas

Essa mesma proteína pode ajudar pessoas a se recuperarem de queimaduras ou feridas crônicas.

Pressão sanguínea

Bebidas suplementadas com Whey podem ajudar a reduzir a pressão sanguínea, diminuindo os riscos de desenvolvimento de ataques cardíacos ou AVC.

Ficou curioso? Converse com seu nutricionista sobre Whey Protein e como você pode adaptá-lo em sua dieta. Você encontra Whey Protein e inúmeros suplementos e alimentos saudáveis para sua alimentação em nosso site. Ingredientes Online!

0 Reviews

Categories: Dieta
admin: