O ácido cítrico é um ácido orgânico que está presente em nossas vidas, em nossos alimentos e também em conservantes.
Ele é encontrado nos citrinos e é muito usado como um conservante natural, por conta do seu poder antioxidante.
Ele tem um sabor ácido e, ao mesmo tempo, refrescante quando é utilizado no preparo de alimentos e bebidas, além de ser encontrado principalmente em frutas cítricas, como o limão e a laranja.
Atualmente, grande parte do ácido cítrico comercializado no mundo todo tem sua origem na fermentação, mas apenas uma minoria do ácido cítrico é originado pela sua extração das frutas.
O ácido cítrico também dá o sabor amargo nos alimentos, encontrado não só nas frutas como também nos legumes. Então, além do limão e da laranja, você pode encontrar o ácido cítrico no feijão, no brócolis, na cenoura, na batata, no tomate e também no ruibarbo.
Essa acidez dada pelo ácido também pode ser medida em níveis de pH, que quanto mais baixo for, mais ácido o alimento é. Os tomates que são ricos em ácido cítrico são os que apresentam um nível de pH entre 4,3 e 4,9, já os brócolis ficam entre 6,3 e 6,52.
Quando se está em temperatura ambiente, o ácido cítrico tem uma aparência de pó branco, e por ser um elemento químico, ele pode existir tanto na forma de monohidrato (que se cristaliza em água fria) quanto de anidro (que se cristaliza em água quente).
O ácido cítrico é de extrema importância para a indústria de líquidos e alimentos, já que 70% da sua produção é destinada apenas para esse tipo de indústria, enquanto os outros 30% são destinados a indústria farmacêutica (12%) e demais indústrias (18%).
Usos comuns do ácido cítrico
O ácido cítrico apresenta diversas propriedades antioxidantes, flavorizantes, acidulantes, sequestrantes e também reguladores de acidez. Por esse motivo, é muito usado na indústria de alimentos e bebidas para:
- Atuar como um estabilizante nos laticínios;
- Auxiliar na manutenção do pH, que é ideal para a produção de doces;
- Realçar o sabor de bebidas gaseificadas como refrigerantes;
- Impedir que os íons metálicos modifiquem a cor de líquidos (como o ferro, que é um dos principais responsáveis por essas turvações);
- Agir como um conservante, atuando na prevenção e proliferação de microrganismos;
- Combater o surgimento de manchas, cheiros ou qualquer tipo de sabor desagradável em peixes ou frutos do mar.
Já para a indústria farmacêutica, é utilizado para produzir os medicamentos que são anticoagulantes e efervescentes. Além disso, ainda pode ser utilizado como um produto de limpeza totalmente ecológico, que não agride o meio ambiente.
O ácido cítrico é usado, basicamente, para ser o conservante e acidulante para diversos alimentos. Ele consegue agir como um antioxidante que pode ser usado como um conservante natural, sendo conhecido também como o acidulante IN 330.
Portanto, é um ácido orgânico muito usado na preparação de diversos tipos de alimentos, também tendo papéis na indústria de bebidas efervescentes, refrigerante e na fabricação dos confeitos. Ele também atua como mordente em tinturaria e seu sal (o citrato de sódio) é usado em laxativos.
Benefícios do ácido cítrico na alimentação
O ácido cítrico é dono de muitos usos incomuns e também curiosos. A sua utilização funciona tanto em produtos de higiene pessoal até a soluções alimentares e produtos destinados a limpeza. Fora isso, atualmente ele também está começando a ser usado como um suplemento alimentar e isso tem acontecido devido a alguns benefícios de sua ingestão.
Sem dúvidas, seu principal benefício é sua ação antioxidante, conseguindo atuar na prevenção de doenças e retardando o envelhecimento. Confira outras vantagens de incluir ácido cítrico na alimentação:
-
Fonte de vitaminas
O ácido cítrico é muito rico em vitamina C, que age no fortalecimento do sistema imunológico. Fora isso, alimentos que possuem esse ácido têm o costume de possuir outras vitaminas em sua composição, como a B1 e também a B2, agindo no funcionamento do sistema digestivo.
-
Conservante natural dos alimentos
O ácido cítrico tem a capacidade de prevenir o surgimento e a proliferação de microrganismos e bactérias, que são os responsáveis por fazerem alimentos estragarem. Por isso, também é comumente usado na produção dos laticínios que consumimos, com o objetivo de preservar os alimentos por muito mais tempo e de uma forma natural.
-
Regulador de acidez em alimentos
O ácido cítrico consegue fazer a função de regulação de acidez em alimentos, sendo muito usados em doces e sucos, conseguindo diminuir o pH.
Essas são as principais funções do ácido cítrico. Quer saber mais sobre outros alimentos, entender as propriedades dos ingredientes mais usados na cozinha e comprá-los por um valor imbatível? Visite a loja do Ingredientes Online!
Comentários no Facebook