X

Goma xantana, o ingrediente que vai transformar suas receitas sem glúten

Deliciosa torta de maçã com aveia sem glúten

A goma xantana é um polissacarídeo que tem sua produção feita naturalmente por meio da fermentação da bactéria Xanthomonas campestris. Essa goma é muito usada na gastronomia e também na indústria farmacêutica para espessar e estabilizar líquidos. A goma xantana sozinha não consegue formar um gel, mas tem o poder de dar viscosidade para a receita.

Se ela for adicionada a um líquido frio ou quente, passa a se tornar bem resistente ao descongelamento ou congelamento. Ela é recomendada para receitas como pães e bolos sem glúten porque consegue fazer com que as massas fiquem elásticas e macias, papel que normalmente é exercido pelo glúten nesse tipo de alimento. Ela pode ser usada para diversos fins, como:

  • Espessar
  • Estabilizar
  • Emulsionar
  • Encorpar molhos
  • Em sobremesas
  • Pães
  • Bolos
  • Em sorvetes para evitar a formação de cristais de gelo
  • Dentre outras receitas.

Como usar a goma xantana nas receitas?

  1. Em receitas de pães, pizzas e biscoitos, normalmente é usado 1 colher de chá de goma xantana. Nas receitas de bolo, normalmente é pedido ½ colher de chá da goma. Porém, não há uma regra para isso. A medida vai depender dos outros ingredientes da receita. Por isso, siga sempre todas as orientações.
  2. Misture a goma xantana junto com os ingredientes secos que há na receita. Isso fará com que ela fique misturada de uma forma mais uniforme.
  3. A goma xantana também pode ser substituída por goma guar. A proporção é a mesma, mas os resultados serão um pouco diferentes. A goma guar não é tão potente como a goma xantana.
  4. Quando misturada a água, ela consegue trazer mais viscosidade ao seu molho, por exemplo.

Cuidado! Caso você exagere na medida da goma xantana a massa pode ficar mais pesada e grossa, parecendo cola dura. Por isso, se atenha a usar sempre a medida correta.

Leia também: Doença celíaca e sensibilidade ao glúten: você sabe a diferença?

Quais os benefícios da goma xantana?

O principal papel da goma xantana na alimentação é estabilizar suspensões e emulsões. Além disso ela influencia na durabilidade de bolos e pães, deixando-os frescos por mais tempo.   Também pode ser usada em produtos agrícolas, cosméticos e fórmulas de fármacos. O principal benefício para o nosso corpo é a sua propriedade saciante. Auxilia na diminuição da sensação de apetite e faz com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo.

No site da Ingredientes Online você encontra a goma xantana assim como outros ingredientes para fazer o seu pãozinho ou bolo caseiro sem glúten e cheios de sabor.

0 Reviews

admin:

View Comments (0)