Há quem não abra mão de um chá mesmo no verão, e no inverno, fazem questão de consumir a bebida diariamente. Se você é como a gente e ama ingerir chás em seu dia a dia, preparamos esse texto sobre a erva cidreira, para que você conheça os benefícios de consumí-la.
Origem
A planta medicinal erva cidreira, também conhecida como Melissa offinalis, é proveniente da família do boldo e hortelã e tem sua origem principal em algumas regiões da Europa e da Ásia. Histórias contam que o nome Melissa remete à ninfa grega Melona, que segundo a mitologia, era protetora das abelhas.
Como implementá-la a sua rotina
A forma mais comum de consumir a erva cidreira é por meio do chá. Para fazê-lo, você precisará de cerca de quatro gramas das folhas dessa planta, ferver 150ml de água e depois colocá-las no mesmo recipiente, deixando descansar, abafado, por até 10 minutos.
Após esse tempo, você deverá coar e aguardar cerca de 10 minutos para consumi-lo morno.
O recomendado é que você consuma o chá de erva cidreira de duas a três vezes ao dia.
Mas cuidado! Ultrapassar a quantidade recomendada, uma vez que seu consumo excessivo poderá causar uma frequência cardíaca lenta e baixar a pressão arterial.
Benefícios da erva cidreira
Levando em consideração que entre seus principais componentes, estão taninos, polifenóis, terpenos, ácido rosmarínico, e o ácido cafeico, a erva cidreira é rica em nutrientes como flavonoides e fenólicos, resultando em efeitos calmantes, sedativos, relaxantes, antiespasmódicos, analgésico, anti-inflamatório e antioxidante.
Veja abaixo alguns outros efeitos do consumo da erva cidreira.
- combater radicais livres;
- evitar o envelhecimento celular;
- auxiliar na proteção do coração;
- precaver doenças cerebrais que são degenerativas;
- melhora do trânsito intestinal;
- auxilia quando há problemas estomacais;
- auxilia em casos de ansiedade, insônia e depressão;
- melhora as cólicas;
- diminui a pressão arterial e o LDL, colesterol ruim.
Contraindicações
Se você faz uso de calmante ou remédios controlados, é importante consultar seu médico antes de consumir o chá de erva cidreira pois o mesmo pode ter efeitos negativos no seu organismo.
Da mesma maneira, gestantes, crianças menores de 12 anos e lactantes devem evitar o consumo dessa planta, assim como pessoas com hipotireoidismo e hipotensão.
Onde comprar
No site da Ingredientes Online, você encontra uma enorme variedade de chás, ingredientes e produtos para sua alimentação.
Comentários no Facebook