Se você está antenado ao mercado de cosméticos e skin care, com certeza já ouviu falar do ácido málico. Isso porque, nos últimos anos, o mercado cosmetológico vem apostando nesse ingrediente em seus produtos, como uma opção saudável para a pele e que não agride ao meio ambiente. Além disso, o mercado de ácidos vem se destacando, com cada vez mais ácidos naturais, encontrados em alimentos e plantas, e que são aplicados na fabricação de vários produtos..
O ácido málico possui benefícios que vão além dos cuidados com a pele. Ele auxilia com a manutenção de sua saúde física, ajudando com problemas renais, fadiga, dores musculares, entre outros. Outro ponto que é possível destacar, é a facilidade em seu acesso, podendo encontrá-lo em alimentos e até mesmo em sua forma pura, para ser ingerido.
Dito isso, a seguir, explicaremos o que é ácido málico, para que ele serve, em quais alimentos pode ser encontrado e quais seus benefícios.
O que é o ácido málico?
Como dito anteriormente, se você está atento ao mercado de cosméticos e suas novidades, com certeza ouviu falar do ácido málico. Isso porque, nos últimos tempos, ele vem aparecendo cada vez mais em cosméticos utilizados para skin care e cuidado corporal. Acontece, no entanto, que ele não é utilizado apenas na pele e muito menos é encontrado apenas em produtos de beleza.
Ele é uma substância, caracterizado como um ácido do tipo AHA (alfa-hidroxiácidos), que pode ser encontrado em frutas e legumes. O alimento, no entanto, mais conhecido por esse ácido é a maçã, uma das frutas que concentra a maior quantidade dessa substância.
Além disso, está entre os ácidos que são produzidos pelo organismo humano. Durante a conversão de carboidratos em energia, o organismo produz e o absorve, para auxiliar no funcionamento do organismo.
Sendo assim, em resumo, como o próprio nome indica, é um ácido, presente em alimentos e produzido pelo próprio organismo humano, que auxilia no funcionamento de órgãos e ajuda com a saúde da pele.
Para que serve o ácido málico?
O ácido málico é uma substância que possui diversos benefícios e finalidades.. Isso porque, além de ser um ácido que auxilia na saúde do organismo, ele colabora para a formação de outros ácidos que também são fundamentais para nossa vida. Veja abaixo algumas de suas aplicações
Produzir citrato malato
A mistura entre o ácido málico e o ácido cítrico, quando produzido pelo organismo auxilia no desenvolvimento de massa muscular e no fortalecimento dos músculos. Por essa razão, ele combate as dores e tensões musculares. Portanto, a ingestão de ácido málico para a conversão do citrato malato é ideal para atletas e pessoas que praticam atividades físicas.
Produzir magnésio malato
Outra mistura produzida pelo organismo a partir do ácido málico é o magnésio malato. Essa combinação, segundo estudos, é ideal para pessoas que sofrem de fibromialgia, uma vez que a união do magnésio com o ácido málico combate as dores da doença e alivia outros sintomas.
Produz saliva
É um estimulante natural da saliva, que ajuda na digestão dos alimentos. Sendo assim, pessoas que sofrem com o processo digestivo podem se beneficiar com a ingestão desse tipo de ácido.
Ciclo de Krebs
Para quem não sabe, o ciclo de Krebs é um processo pelo qual as células do nosso organismo passam para produzir energia, muitos resumem como a respiração celular. O ácido málico contribui para a produção de energia celular, tornando algumas das etapas desse ciclo possíveis. Sem esse ácido ou com uma baixa porcentagem dele no organismo, nossas células teriam dificuldade de se manter.
Em resumo, o ácido málico serve para produzir outros ácidos necessários, garantindo o processo de vida das células em nosso organismo, fortalecendo nossos músculos, combatendo doenças, entre outros.
O ácido málico está presente em quais alimentos?
Como foi dito anteriormente, o ácido málico está presente, além de em cosméticos, em alimentos do nosso dia a dia. Mas, a questão que fica é: em quais alimentos o ácido málico pode ser encontrado e quais as quantidades de ácido em cada um deles? Pois bem, o ácido málico está presente em legumes, verduras e, principalmente, frutas ácidas.
Entre as mais populares estão:
- Maçã;
- Cereja;
- Pêssego;
- Ameixa;
- Pêra;
- Uva;
- Mirtilo.
É preciso lembrar, no entanto, que cada uma dessas frutas terá uma concentração distinta de ácido málico. Não se sabe, ao certo, a porcentagem em cada uma dessas frutas, porém, é possível dizer que a maçã é a fruta com maior concentração. Além disso, entre os tipos de maçã, não é possível dizer se há ou não diferença na quantidade de ácido contido, por isso, recomenda-se o consumo de maçãs e outras frutas ácidas no geral.
Então, o correto seria, para aqueles que estão em busca de consumir mais ácido málico, adicionar uma variação de legumes, verduras e frutas em seu cardápio. Além disso, é possível consumir ácido málico em cápsulas ou em outras formas, vendidas normalmente em casas de produtos naturais. É preciso frisar, entretanto, que o método mais eficaz de ingestão, é por meio dos alimentos.
Benefícios do ácido málico
Dissemos lá atrás, que o ácido málico possui diversas finalidades, além de inúmeros benefícios. Uma vez que age de várias formas no organismo, ele garante a saúde interna e externa de nosso corpo. Confira, a seguir, os principais benefícios do ácido málico:
Promove viço e firmeza para a pele
Ao ingerir ácido málico por meio de alimentos e utilizá-lo em fórmulas de cosméticos, ele irá garantir a firmeza e o viço de sua pele. Ou seja, ao consumir o ácido málico dessas duas maneiras, ele irá promover a redução dos sinais da idade, garantir a firmeza e elasticidade de sua pele, seja do corpo ou do rosto, e mantê-la hidratada. Além disso, o ácido málico pode ser um aliado no combate a acne.
Combate a fadiga
Por agir diretamente na formação muscular e na prevenção de dores nessa região, o ácido málico combate a fadiga corporal. Além disso, esse ácido garante energia para seu corpo, ajudando com o cansaço no decorrer do dia a dia.
Garante a saúde e o bom funcionamento de seus rins
Além de ser um grande aliado para a pele e para os músculos, o ácido málico é ótimo para seus rins. Isso porque o ácido málico contribui para a produção de citrato no organismo, que nada mais é que uma combinação desse ácido com o ácido cítrico. O citrato ajuda com a quebra e a prevenção do acúmulo de cálcio nos rins, que quando em excesso provocam as famosas pedras no rim.
Agora que você conhece todos os benefícios do ácido málico em seu organismo, você deve estar se perguntando onde pode encontrar o ácido málico para venda. Seja para consumo próprio ou para uso na produção de seu negócio, a Ingredientes Online é a maior fornecedora de produtos saudáveis e insumos para a indústria. Em nosso site você encontra tudo o que precisa e com a facilidade de receber em sua casa. Acesse https://www.ingredientesonline.com.br/ e compre agora.
Gostou do conteúdo? Então, clique aqui e garanta seu ácido málico com a Ingredientes Online.
Comentários no Facebook