Você sabe o que é psyllium? É um alimento em flocos que estimula os movimentos intestinais facilitando a eliminação das fezes. O psyllium é indicado para regulação intestinal, tratamento de prisão de ventre e emagrecimento.
Esse alimento pode ser encontrado na forma de pó (em sachês para misturá-lo com água) ou na flocos e ambos os formatos você encontra na Ingredientes Online. O psyllium deve ser utilizado com indicação médica ou de um nutricionista. Se você está interessado em saber o que é psyllium e como adequá-lo à sua alimentação, fique com a gente.
O que é psyllium?
Agora iremos nos aprofundar sobre o que é psyllium. Na verdade, o psyllium é uma planta que tem como nome científico Plantago ovata. Sua fibra solúvel é extraída da casca das sementes e transformada em flocos para consumo.
Esse alimento é capaz de aumentar em até 20 vezes seu tamanho normal quando entram em contato com outros líquidos. Isso ocorre porque estes apresentam alta absorção de água, o que leva ao aumento do volume e da umidade das fezes, facilitando sua eliminação.
Além disso, o que é psyllium? O Psyllium é uma ótima alternativa para aqueles que buscam uma solução para a regularização do intestino, emagrecimento e tratamento de algumas doenças.
Para que serve?
O psyllium é indicado para regularização intestinal, podendo ser utilizado para o tratamento da prisão de ventre, uma vez que ajuda a absorver a água e facilita a formação e eliminação das fezes.
Considerando o que é psyllium e que esse alimento ajuda a regular o funcionamento do intestino, ele também serve para casos de intestino solto.
Além disso, o psyllium pode ser usado no auxílio da diminuição do colesterol e da glicemia após as refeições, pois as fibras desse alimento ajudam (e muito) na absorção de gorduras e do açúcar na alimentação.
Como consumir?
Agora que você já sabe o que é psyllium e para que ele serve, saiba como consumi-lo da maneira correta.
O psyllium é um alimento que pode ser consumido em qualquer momento do dia, mas a preferência é tomá-lo junto com alguma refeição – embora ele também possa ser substituído pela farinha de trigo tradicional.
O psyllium pode ser dividido em duas tomadas: uma colher de chá meia hora antes do almoço e outra depois do jantar. Lembrando que ele pode ser adicionado em bebidas.
Sua forma em pó deve ser usada via oral, e pode ser dissolvida em um copo de líquido com 240mL (na água ou suco de frutas), agitando suavemente de modo que todo o pó se dissolva. Recomenda-se em casos como esses, uma colher de chá.
Vale ressaltar que a mistura precisa ser bebida imediatamente após o preparo. Nunca engula somente o pó sem a dissolução em líquidos, pois pode causar sérios problemas como engasgo, asfixia ou até mesmo obstrução intestinal. Portanto, sua fórmula de uso pode variar conforme a idade:
- Para adultos e crianças com mais de 12 anos, a dose recomendada é de 1 sachê de 7g, misturado em 240 mL de líquido e pode ser tomado de 1 a 3 vezes ao dia;
- Para crianças entre os 6 e 12 anos de idade, a recomendação é de meio sachê de 7g (equivalente a uma dose de 3,5g), misturado em líquido de 240mL, podendo ser tomado de 1 a 3 vezes ao dia.
É recomendável não tomar a última dose antes de dormir, pois a dose pode acabar prejudicando os movimentos intestinais e as passagens das fezes pelo intestino.
Outra informação muito importante é não deixar de aumentar seu consumo de líquido durante o tratamento, pois assim é possível melhorar a sua ação e evitar complicações, como as obstruções intestinais.
Benefícios do psyllium
Depois de ver o que é psyllium, para que ele serve e como consumi-lo corretamente, chegou a hora de saber os benefícios que esse alimento traz para nosso organismo. Confira os 5 principais benefícios do psyllium:
1. Regula a microbiota do intestino
Quando a flora intestinal está desregulada, com maior número de bactérias patogênicas é perceptível os malefícios impactados na nossa saúde. Além disso, a microbiota é capaz de interferir em nosso estado mental.
2. Funcionamento do intestino
O psyllium age no regulamento do intestino. Portanto, quando as fibras entram em contato com a água no estômago, absorve o líquido, formando uma espécie de gel.
Esse gel faz com que o esvaziamento gástrico atue de forma mais lenta e limpe as impurezas, eliminando as toxinas.
Todo esse processo facilita a formação e eliminação do bolo fecal, regulando o intestino.
3. Pressão arterial
Pesquisas apontam que o psyllium auxilia na regulação da pressão sanguínea, isso porque promove uma limpeza no intestino, favorecendo a saúde deste. Os estudos ainda revelam que as pessoas que consumiram essa fibra tiveram redução nos níveis de pressão arterial.
4. Emagrecimento
Quando em contato com o líquido, o psyllium absorve-o e aumenta de volume. Essa simples ação contribui para a sensação de saciedade, o que diminui a absorção do carboidrato ingerido e auxilia nas dietas alimentares.
Para aqueles que sentem dificuldades em controlar a ingestão de alimento devido à fome, essa sensação ajuda a reduzir o consumo na refeição.
5. Diabetes (H3)
Por fim, as fibras do psyllium diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos, não se transformando em moléculas de açúcar. As fibras ajudam a manter um equilíbrio glicêmico, o que é fundamental para aqueles que possuem quadros de diabetes.
Entender sobre produtos que você consome, é um grande passo para uma dieta mais equilibrada. Você pode encontrar o psyllium em flocos no site da Ingredientes Online, uma plataforma completa para você adquirir seus produtos. Não perca tempo e garanta já o seu!
Comentários no Facebook