X

Suplementos: quais são as diferenças entre a maltodextrina, dextrina e dextrose?

Imagem meramente ilustrativa de uma mulher ingerindo um suplemento / Crédito: Divulgação

Se você é um grande frequentador de academia ou pratica algum exercício físico, já deve ter ouvido falar em maltodextrina, dextrina e dextrose. Mas, afinal, quais são os benefícios e as diferenças de cada uma?

Dextrose

A dextrose é uma fonte rica em proteínas e é um carboidrato simples, ou seja, quando ele é consumido, nossa taxa de glicose em nossa corrente sanguínea é instantaneamente elevada, o que resulta em uma energia que está sendo fornecida a nós.

Dessa maneira, esse suplemento é muito consumido por pessoas que praticam exercícios físicos ou são até mesmo atletas e precisam encontrar uma rápida e fácil fonte de energia. Ou seja, o mais indicado é que ele seja consumido logo após os exercícios (em treinos de musculação), e antes dos exercícios (em treinos aeróbicos).

Além disso, quando implementado a sua rotina, esse suplemento irá auxiliar no ganho de massa muscular, uma vez que a absorção de seus nutrientes será maior.

Devido a grande quantidade de proteína, a dextrose também pode ser utilizada em alguns casos de internação hospitalar, quando o enfermo necessita comer por meio de uma sonda.

Como consumir

Sempre que você for implementar algum tipo de suplemento à sua rotina, o ideal é que essa mudança seja acompanhada por um nutricionista. Todavia, o que é mais recomendado é que você ingira, em média, 30 gramas de dextrose ao dia, totalizando 120 calorias.

Normalmente, seu pó é diluído em água e consumido.

Dextrina

Por tratar-se de um carboidrato do tipo complexo, esse suplemento é digerido mais lentamente, o que resulta em um aumento menor da glicemia, quando comparado a dextrose.

Quando produzido industrialmente, esse suplemento é proveniente da hidrólise ácida de amido e não é solúvel em água, portanto, pode ser encontrada como goma de amigo, goma vegetal, goma inglesa, amilina e goma artificial.

Além disso, nem todas essas formas do suplemento são digeríveis. Dessa maneira, quando adicionada a malto, torna-se um importante suplemento.

Maltodextrina

Assim como a dextrina, trata-se de um carboidrato complexo, portanto, obtém uma absorção mais lenta. Sua origem é o amigo do milho e sua base é a dextrina e maltose, e esse alimento auxilia no aumento de insulina em nossa corrente sanguínea.

Ou seja, quando consumida, ela é capaz de provocar um retardamento do cansaço muscular.

Como consumir

Em musculações e em uma corrida, por exemplo, o ideal é que você consuma a maltodextrina antes da prática de um exercício de longa duração.

Além disso, se você preferir, poderá diluir esse suplemento em sucos, chás ou simplesmente água. Mais uma vez, a dose varia de pessoa para pessoa, por isso é de extrema importância realizar uma consulta prévia com um nutricionista.

1 colher de sopa, por exemplo, contém 33,84 calorias e 6,46 gramas de carboidratos.

Onde comprar

Se você já passou por uma consulta nutricional e deseja obter esses suplementos, entre em nosso site da Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais.

0 Reviews

Categories: Produtos
admin: